soap # 42 Geléia Real • 3

Finalmente consigo postar sobre a produção do dia! O sabonete escolhido foi o Geléia Real, que uma amiga já vem pedindo há meses para produzir. Mudei pouca coisa da receita original, troquei o óleo de côco babaçu pelo de côco palmiste e o óleo essencial de pau rosa pelo ho wood.

Esse sabonete é feito com um composto de mel com geléia real. No post do primeiro lote pode ser lido mais detalhes sobre esse alimento da abelha rainha e seus benefícios.

composto de mel com geléia real

a manteiga de cacau dá dureza ao sabonete e ao mesmo tempo deixa a espuma cremosa

todos os óleos e manteiga derretidos, misturados e na temperatura certa para iniciar a saponificação

aqui a massa já atingiu o seu ponto de “trace” e recebeu o mel e o óleo essencial

a massa do sabonete já nos moldes…

…pronta para descansar na caixa de isopor no escuro e quentinho, durante no mínimo 24 horas

Produção: 25/07/2012

Liberado para uso: 22/08/2012

Ingredientes

  1. azeite de oliva extravirgem
  2. óleo de palmiste orgânico
  3. óleo de palma orgânico
  4. manteiga de cacau
  5. composto de mel com geléia real orgânico
  6. água desmineralizada
  7. NaOH
  8. OE ho wood

Não vejo a hora de desenformar esses blocos de sabonete, por causa de seu cheiro doce e amadeirado que vou sentir! Adoro fazer sabonete com mel por isso, fica um cheiro de caramelo irresistível por todo o ambiente.

20 Respostas para “soap # 42 Geléia Real • 3

  1. Boa noite, Sachi! Estou apaixonada e viciada no teu blog! Também sou saboeira e estou tendo muita dificuldade em encontrar óleos amazônicos prensados a frio, orgânicos e sustentáveis, como os seus. Pode me passar o contato do teu fornecedor, por favor? Muito Obrigada.

  2. Puxa vida,não sei se comemoro ou fico triste! Eu tenho vontade de experimentar esse sabonete desde que conheci o blog, porque sempre usamos produtos apícolas aqui em casa, mas pelas minhas contas, quando eu fizer minha próxima compra ele ainda não vai estar disponível e na seguinte já deve ter acabado!

  3. Bom dia Sachi…gostei muito do seu site e das idéias criativa que você coloca..Por favor me diga onde compro os óleos.Agradecida. Delair

  4. Boa noite!
    Há algum lugar para compra de seus produtos em São Paulo?
    no aguardo.

      • Sachi, querida, porque vc insiste em não responder a quem te pede ajuda simplesmente compartilhando informações sobre onde encontrar matéria prima de qualidade? Eu moro no interior de Santa Catarina e aqui até encontrar soda acima de 50% é difícil… e na internet estou há mais de 2 semanas buscando sem sucesso um fornecedor como vc descreve ser ideal. Me senti tão incrivelmente inspirada por tua trajetória de sucesso e tudo o que queria era fazer sabonetes dessa qualidade pra minha família que é enorme… Não quero tuas receitas, não quero teus clientes, só quero tua ajuda… Mas se vc prefere não partilhar teus contatos, já me avisa por favor que aí não tenho o trabalho de todos os dias entrar aqui na esperança de encontrar uma resposta que não vai chegar.
        Com muito respeito, agradeço tudo o que vc me ensinou através do teu blog. Abraço.

      • insistir?? não estou entendendo, mas em todo caso, os fornecedores de óleos amazônicos que conheço são Amazon Oil, Naturais da Amazônia e Amazônia em Gotas. Mas tudo isso eu consegui pesquisando na web, acredito que vc também possa fazer o mesmo. boa sorte.

  5. Oi Sachi! Estou adorando seu blog! Ja li desde o comecinho! Voce me inspirou! Achei bem legal sua visao sobre sabonetes naturais sem conservantes quimicos ou essencias artificiais. Quero ver se consigo trazer oleos da Amazonia aqui para os EUA (onde eu moro), vamos ver se da certo! Ainda nao encontrei um fornecedor de oleos essencias por aqui. Meus sabonetes estao com aromas bem suaves…. suaves ate demais! Se tiver um tempinho, da uma olhada no meu blog? Ainda estou engatinhando no processo! Nao tenho quase nada postado… mas adoraria sua opiniao! Se tiver tempo claro, imagino a correria que a sua vida deve estar! Seu trabalho ta lindo! Obrigada por compartilhar!
    Bjos!
    PS: sobre seu sabonete de cafe, se vc passar o cafe varias vezes com a mesma agua (e usar como liquido para dissolver a soda), o aroma fica mais acentuado e a cor mais escura, porem demora mais para endurecer devido a acidez do cafe! (minha unica dica pela minha pouca experiencia 🙂

  6. Olá Sachi, sobre essas forma de acrílico que você usa, posso compra-lãs em algum site aqui no Brasil? Agradecido.

  7. Descobri que as formas só podem ser adquiridas no Japão mesmo….

  8. Maria de Jesus Tavares

    Olá gostaria que me explicasse o que é o composto NaOH. Sou de portugal enão consigo decifrar esta sigla.
    Obrigado pela atenção e muito sussesso para seus sabonetes!
    Beijos! Jesus

  9. Sachi você está de parabéns!!!
    Gostaria de saber qual componente é que promove a espuma? E a sua opinião sobre os sabonetes que utilizam glicerina em vez do NaOH.

    Obrigada!!

    • Olá Laysa, o que promove a espuma é o próprio sabão. Os ácidos graxos (óleos) reagem com o NaOH, que é alcalino, e ocorre uma reação química chamada saponificação. A partir daí, não existe mais nem óleo nem NaOH. Nasce um terceiro produto, que é o sabão, e um subproduto desse nascimento, que é a glicerina. Porém, dependendo do cálculo que você fizer da quantidade de NaOH, pode fazer sobrar um pouco de óleo, para que o sabonete fique mais hidratante.
      A glicerina, que se compra pronta, É feita dessa maneira, com NaOH. Então, as pessoas que compram glicerina pronta achando que estão fazendo sabonete sem NaOH, não sabem o que estão utilizando. Essa glicerina pronta é feita com ácidos graxos + NaOH. O problema é que não sabemos o que mais tem nessa glicerina já pronta. Que tipo de ácidos graxos foram usados? Pode muito bem ser sebo animal. O que é muito comum, a não ser que esteja especificado glicerina vegetal. Caso contrário, é quase certo que seja sebo animal. Mas mesmo sendo glicerina vegetal, que óleo vegetal foi usado? Eu prefiro eu mesma escolher a materia prima a partir do zero e não comprar nenhum ingrediente já pronto. Assim eu sei exatamente o que há dentro do meu sabonete.

Deixe um comentário

