soap #2 Amazon Mix • 5

Esse já é o quinto lote do Amazon Mix, um sabonete que eu adoro. Foi o segundo sabonete que criei na minha vida. Queria, porque queria, fazer um sabonete “amazônico”, com ingredientes muito nutritivos e benéficos para a pele. O açaí, já falei aqui muitas vezes, é um super antioxidante. Eu uso o açaí liofilizado (em pó) nos sabonetes.

açaí em pó

A manteiga de cacau é emoliente para a pele e deixa o sabonete duro e isso faz com que ele dure mais durante o seu uso no banho. Ela também faz com que o sabonete produza uma espuma bem cremosa.

manteiga de cacau

O óleo de castanha-do-pará é um luxo de óleo. Costumo dizer que é o nosso óleo de amêndoa doce. Ele é a estrela desse sabonete, junto com o açaí. Ele tem propriedades anti-radicais livres, contem vitaminas A e E e é hidratante.

Dessa vez, mudei um pouquinho a fragrância. Substituí a sálvia esclareia pelo cumaru, também conhecido como fava tonka, bem mais amazônico. O cumaru é uma semente aromática muito usada na culinária. A primeira vez que eu tomei conhecimento dessa especiaria foi com um chef de cozinha português que veio dar uma palestra e um jantar num evento no Senac, onde estudei gastronomia. Eu tive a honra de ser seu ajudante nesse evento e ele me mostrou a fava tonka (é assim que ele a chamava). Quando eu disse que não conhecia aquela especiaria, ele respondeu, “mas como vocês não conhecem os vossos riquíssimos ingredientes?!” Está certo que o Brasil é imenso e muito vasto, mas senti um pouco de vergonha porque nós realmente conhecemos muito pouco dos nossos próprios produtos.

óleo essencial de cumaru

O óleo essencial do cumaru entrou como nota base da fragrância desse sabonete. É um ótimo fixador e tem um aroma suave e doce muito, muito agradável. Algumas pessoas o comparam com a baunilha, mas são aromas bem diferentes. Os outros óleos essenciais são os mesmos de sempre, capim-limão e hortelã-pimenta. Muito refrescante, essa combinação e acho que combina muito bem com a imagem da Amazônia.

sinergia de óleos essenciais de cumaru, capim-limão e hortelã-pimenta

O açaí em pó nunca se dilui totalmente na massa do sabonete, ele fica agrupado em pontinhos grossos.

Produção: 17/05/2011

Liberado para uso: 15/06/2011

Ingredientes

  1. óleo de castanha-do-pará orgânico
  2. manteiga de cacau
  3. óleo de palmiste orgânico
  4. óleo de palma orgânico e kosher
  5. água desmineralizada
  6. NaOH
  7. açaí liofilizado
  8. CO2 alecrim

Este sabonete já passou pelo seu período de maturação e pode ser adquirido aqui (se ele não estiver mais na lista de sabonetes da loja quando você entrar na página, é porque já esgotou; aguarde a próxima leva!).

4 Respostas para “soap #2 Amazon Mix • 5

  1. Sachi, aproveito que acabei de mandar um e-mail sobre produto para também deixar um post caprichado no seu blog. Devo dizer que seus sabonetes são impecáveis. As peças que comprei há um tempo foram extremamente duráveis, o perfume na medida certa, cheio de nuances e presente de forma sutil, como deve ser. Para mim, seus produtos são exemplo da mais rara forma de sofisticação: a simplicidade.
    Todo o cuidado e energia empregados por você permaneceram mesmo após o fim de cada barra, o que, sem exagero, desejava não chegar.
    Continue com esse trabalho que, acima de tudo, ajuda a fortalecer um pouco mais o respeito e a consciência que devemos buscar, de forma a evoluirmos de fato. Boa sorte nessa busca e muito sucesso.

  2. Ola Sachi

    Eu sou original da Bahia, hoje moro na Carolina do Norte. Eu estava procurando por sites brasileiros com receitas p/ cold process e achei o seu, adorei a receita do amazon mix. Voce pode fornecer ? eu gostaria de tentar fazer aqui. Obrigada.

  3. Ohhhhh eu nem vi !!!! Muito legal, eu vou precisar mudar umas coisas pq nao acho tudo por aqui. Uma sugestao p/ seu proximo sabonete, faz algo com guarana. O guarana eh um produto brasileiro tb e super energizante. Grande abraco, parabens pelo blog.

Deixe um comentário

