soap #43 Andiroba Citrus BIO • 3

Acabo de desenformar um lote de 3.6kg de óleos (o que dá aproximadamente 5kg de sabonetes) do sabonete Andiroba Citrus BIO, um dos meus favoritos. Ele tem um aroma muito, muito agradável. Além do cítrico do limão e da laranja, o aroma da manteiga de cupuaçu, que parece de chocolate branco, aparece no fundo, bem marcante. Aliás, um dos aspectos mais agradáveis desse trabalho de produzir sabonetes é poder sentir esses aromas todos!

O óleo de andiroba é assim, semi-sólido. Esse em particular estava bem mais para sólido do que para líquido. Dependendo do produtor, safra, etc., ele é mais ou menos líquido. Essa que é a graça dos óleos não refinados, apenas prensados a frio; as características mudam de acordo com vários fatores.

A manteiga de cupuaçu, uma preciosidade para a pele. É uma das manteigas vegetais mais hidratantes e emolientes que existem. Sem falar do cheiro delicioso. Sabiam que o cupuaçu é primo do cacau? Por isso que tem esse cheiro de chocolate branco 😀 Aprendi isso quando fui fazer a minha viagem à Ilhéus em busca do cacau perfeito.

E o mix de casca de laranja e de limão.

Aqui são todos os óleos devidamente derretidos e na temperatura certa para receberem a lixívia.

A fragrância desse sabonete é criada com uma sinergia de óleos essenciais de limão tahiti, laranja e ho wood. A quantidade de óleos essenciais cítricos tem que ser bem maior do que os outros, pois são muito voláteis. Aqui foram usados, no total, 160ml de óleos essenciais.

Os óleos já saponificados. Parece um pudim 🙂 A massa desse sabonete engrossa bem rapidamente, por causa do óleo de andiroba. Não precisa nem usar o mixer elétrico.

Adicionando a casca dos cítricos.

A massa já nos moldes.

Adoro os pontinhos que a casca dos cítricos desenham na massa 🙂

Os moldes ficam durante no mínimo 24 horas dentro da caixa de isopor, no escuro e quentinho, completando o processo de saponificação.

Aproximadamente 30 horas depois, desenformei os blocos e cortei em barras.

As barras cortadas ficam agora nas gavetas de rede, no escuro, secando e maturando durante 4 semanas para só então serem embaladas.

É uma satisfação ver esses sabonetes tão cheirosos e tão gostosos ficando prontos! Um processo lento, mas que certamente vale a pena.

Esse sabonete ficará disponível na loja online da SACHI depois do dia 12 de abril 😉

Produção: 15/03/2012

Liberados para uso: 12/04/2012

Anúncios

2 Respostas para “soap #43 Andiroba Citrus BIO • 3

  1. O máximo esses moldes em acrílico. São importados?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s