soap #42 Geléia Real • 2

Fiz o segundo lote do sabonete Geléia Real, que tinha sido um sucesso total. Nada mudei na receita, deixei igualzinho ao primeiro lote (vale a pena ler o post que fala sobre a geléia real, o mel e seus benefícios).

Essa foto de cima é o composto de mel com geléia real.

A massa fica com esses pontinhos mais escuros, que é o mel.

A massa tem essa cor bem clarinha no momento da produção, mas depois de ficar de 24 a 36 horas no escuro e no quentinho, fica bem mais escura, bem cor de mel.

O aroma desse sabonete é indescritível, nessas horas eu sempre penso que deveriam inventar algo para podermos reproduzir os aromas no computador e transmitir via internet. Parece caramelo, mas é mais sofisticado, é um doce amadeirado e muito fino. Não, não dá mesmo pra descrever 😀

Produção: 19/06/2011

Liberado para uso: 17/07/2011

Ingredientes

  1. azeite de oliva
  2. óleo de babaçu orgânico
  3. óleo de palma orgânico e kosher
  4. manteiga de cacau
  5. composto de mel com geléia real orgânico
  6. água desmineralizada
  7. NaOH
  8. OE pau rosa
  9. oleoresina de alecrim

Infelizmente, esse sabonete já esgotou. Aguarde a próxima “fornada”!

7 Respostas para “soap #42 Geléia Real • 2

  1. Cileine Pilar Bom Tempo de Almeida

    Sachi!

    Sou uma grande admiradora do seu trabalho. É encantador.
    Meu nome é Cileine Pilar Bom Tempo de Almeida, sou farmacêutica voltada para o ramo de alimentos e bebidas. Moro no Riacho Grande em SBC – SP e não sei se conhece esta região, mas é considerada zona de Mata Atlântica…construimos uma casa e estou montando meu laboratório, sem compromissos….por puro prazer.
    Há muito tempo acompanho seu blog, que sinceramente me encanta pelo fato do seu critério e conhecimentos.
    Fiz meu primeiro lote de sabonetes….e gostaria de saber se poderiamos compartilhar experiências….
    Há uma técnica de Oven Hot Process que gostaria de aplicar…..qual sua opinião sobre esta técnica!?

    Um enorme abraço,
    Cileine

    • Olá Cileine, obrigada pela visita e pelo comentário!
      O Hot Process é um ótimo método. Eu, particularmente prefiro o cold por manter a temperatura dos óleos vegetais baixa, preservando assim as suas qualidades. Mas por outro lado, o hot process preserva melhor os óleos essenciais, já que são acrescentados depois de ocorrer a saponificação. O que prefiro no cold, também, é o fato de a massa ficar mais uniforme. No caso do hot, o formato do sabonete fica irregular, o que é um charme também, mas acho que prefiro que fiquem retinhos.
      Vamos sim compartilhar experiências! Como ficou o seu primeiro lote? Vc fez no hot process?
      bjs
      Sachi

  2. Cileine Pilar Bom Temp de Almeida

    Puxa, Sachi! Obrigada pelo retorno!
    Não fiz ainda o Hot Process, estou com receio justamente por conta do aquecimento dos óleos vegetais 😦 fora a questão da uniformidade, pois não quero gastar matéria-prima sem saber como vai ficar. Me sinto mais segura e também aprecio mais o cold. Dá uma ansiedade boa, rs….acho que a melhor expressão é emoção, por conta do tempo de cura!
    Meu primeiro lote está maturando, fiz no dia 19 de Janeiro um sabonete de que tem Manteiga de Karité como superffating, vitamina E oleosa e oleoresina de alecrim como conservantes e antioxidantes e sementes de linhaça para esfoliar…..o aroma é de Lemongrass! Medi o pH por curiosidade…está no valor de 10. O segundo lote fiz ontem…na base utilizei óleo de macadâmia e no supperfatting, manteiga de cacau e mel com geléia real…..e aroma (neste caso essência para cold process) de mel, finalizando com aveia para esfoliar…..o cheirinho ficou irresistível.
    Vi que comercializa produtos lazlo! Se precisar de alguma matéria prima posso entrar em contato com vocÊ? Minha Vit. E oleosa está acabando e minha óleoresina de alecrim, tb :(….fora o óleo de côco…..Queria começar a utilizar só produtos orgânicos…..
    Comprei um balde de 15Kg de palma da Agropalma…..mas acho que não vou conseguir usar tudo! Se souber de alguém que precise, por favor me avise pois posso compartilhar!

    Um grande beijo e parabéns novamente pelo sucesso!
    Cileine

  3. Cileine Pilar Bom Tempo de Almeida

    Sachi, tudo bem?
    Gostaria de pedir-lhe uma ajuda….mas sinta-se muito a vontade em não responder…..
    Vi que seus moldes são japoneses. Tenho uma empresa parceira que me fornece artefatos em acrílico e quero fazer o projeto de um molde para meus sabonetes.
    Tens uma idéia de dimensional de um molde para uma barra de 1kg?
    Muito obrigada desde já!!
    Um abraço,
    Cileine

  4. 8.5 (largura) x 25.5 (comprimento) x 8.5 (altura) cm é a medida de um molde de madeira que eu usava para fazer lotes de 1kg. Mas é 1kg de óleos e não 1kg de massa.
    bjs!

Deixe um comentário

