soap #42 Geléia Real

As vezes eu fico pensando, preciso parar de criar sabonetes novos e produzir sempre aqueles que já são mais populares para sempre tê-los em estoque na loja, mas eu não consigo! 😀 Não para de pipocar ideias para novas receitas, basta eu andar pelas feiras e supermercados que ao ver algum ingrediente interessante, penso se caberia num sabonete.

E esse foi um deles; o composto de mel com geléia real. Eu já adoro colocar mel no sabonete, porque além de deixar a pele bem macia e hidratada, deixa o sabonete com um cheiro absurdamente doce, que dá até vontade de comer. Agora, além desse maravilhoso mel, ainda tem a geléia real nesse composto que encontrei!

A geléia real é uma secreção produzida pelas jovens abelhas para nutrir as suas crias durante seus três primeiros dias de vida e somente a abelha rainha se alimenta dessa geléia durante toda a sua vida. A rainha atinge o dobro do peso da operária e a sua vida pode chegar a até cinco anos. A abelha operária, que é geneticamente igual à rainha, e não se alimenta da geléia real, vive apenas de 35 a 40 dias. Por essas razões, esse alimento é tido como um estimulante biológico com ação energética e regeneradora do organismo e muito usado como produto rejuvenescedor, inclusive na cosmética. Não é maravilhoso?

Tinha uma época em que eu tomava geléia real todo dia, como suplemento alimentar. É uma coisa meio gosmenta que vem numa embalagem de isopor e tem que deixar no freezer, porque é ultra perecível. Eu comia uma mini colherada dessa geléia em jejum, todo dia. É verdade que me sentia bem e nunca ficava gripada. Mas eu parei já faz um tempo, pela sua falta de praticidade, de ter que deixar no freezer e não era em todo lugar que eu encontrava para comprar, etc. Perdi o hábito. É que agora tenho outras coisas que faço para me prevenir de doenças, como por exemplo, tomo uma limonada suíça sem açúcar em jejum todo dia. Mas de repente, me deu vontade de voltar a tomar a geléia real, pelo seu efeito rejuvenescedor 😀

Bom, mas voltando ao sabonete, essa foi daquelas receitas novas que eu criei que realmente valeu a pena e que vai com certeza ser repetida. Que coisa mais deliciosa que ficou a combinação do aroma doce do mel com o do óleo essencial de pau rosa. Não quis inventar muito na fragrância e não fiz um blend, usei apenas um óleo essencial, e achei que foi perfeito!

Dá para ver os pontinhos mais escuros na massa do sabonete na foto acima? Essa já é a massa com o composto de mel misturado. Olha como a cor é bem clarinha ainda. Isso é colocado no molde e armazenado na caixa de isopor para manter aquecido e, 24 horas depois, fica com uma intensa cor de mel bem bonita!

Depois do corte, dá até para ver o mel escorrendo do sabonete! Essas barras ficam em repouso no escuro, secando e maturando durante 4 semanas.

Produção: 09/03/2011

Liberado para uso: 07/04/2011

Ingredientes

  1. azeite de oliva
  2. óleo de babaçu orgânico
  3. óleo de palma orgânico e kosher
  4. manteiga de cacau
  5. composto de mel com geléia real orgânico
  6. água desmineralizada
  7. NaOH
  8. OE pau rosa

Esse sabonete integrou o kit presente do Dia das Mães e vendeu bem rápido individualmente também, por isso, já esgotou… mas pretendo produzir um novo lote ainda essa semana correndo, porque quem usou, amou, inclusive eu!

3 Respostas para “soap #42 Geléia Real

  1. OI Sachi, quando se acrescenta o mel a massa?

  2. Pingback: soap #42 Geléia Real • 2 | supasoap

Deixe um comentário

