soap #13 Aveia & Mel Orgânico

Esse já é o sexto lote do sabonete que já virou um clássico da SACHI, o Aveia & Mel Biodinâmico. Só que dessa vez eu não consegui encontrar o mel biodinâmico que eu sempre uso, o malva preta da Fazenda Tamanduá. Então fiz com o mel Alvorada da Estância Demétria, que trabalha com agricultura biodinâmica também, mas como no rótulo do mel só vem escrito que é orgânico, dessa vez esse sabonete recebeu o nome de Aveia & Mel Orgânico.

A aveia no sabonete é um ótimo esfoliante. Ela faz uma suave massagem, ativa a circulação e remove as células mortas, sem aquela sensação áspera de alguns outros esfoliantes.

Quem tem preconceito contra esse cereal na alimentação achando que parece com comida de passarinho, como eu mesma até pouco tempo atrás, deveria rever os seus conceitos. A aveia contem uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol e a pressão arterial e a controlar o diabetes. Além disso, seus nutrientes são muitos; manganésio, cálcio, ferro, potássio, sódio, magnésio, fósforo, selênio e zinco, além das vitaminas dos grupos B e E, proteínas e fibra. Dizem que o importante é ingerir com regularidade, umas 2 colheres de sopa por dia. Eu tenho tomado o meu yogurt matinal com aveia e mel, fica muito gostoso. A aveia sozinha não tem graça, mas misturando com frutas, yogurt, no bolo, etc., fica ótimo!

Bom, voltando ao sabonete, o mel é um hidratante natural e um leve bactericida. Faz com que esse seja um sabonete facial ideal para peles secas. É claro que não precisa se limitar ao rosto, pode ser usado no corpo todo, principalmente nessa época de frio que deixa a pele bem seca. A esfoliação da aveia com o mel deixa a pele super macia! Já disse aqui algumas vezes, mas esse ainda continua um dos maiores hits da SACHI, junto com o Sal Rosa do Himalaia.

Esses são os óleos moles que uso e a fragrância é uma sinergia de óleos essenciais de bergamota, gerânio e lavanda.

Produção: 15/04/2011

Liberado para uso: 13/05/2011

Ingredientes

  1. azeite de oliva extra virgem
  2. óleo de arroz
  3. óleo de palma orgânico & kosher
  4. óleo de palmiste orgânico
  5. aveia
  6. mel orgânico
  7. água desmineralizada
  8. NaOH
  9. OE bergamota
  10. OE gerânio
  11. OE lavanda

É sempre extremamente prazeroso o momento de desenformar esse sabonete, porque ele exala um cheiro absurdamente doce e maravilhoso do mel misturado com os óleos essenciais! Dá vontade de ficar ali sentindo eternamente aquele aroma.

Esse sabonete já passou pelo seu tempo de 4 semanas de cura, mas como é muito popular, esgotou rapidamente como sempre. Aguardem o próximo lote!

7 Respostas para “soap #13 Aveia & Mel Orgânico

  1. Muito legal o seu trabalho! Mas tenho uma dúvida: precisa ter algum profissional da área química, ou mesmo um farmacêutico se responsabilizando pelos sabonetes para poder comercializá – los?
    Sucesso!

  2. bom dia sachi adorei suas receitas andei pesquisando aqui e ali vi muitas receitas boas,para sabonetes,com glicerina,a cada receita fico maravilhado,por isso tenho pesquisado tenho feito um acervo vou tentar procurar saber mais sobre,o sabonete artezanal feito a mao,gostei muito sobre o assunto,andei lendo uma de suas aventuras como, chefe em gastronomia e depois vce foi fabricar sabonetes em barra ,vce podeirio me endicar,algum livro no mercado para fabricaçao de sabao com glicerina etambem um livro que fala como extrair oleo de amendoas,ervas,sementes,e etc……ficarei aquardando pela resposta ficarei muito grado….e felis 2012para vce e sua familia toda….

  3. Bom dia, adorei essas reportagens…nossa que maravilha, fiquei encantada. Por gentileza, para fazer esses sabonetes, a receita da base é aquela em banho-maria, com Lixivia (NaoH) e óleos? E quanto vocë faz o sabonete de sal, você põe a lixivia também?
    Fico muito grata se respondida: meu e-mail: marina.vaz@ibest.com.br

    • Oi Marina,
      o banho-maria eu uso só para derreter os óleos sólidos e para atingir a temperatura certa. Sim, com o sabonete de sal, usa-se a lixívia também, pois caso contrário, o óleo nunca viraria sabão. Precisa usar um agente alcalino para reagir com os ácidos graxos.

  4. Não aguentei sem fazer mais comentários: hehe
    Gente estou apaixonada pelo processo de fazer sabonte artesanal…ainda estou bem no início….mas meu sonho é montar uma indústria e vou conseguir…sei que Deus irá me ajudar se for o melhor!!
    Eu agradeço de coração a você que tem publicado estas dicas de sabonetes e incentivado muitas pessoas….você está plantando uma ótima semente e deixando seu legado no mundo! Muito obrigada por esta Luz e fique com um grande abraço meu!!
    Não te conheço, mas já admiro seu trabalho e dedicação!
    Marina Assis: marina.vaz@ibest.com.br

Deixe um comentário

