Limpador de vidro caseiro, ecológico e seguro!

É a coisa mais fácil do mundo. Uma parte de água para uma parte de vinagre. Mais algumas gotas de óleo essencial de limão como opção, mas não é obrigatório. O vinagre pode ser qualquer um. Eu uso aquele bem baratinho mesmo, o vinagre branco de álcool. Aqui na minha região uma garrafa de 900ml você encontra por R$2,00.

20160310_170813

Coloca todos os ingredientes num borrifador com tampa spray e pronto! Você tem um limpador de vidro que funciona tão bem quanto aquele que custa três vezes mais e ainda tem uma enorme lista de ingredientes poluentes e causadores de doenças… e completamente desnecessários. (Caso opte por incluir o óleo essencial, agite bem antes de cada uso.)

Sabe o que a indústria de produtos de limpeza faz? Inventa um produto para limpar o vidro, outro para limpar o banheiro, outro para limpar o fogão, outro para limpar móveis de madeira, outro para limpar o chão, outro para limpar metais e mais um monte de outros para limpar cada parte da sua casa. E você acredita que cada um desses produtos realmente é especialista em limpar esses pedaços específicos da sua casa e compra a coleção toda. Enquanto na verdade todas essas coisas e muito mais, você faz com apenas um produto; o vinagre. Baratinho, ecológico (biodegradável), acessível (não tem um mercadinho que não venda vinagre, né?) e ainda seguro para crianças e animais domésticos.

Empoderar-se é isso também. Não ser refém. Mudar o mundo, só se for começando pelo nosso micro-sistema, micro-ambiente, que é a nossa casa e o nosso entorno mais próximo.

Anúncios

2 Respostas para “Limpador de vidro caseiro, ecológico e seguro!

  1. Oi Sachi! Estou com uma dúvida e será que você poderia me ajudar?
    Me aventurei em fazer sabonetes naturais e às vezes, arrisco alguns óleos essencias… Numa delas, coloquei óleo essencial de cravo, patchouli e ylan ylang. Qdo adicionei aos óleos base (ja´estava no ponto de traço), meu Deus…, começou a acelerar ainda mais o trace…Nem tive tempo de colocar nos moldes…Acredito que algum desse óleo acelere o trace. Como devo fazer nesse caso?

    • Olá Cristina, o ylang ylang acelera o trace um pouco. Cravo nunca usei em sabonetes então não posso dizer. Patchouli, eu sempre usei numa quantidade pequena e nunca acelerou. Agora, se travou a massa de uma forma que nem deu para colocar nos moldes, pode ser que algum desses óleos essenciais seja adulterado. Muitas essências artificiais travam a massa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s