Amaciante de roupas natural 2

Lembra do meu post sobre amaciante de roupas natural? Lá eu falava em usar o bicarbonato de sódio na lavagem e o vinagre com óleo essencial (opcional) no ciclo final como amaciante. Então, hoje encontrei essa matéria que sugere engarrafar todos esses ingredientes juntos e usar como amaciante. Achei interessante e vou tentar fazer. É bom que já deixa a mistura pronta e fica mais prático na hora do uso.

Dicas para a escolha do óleo essencial, que é opcional, pois só serve para deixar um cheirinho bom. Como sabemos que óleo essencial puro e verdadeiro não é barato e é também bastante volátil (portanto, o cheirinho bom não fica por muito tempo na roupa), eu sugiro que, se for usar, opte pelos mais acessíveis como os de limão (apesar deste ser um dos mais voláteis…), de eucalipto e de alecrim.

640px-Lavender02

Taken by fir0002 | flagstaffotos.com.au Fir0002/Flagstaffotos GFDL1.2

Todo mundo ama o aroma de lavanda nas roupas, mas dá um pouco de dó usar um óleo essencial de lavanda verdadeira para esse fim. Mas felizmente existe o lavandim, que tem um preço mais amigo e é bem parecido. Para o seu amaciante de roupas caseiro e natural não ficar mais caro que o industrial, pois a ideia é não só deixar de usar produtos químicos mas também economizar dinheiro, em vez de gastar as 20 gotas da receita só com lavandim, você pode fazer uma mistura de lavandim com um mais barato, o limão ou o eucalipto, por exemplo. Lembre-se que o limão é extremamente volátil, portanto, pode aumentar um pouco a quantidade em relação ao lavandim.

Agora, se quiser um aroma mais duradouro, faça uma mistura com algum óleo essencial de nota base, que é muito menos volátil e segura os outros óleos. Alguns exemplos são; cedro, patchouli, vetiver, sândalo amyris (jamais sugeriria de usar o sândalo verdadeiro para esse uso! 😀 ), cravo (com muita parcimônia!) e breu (preto ou branco, tanto faz). Lembre-se de usar em menor proporção esses óleos.

Depois conto aqui como foi ;-).

Anúncios

2 Respostas para “Amaciante de roupas natural 2

  1. Que legal eu adorei essa dica, não sabia nem que dava pra fazer amaciante em casa ! Beijos Maite

    http://maiteaissa.com/ – vem dar uma olhadinha no blog , porque tem post novo !

  2. Estava esperando mais um post sobre o amanciante, vou testar também =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s