Fazendo sabonete líquido

As vezes eu dou uma refilada nas partes de cima do sabonete para tirar o pozinho branco que aparece. Mesmo sabendo que não é problemático, a aparência fica melhor sem. Daí fica sobrando um monte de tirinhas de sabonete de vários tipos. Resolvi reutilizar essas sobras e fazer um sabonete líquido para eu usar aqui em casa.

É assim. Primeiro eu cortei as tiras de sabonete em pedaços pequenos.

Coloquei os pedaços num recipiente de vidro resistente ao calor e depois joguei água quente.

Em seguida coloquei uma colher de chá de mel para ficar um sabonete ainda mais hidratante. O mel também tem uma ligeira ação bactericida.

Dei uma mexida no todo e fui fazer outra coisa. Demora um tempo até os pedacinhos de sabonete se dissolverem.

Pode deixar uma noite inteira até que a mistura toda vire um gel.

Quando a mistura estava homogênea, adicionei algumas gotas de óleos essenciais de limão (bactericida) e de tea tree (bactericida, fungicida, antisséptico, antiviral, inseticida) e coloquei-a num frasco pump reciclado. E estava pronto o meu sabonete líquido para as mãos super natural, biodegradável e bactericida. Estou usando-o na pia da cozinha para lavar as mãos antes de mexer em alimentos. E ainda por cima ele faz uma bela espuma! Adorei 🙂

6 Respostas para “Fazendo sabonete líquido

  1. Que legal, mexendo com estes produtos e um pouco de criatividade pode-se fazer muita coisa legal para pele.
    Parabéns.

  2. Debora M. S. Dutra

    Desculpe-me se for bobagem, mas será que dá para usar como shampoo?
    Bjs

    • Dá sim, Débora, e não é bobagem não. Eu uso meus sabonetes para lavar o cabelo, como shampoo sólido. Nesse caso, escolha aqueles sabonetes com fatores emolientes, como manteigas vegetais, azeite de oliva, etc.

  3. Talvez tb seja bobagem. Ou não… Posso usar esse sabonete para banho?
    Se puder, tem que mudar alguma coisa para pele seca e para pele oleosa?
    Obrigada

Deixe um comentário