soap #6 Erva-doce • 2

Estou super em falta com o meu querido blog! Me dei conta de que o último post foi sobre um sabonete que fiz em junho!! E já estamos entrando no mês de novembro! Todo ano é a mesma coisa, mas como passa rápido! Vou tentar aos poucos tirar o atraso.

Fiz um segundo lote de um sabonete que tinha feito lá no comecinho, o Erva-doce.

Fiz um óleo infuso com sementes de erva-doce no azeite de oliva extravirgem, que ficou macerando durante meses. Esse azeite foi coado e usado para fazer esse sabonete.

O aroma que as sementes transfere para o óleo não é o suficiente para aromatizar o sabonete, pois é sutil demais. Por isso, acrescentei uma sinergia de óleos essenciais de erva-doce, laranja doce e palmarosa, uma combinação que ficou realmente muito boa. É uma mistura herbal, floral e de fruta. Perfeita!

Produção: 30/06/2011

Liberado para uso: 28/07/2011

Ingredientes

  1. azeite de oliva extravirgem macerado com sementes de erva-doce
  2. óleo de palma orgânico
  3. óleo de palmiste orgânico
  4. óleo de rícino
  5. manteiga de cacau
  6. água desmineralizada
  7. NaOH
  8. OE erva-doce
  9. OE laranja doce
  10. OE palmarosa
  11. sementes de erva-doce
  12. GSE (extrato de semente de grapefruit)

Esse sabonete já esgotou… e ainda não fiz um novo lote dele, apesar do seu sucesso, mas em breve farei!

14 Respostas para “soap #6 Erva-doce • 2

  1. oi Sachi ! faz tempo que vc usa o GSE ? tem tido bom resultado ? faz algum teste em lab para ver se funciona como antioxidante ? guardou alguma barra para controle ? iiihhhh quanta pergunta, neh…….rsrsrsrs…..mas é que toda a literatura que tenho sobre ele não dá uma certeza sobre o uso…..bjs,
    beth

    • Oi Beth, eu só estou usando o GSE porque a oleoresina de alecrim está difícil de comprar… esse foi o primeiro sabonete que fiz com GSE, mas não guardei. Guardei uma barra da que eu fiz há 3 meses e está segurando bem por enquanto. Não fiz teste em lab. É um antioxidante recomendado pelo livro THE SOAPMAKER’S COMPANION. Mas eu só tenho usado em sabonetes bem claros. Nos outros, com alguma corzinha, eu tenho usado o CO2 de alecrim. O CO2 deixa a massa com uma cor um pouco avermelhada, por isso que tenho feito essa distinção.
      bjs!

  2. Quando estiver a venda entra em contato….
    Tens experiencia com o pracaxi para uso nos cabelos ou no corpo???
    Beijos,boas vendas!

  3. Boa tarde, Sachi.
    Estou a escrever de Portugal. Tenho uma produção de azeite e quero aproveitar algum do azeite de sobra para fazer sabonetes. Quero experimentar para oferecer no Natal. Acontece que ainda não percebi se o azeite de oliva pode ser usado como gordura principal dos sabonetes ou se devo usar outras gorduras. Queria pedir a sua ajuda na feitura de uma base para os sabonetes. Reparei que usa óleo de palma e de palmiste e, às vezes, manteiga de cacau. Aconselha-me a usar todos esses ingredientes junto com o azeite? Outra questão tem a ver com as proporções. Por exemplo, se numa base usar óleo de coco, de amêndoas doces, azeite de oliva e manteiga de cacau, qual a percentagem de cada um? Ou são ingredientes a mais para uma base? Gostava muito que me ajudasse. Desde já peço desculpa pelo incómodo e obrigada pela ajuda que me puer dar.

    • Boa tarde, Isabel. Dá para fazer só com azeite, mas resultará num sabonete mole, com pouca espuma e que derrete muito facilmente no banho. Para que fique bom, teria que faze-lo sem desconto de NaOH e deixar maturando durante muito tempo, 1 ano seria o ideal. Em compensação, ficaria um sabonete fantástico, muito suave para a pele. Misturando outros óleos sólidos como o de palma, você consegue dureza. O palmiste ou óleo de coco, fornece espuma e poder de lavagem. Manteiga de cacau fornece dureza e emoliência. Cada óleo tem características diferentes a fornecer para o sabonete. As proporções desses ingredientes vão depender do resultado que você busca. Para se chegar a um cálculo, você terá que estudar um pouco a respeito do processo de produção de sabão, as funções de cada óleo, os ingredientes a mais que vc poderá adicionar (ex.: mel, ervas, leite, óleos essenciais, etc.). Existem vários livros a respeito. Se vc tiver facilidade com o inglês, o “THE SOAP MAKER’S COMPANION” é um bom livro: http://www.amazon.com/Soapmakers-Companion-Comprehensive-Techniques-Know-How/dp/0882669656 Você sendo produtora de azeites, é uma excelente ideia aproveitar as sobras do azeite para produzir sabonetes. O azeite de oliva é dos melhores óleos para esse fim. A produção de sabonetes artesanais demanda boas doses de estudo, pesquisa, experimentações, intuição e paixão. Não desista, mesmo que você não consiga o melhor resultado nos primeiros lotes, pois experimentar e errar é que leva à perfeição. Boa sorte!

      • Muito obrigada, Sachi!
        Já agora, proveito para lhe dizer que tenho feito várias pesquisas e o seu blog é do melhor que há na área. Parabéns e, mais uma vez, muito obrigada!

  4. OH Sachi, lendo esses comentarios aqui a cima so me faz pensar uma coisa…
    Voce merece todo esse sucesso e muito mais com seus produtos.
    Tudo de bom!!!

  5. Boa noite, Sachi!
    Fiz hoje a minha primeira experiência de sabonete e, como era de esperar não correu lá muito bem. O primeiro que fiz ficou muito, muito grosso, pelo que achei que teve demasiado lume. Estava à espera do ponto “trace” e acho que tive com a panela demasiado tempo no lume. Pedia a sua ajuda numa questão: em que altura é que eu desligo o fogão? Quando os óleos atingem os 45º, eu devo retirar a panela do lume? É que, depois de atingir os 45º e ter acrescentado a água com a soda, eu mantive a panela no fogão, a ferver e a engrossar. Foi então que ele ficou muito grosso e granulado.
    Se me pudesse responder, agradecia imenso. Muito obrigada mais uma vez.

  6. Olá Sachi! Muito bom ver trabalhos assim bonitos e partilhados! São um mimo!! Sou de Portugal e gostava de experimentar fazer sabão com azeite, mas cá não temos óleo de palma ou palmite, só temos rícino. Sabe qual a alternativa a estes óleos? Agradeço-lhe muito a sua ajuda para esta resposta. Muito obrigada, Filipa Falcão

    • A alternativa para o óleo de palma, eu não conheço nada além de sebo de animal, mas não é uma alternativa para mim, nem para ninguém que queira um sabonete vegetal. Mas eu acredito que vc consiga óleo de palma importado… O óleo de palmiste pode ser substituído por qualquer tipo de óleo de coco. Boa sorte!

  7. Obrigada Sachi pela dica 🙂

Deixe um comentário

