sabonete Andiroba Citrus

No post anterior, eu expliquei como a minha vida estava recheada de assuntos diversos e que voltarei a postar com mais frequência, mas não necessariamente só sobre sabonetes.

Mas hoje vai um pequeno post sobre a minha última produção, o sabonete Andirobra Citrus. Esse é um dos meus favoritos!

A produção sempre começa com a confecção do aroma, ou seja, misturar os óleos essenciais e criar uma sinergia, como é chamada na Aromaterapia. É uma das partes mais interessantes de se fazer, pois a partir de dois ou três óleos essenciais diferentes, é possível criar um aroma totalmente novo e singular. Pode resultar em algo fantástico, mas se houver algum desequilíbrio ou falta de afinidade entre um óleo essencial e outro, pode vir a ser um desastre!

Aqui, é uma sinergia de limão tahiti, laranja doce e ho wood. Eu, particularmente, gosto muito e acho que a madeira, além de servir como fixador, aprofunda os cítricos, que tendem a ter uma leveza um pouco excessiva.

sinergia de óleos essenciais

sinergia de óleos essenciais

Este é o óleo de andiroba que acabou de chegar do Pará. É um óleo com uma textura bem viscosa, densa.

óleo de andiroba

óleo de andiroba

E estas são as cascas de laranja. Lindas né? Elas enfeitam o sabonete e também servem como um exfoliante ativador da circulação.

cascas de laranja

cascas de laranja

Abaixo são todos os óleos derretidos, misturados e na temperatura certa para iniciar a saponificação. Além do óleo de andiroba, contem óleo de palma, óleo de palmiste e manteiga de cupuaçu. É um sabonete ultra hidratante e cremoso.

Image

No final, entram os óleos essenciais e as cascas de laranja.

Image

Já nos moldes.

Image

Image

36 horas depois, são desenformados e cortados em barras.

Image

Image

Image

Image

As barras ficam no escuro durante 4 semanas antes de serem embaladas. Esse lote foi feito no dia 15/04.

13 Respostas para “sabonete Andiroba Citrus

  1. Interessante. E os sabonetinhos ficam bonitos, com uma cor bonita.

  2. Tenho disponivel óleo de andiroba e manteiga de cupuaçu direto para comercialização direto da nossa industria em Santarem/PA, aguardo contato

  3. Gostaria de experimentar fazer essa receita e queria saber onde vc compra essas formas transparentes que vc põe a barra de sabonete e pq eles tem que ficar 4 semanas para ser embalados

    • As formas de acrílico eu compro no Japão. As 4 semanas de cura são para o sabão completar o seu processo de saponificação, soltar umidade para endurecer mais e abaixar o pH.

  4. Sachi, boa tarde! Parabéns pelos seu trabalho. Estou com uma dúvida com relação a este sabão de casca de laranja. Dizem que casca e óleos essenciais de frutas cítricas (laranja, limão) não são muito recomendados para utilizar, pois mancham a pele, quando em contato com o sol. Isso é verdade ou mito? Abraços.

  5. Olá Sachi, tudo bem?
    Adorei sua receita. Pode me fornecer endereço para eu comprar esses materiais e principalmente essas formas transparentes?

    Abraço

  6. Sachi, Deus abençoe, lindo seu trabalho.Gostaria do endereço para comprar os óleos, esses materiais e principalmente essas formas transparentes? Eu faço óleo de coco da praia extra virgem artesanal e já faço sabão caseiro e fiz um sabonete aqui só com óleo de coco.Obrigada.

  7. Sachi,Gostaria do endereço para comprar esses materiais, os óleos e essas formas transparentes.

Deixe um comentário

