Sobre o blog

Este é um blog sobre o meu aprendizado com sabonetes e cosméticos naturais feitos à mão. A aventura já virou uma marca e os produtos podem ser adquiridos aqui.

As receitas que estão publicadas neste blog foram elaboradas por mim depois de muito estudo sobre o assunto e serve apenas como registro pessoal. Não recomendo que se faça em casa seguindo-as sem ter um conhecimento prévio sobre a produção de sabonetes, principalmente no que se refere ao uso do hidróxido de sódio (soda cáustica). Apesar de ser um tipo de sal, é um produto corrosivo que pode causar queimaduras e coisas bem piores dependendo de como é manuseado. Ao fazer uso do hidróxido de sódio, é necessário equipar-se de luvas de borracha, mangas compridas, calças compridas, máscara para proteger os olhos e máscara para proteger a boca para não inalar o vapor dela. A autora não se responsabiliza por danos causados pela execução de qualquer receita publicada no blog.

O processo que eu uso é o chamado cold process (processo a frio). O objetivo do blog não é ensinar a fazer sabonetes, por isso não coloco aqui o passo a passo desse processo. Existem inúmeros sites e livros que o fazem que podem ser consultados.

Os direitos autorais dos conteúdos e textos são baseados na regra do Creative Commons. As fotografias de minha autoria deste blog têm todos os direitos reservados. Caso queira utilizar algum texto, conteúdo ou imagem, entre em contato comigo através do email sachigs@gmail.com.

13/07/2010

Sachi

Anúncios

61 Respostas para “Sobre o blog

  1. O blog sobre Green Tea Infusion está bem interessante. Gostei muito do espírito da última frase: “É pra isso que servem os testes, não é?” Certíssimo.

  2. Olá!
    Gostei muito do seu blog: adorei o texto e as fotos! Amo sabonetes e trabalho com Aromaterapia, achei lindo os seus sabonetes! Se vc der curso de sabonete por favor, me avise.
    Outra coisinha: cupuaçu também é nativo da região norte, da região amazônica.
    Parabéns!
    beijo

    • Olá Silvia,
      muito obrigada pela visita e pelas palavras!
      Agradeço também pela informação sobre o cupuaçu. Que bom, agora vou poder chamar o meu sabonete de amazonico 🙂
      Estou estudando também aromaterapia, através de livros. Tenho um mundo ainda pra conhecer.
      Sim, claro, se um dia resolver dar um curso, te aviso.
      Volte sempre!
      bjs!

  3. Voce pode chama-los de AMAZING SOAP!!!

  4. olá adorei os seus sabonetes moro em portugal e a pouco tempo comecei a produzir sabonetes a frio mas gostaria de aperfeiçoa-los gostei da sua manteiga de manga será k podemos trocar ideías.e endereços onde eu possa fazer pedidos online mas sem mt custo tbm pois é eu faço maior uso do azeite por ser o mais barato aqui mas kero usar outros oléos e saber se suas essencias deixam um bom aroma pois nos meus fica pouco aroma devido a soda né … bom aguardo resposta bjs paula obrigada

    • Oi Paula! Obrigada pela visita e é claro que podemos trocar ideias. Blogs são para isso mesmo, né? Além dos sabonetes temos outra coisa em comum, eu também sou Garcia 🙂
      Olha, eu sugiro que coloque os óleos essenciais no final, no ponto do trace. E para 1kg de óleos, o ideal seria colocar de 3 a 5 colheres de chá de óleos essenciais para obter um aroma mais pronunciado (sem exageros). Depois de um mês de cura, aos poucos o aroma vai se perdendo, enquanto o sabonete está secando e ficando mais duro. Isso porque os óleos essenciais são de natureza volátil. Uns são mais e outros são menos. Os cítricos são os mais voláteis, pelo que percebi. O ideal é fazer uma mistura que junte óleos mais voláteis com os menos voláteis como os de madeira e resina. Eu recomendo o estudo da aromaterapia através de livros, para ter uma noção básica dos óleos essenciais vegetais. As essências artificiais, eu não uso, então não sei como funcionam, mas acho que duram mais.
      Quanto à manteiga de manga, eu não sei quem vende online para fora do Brasil… se eu encontrar algum site, eu te aviso. Mas acho que em Portugal também deve ter (importado). Se não tiver em Portugal, com certeza em algum site europeu, você encontra. Dá uma pesquisada.
      bjs e boa sorte! Volte sempre.

  5. Oi, Sachimi, não sei se você lembra de mim, mas já fui visitá-la no Japão! Fomos, Kazumi, Frank e eu apanhar você e Yumi na aula de equitação em um dia frio de janeiro. Ficamos hospedados em sua casa em Osaka. Linda. Seu Pai, infelizmente, estava no Brasil. Adorei a idéia dos soaps. Gostaria de um shampoo-soap adstringente para cabelos oleosos. Você fabrica algum?
    bjs Marta

    • Oi Marta, obrigada pela visita! É claro que eu me lembro de você. Sobre o shampoo bar para cabelos oleosos, eu não tenho ainda, infelizmente. Só tenho um super hidratante. Eu vou considerar pesquisar e produzir esse tipo de shampoo bar. Assim que conseguir, eu lhe aviso. Um grande beijo! Volte sempre 🙂

  6. Olá, muito interessante seu blog de sabonetes artezanais meus parabéns, sou estudante de gestão ambiental, e trabalho com uma comunidade de produtores de frutas, especificamente( Manga), e após a manga despolpada existe uma quantidade enorme de caroço que praticamente temos que descartar no lixo, lendo seus artigos de produção de sabonetes, uma das suas receitas utiliza manteiga de manga, seria possivel voce nos informar qual o processo de extração da manteiga,
    Atenciosamente.

    • Oi Edson, obrigada pela visita 🙂
      Sim, o caroço que vocês descartam, contem uma maravilhosa manteiga muito benéfica para a pele. Seria muito legal se vocês conseguirem retirar essa manteiga. Infelizmente, eu não conheço processo, mas acredito que seja por pressão, mas teria que ser com algum tipo de equipamento. Me desculpe, não vou poder ajudar, mas espero que você consiga pesquisar sobre o método. Gostaria muito de saber depois se conseguiu.

  7. Interessantissimo Sachimi!!! Vou acompanhar seu blog para ver as sinteses que encontrou.
    beijos
    Helio

  8. Zenilde F.F.Albuquerque

    Boa tarde! Trabalho com produtos de banho artesanal mais não gosto da qualidade dos sabonetes glicerindos e gostaria de trabalhar com o método cold Sinceramente os seus sabonetes são maravilhosos não me canso de admirá-los.Sei que você não oferece curso e sei tambem que há bastante pedido quero entrar nessa fila e torcendo para que você nos atenda ensinando a fazer essa maravilhas.Detalhe sou do Rio de Janeiro e assim que você decidir por dar o curso darei um jeito de ir. Sinceramente FELICIDADES E MUITO SUCESSO.

    • Olá Zenilde, muito obrigada pelas palavras e por acompanhar a minha jornada 🙂
      Te aviso quando a turma da aula se formar, ok?
      Te desejo sucesso também com os seus produtos!

  9. Prezado
    Vc poderia me indicar algum prof de cold aqui no RJ?
    Obrigada

  10. Amei seus produtos e sua iniciativa!
    Sou farmacêutica e trabalhei muito tempo com cosméticos, quando tinha uma farmácia de manipulação, mas logo abandonei essa vida, devido ao excesso de normas sanitárias, as quais destruiram o espírito artesanal dos cosméticos na farmácia de manipulação.
    Eu não produzia sabonetes em barra. Sempre achei complicado, difícil. Por isso minha admiração!
    Hoje estou no mundo acadêmico e seu site despertou uma grande saudade…
    Parabéns e sucesso!!!

  11. muito interessante teu trabalho ; gostaria de ficar mais em contato ; estou montando minha firma e em breve terei interesse em revender seus produtos ; usar seus produtos e aprender a fazer seus produtos ; o que vc acha disso ? visualize meu blog para conhecer meu trabalho ; tenha uma semana abençoada com saúde & $ucesso ; abraços fraterno .

  12. Olá, amei seus sabonetes, realmente maravilhosos, quase pude sentir o perfume devido a sua perfeita descrição, li todos os seus posts, parabéns mesmo, muito lindo, ecológico,perfeito. Eu faço sabão com óleo reciclado, à anos só uso ele para lavar louça e limpeza em geral da casa e panos de chão. Nunca gostei das bases de glicerina, o que vc faz sim é sabonete artesanal, não me canso de parabenizá-la.

  13. ola!
    descobri seu blog hoje, enquanto procurava descobrir o nome de um fruto que encontrei no quintal do predio. Era um Buckeye nuts, algo venenoso, pelo que fiz em leitura.
    Por outro lado, um dos goshos budistas favoritos fala em transformar veneno em remedio. E o “remedio” veio atraves da visita ao seu atelie virutal. Quantas delicadeza, carinho e cuidado com cada um dos detalhes dos seus sabonetes. Se fecho os olhos consigo imaginar a fragrância emanada por eles, envolta na espuma da gentileza.
    Moro na Alemanha ha 9 meses e adotei a filosofia do D.I.Y. no que concernem alimentos: faco macarrao caseiro, pao, croissants, geleias e iogurte natural. Tudo com produtos organicos, de pordutores locais.
    E seu lindo trabalho me inspirou a, quem sabe, fazer tambem sabonetes amorosos 🙂
    Vou buscar bons livros e, quem sabe… a passos de joaninha…
    Obrigada por compartilhar e desejo todas as alegrias e prosperidades com seu belo trabalho.

  14. Oi sachi! Sou amiga da sara kawasaki e ha tempos queria ter visto seus produtos. Enfim, foi essa semana e estou encantada! Quero comprar um kit de sabonete e oleo para um bebe que nasce nas proximas semanas. No entanto nao consigo entrar no site aqui pelo ipad e no meu trabalho as compras no pagseguro sao bloqueadas!! Alguma outra saida? Quando chegarem as novas levas de produto do ano quero fazer uma boa compra! Beijo, parabens e sucesso em 2012 e sempre!

  15. Muito lindo seu trabalho. E a responsabilidade social e ambiental nem se fala!! Eu também quero fazer parte disso e agir de forma eco-friendly no que conseguir. Hoje aprendi que a grande maioria dos cursos e modo de fazer passa longe do que possa ser chamado “natural”. Eu estou na fila, se um dia formares uma turma. Sou de Brasília e gostaria de aprender a fazer para consumo próprio e presentear, meio que um hobby. Sempre fui fascinada por essa alquimia. Meus parabéns. Muito sucesso pra ti! Abs.

  16. Ola, descobri seu blog a alguns dias, enquanto procurava Método para os meus sabonetes ficarem cheirosos, pois faço sabonetes (glicerinados) e sempre ficava matutando com faria para deixa-los mais cheirosos, foi que achei o seu blog e site e Confesso que fiquei apaxonanda deste a primeira vez que encontrei, agora se tornou um vicio, cada coisa mais interessante mais bonita e pelo jeito mais cheiroso que a outra.
    Adorei mesmo, tenho interesse para fazer o curso.
    Parabens pela simplicidade e delicadeza.
    Falo de Manaus-Am.

  17. Ola Sachi.
    Criei o meu blog também:
    http://ziepes.wordpress.com/
    Quando der, dê uma olhada!
    To começando, deve ser meio chato ver o início,
    mas é bom saber que estou fazendo uma coisa que gosto
    muito! Abraço.

    Leonardo Dourado.

  18. Olá!
    Gostei do seu blog. Está muito interessante.
    Gostaria que me ajudasse a saber onde posso comprar as formas de acrilico que usa.
    Obrigada

  19. Jorge Eriberto Lopes

    Legal seu blog, lhe pergunto, meus sabonetes que faço com oléos, cuja formulas usa calculadora para lye, mesmo de meses em processo de sabonificação, quando há muito umidade os mesmos acabam retendo, deixando cheio de gotículas e amolece a massa.
    Quando em uso em banho, o mesmo amolece com muita facilidade.
    Qualquer orientação, agradeço

    Jorge

    • Jorge, não vou conseguir teajudar, desculpe, pois isso depende muitos fatores… O calculo pode estar errado, a quantidade da água pode estar exagerada, a qualidade da soda pode não ser boa (pode não ser muito pura), etc., etc…

  20. Jorge Eriberto Lopes

    Muito obrigado de qualquer forma, única coisa que tenho certeza, que a calculadora que é um software é da associação americana de soap. Deve ser da soda então é a única que tenho aqui.
    Mas valeu, obrigado
    Jorge

  21. Olá Sashi, primeiramente parabéns pelo blog e pela sua arte com os sabontes! Estou apaixonada pela sua linha! Ainda não usei, mas estou com boas expectativas! Amo sabonetes artesanais! Só tenho uma duvida: qual a diferença entre os sabontes feitos com base glicerinada e os seus produzidos pela saponificação? Obrigada! Abraços

    • Olá Lauanda. A diferença é que o primeiro é feito com um ingrediente chamado base glicerinada, que você não sabe o que tem dentro (mas é certo que foi feito com algum tipo de óleo graxo, inclusive pode ser sebo animal, reagido com um agente alcalino que certamente é o hidróxido de sódio. fora isso, não se sabe o que mais tem), que você compra pronto. O meu sabonete é feito do zero, nenhum ingrediente é algo que vem misturado, pronto, produzido em outro local. A saponificação é feita por mim, fazendo com que os óleos graxos (unicamente vegetais) reajam com o hidróxido de sódio. A vantagem da saponificação feita do zero é que eu mesma escolho todos os ingredientes, possibilitando uma seleção rigorosa da materia-prima e sei exatamente o que tem dentro de cada sabonete. Do processo de reação ácidos graxos (óleos graxos) + agente alcalino (hidróxido de sódio), nascem dois elementos novos, o sabão e a glicerina. Isto é saponificação. A glicerina nasce do próprio processo de saponificação. Espero ter esclarecido 😉

  22. Esclareceu sim! Muito obrigada. Tenho usado sabonetes artesanais, mas agora penso que eles não sejam tão naturais assim…Hoje mesmo vou fazer minha compra para experimentar seus sabonetes!
    Obrigada!
    Abraços

  23. Parabéns pela criatividade, muito bom saber que podemos contar com mais uma opção de produtos naturais! Simplesmente adoro.

    Posso dar uma sugestão? Rsrs
    Porquê você não confecciona sabonetes para lavar os cabelos?

    • Olá Fernanda,
      quase todos os sabonetes da SACHI podem ser usados como shampoo sólido também. Os que não podem são os que contem argila e outros produtos esfoliantes como aveia, etc.

  24. Olá Sachi!
    Estou a tentar lançar meu negócio de sabão artesanal, mas encontrar formas está a ser complicado. Vi as suas no blog e já procurei na net para encomendar, mas lá não diz o peso de cada kit (forma, prato e placa para extrair). Será que me pode ajudar? É que não tenho possibilidade de ir ao Japão, tem mesmo de ser por encomenda.
    Já agora quais as dimensões das suas, é que encontrei vários tamanhos e ainda estou um pouco indecisa.

    Obrigada!
    🙂

  25. oi fiquei interesada no curso de sabonete de argirla como faso quero muito fazer este curso

  26. Olá tudo bem, minha namorada gostou muito daquele molde retangular com medidor, sabe onde posso encontrar para presenteá-la?
    Obrigado

  27. Sachi adorei o blog, gostaria de entrar em contacto com você tenho imensas perguntas que gostaria de colocar! Bjinho 🙂

  28. Olá Sachi. To adorando seu blog. Parabéns!
    Sou iniciante e já tentando uma formula pra sua versão do Açaí e Manteiga de Cacau. 🙂 Posso estar fazendo merda, por isso queria sua opinião se pode ser por aí. Vamos lá:
    · Óleo de Castanha – 180g
    · Manteiga de Cacau – 150g
    · Óleo de Babaçu – 90g
    · Óleo de Palma – 20g
    · Pó de Açaí – 6,5g
    · Água – 165g
    · Caústica – 63,5g

    Imagino rendimento de 600g de sabonete.

  29. Olá Sachi!
    Sou Fernanda e moro em Portugal.
    Gosto muito do seu blog e acho os seus sabonetes muito bonitos.
    Também faço sabonetes artesanais e
    achei muito interessantes os seus moldes em acrílico que comprou no Japão.
    Gostaria de saber se eles têm algum encaixe para se poderem desmontar no momento de desenformar o sabonete.
    Votos de felicidades e muito sucesso
    Fernanda

  30. Boa tarde, como posso fazer contato por telefone ?
    Fone: (18) 32714843

  31. Eu li uma entrevista com vc e li que vc aprendeu a arte da saboaria com 2 livros que trouxe do Japão. Queria muito saber quais são e se tem algum pra me indicar.
    Abraço

  32. Olá! Chamo-me Airam, amazonense e atualmente morando em Portugal. Estou interessada pelos seus produtos e gostaria de saber das possibilidades de revenda em Portugal. Aguardo retorno.
    Abraço!

    • Olá Airam, obrigada pela mensagem. No momento não tenho estrutura para fornecer para revenda. Estou trabalhando para num futuro próximo, conseguir isso. Assim que estivermos estruturados, noticiaremos por aqui.

  33. Alexandre Guttemberg Guimarães

    Boa tarde gostaria de saber como eu teria como comprar livros apostilas ou fazer curso dados por vocês para fabricação de sabonetes. Desde já Agradeço!

  34. Boa tarde!
    Estava pesquisando acerca de produtos com manteiga de cacau e fui atraída pelas belas fotos.
    Minha família faz doces caseiros com o cacau e outras frutas. E eu estava à procura de outras oportunidades com a manteiga do cacau. Fiquei encantada com seu blog e gostaria de aprender mais sobre a fabricação de sabonetes. Você dá cursos ou vende apostilas sobre o processo??

  35. Olá
    Tem algum curso programado para SP no 2o semestre de 2017 ?
    Gostaria de participar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s