soap #9 Camomila • 3

Terceiro lote do sabonete de camomila. Fiz uma infusão de camomila desidratada no azeite de oliva extra virgem e deixei macerando durante meses. Na verdade, dá para usar em 2 ou 3 semanas, mas acabei deixando essa infusão por muito mais tempo. Mas não há problema, porque a erva é desidratada e não contem água e assim não estraga o óleo.

Essa infusão é coada e o óleo obtido é usado para produzir o sabonete de camomila. O propósito da infusão é fazer com que as substâncias lipossolúveis da erva se transfiram para o óleo, enriquecendo-o. No caso da camomila, é tida como medicinal e dizem que é a erva mais antiga que a humanidade utilizou. Ela tem muitas utilidades e as mais conhecidas são a calmante e a digestiva. No que diz respeito à pele, é um ótimo aliado para tratar irritações, peles sensíveis, peles secas, eczema e escamações.

Encontrei uma ótima frase que descreve a camomila, no livro “Aromaterapia Holística” de Ann Berwick. Ela diz que, na linguagem das flores, a camomila significa “paciência nas adversidades”. Eu adoro essa planta! O seu óleo essencial é maravilhoso e tem um efeito real de acalmar e de fazer dormir. Para quem tem insônia, super recomendo, apesar de ser bem caro… mas algumas gotas por vez são o suficiente e um vidrinho de 10ml pode durar bastante tempo.

Bom, voltando ao sabonete, praticamente não mudei a receita dos lotes anteriores. Mas houve uma mudança significante, que é a inclusão de óleos essenciais para aumentar o aroma. Eu adoro o aroma que fica da própria infusão, bem sutil e leve, super natural e reconfortante. Mas reparei que o público brasileiro gosta muito de aromas. Para muitos estava sutil demais. Eu as vezes tenho vontade de fazer sabonetes sem óleos essenciais (claro que eu amo também), deixando apenas o aroma dos próprios óleos vegetais e aditivos como mel, argila, etc., mas fico sempre achando que não vai ter uma boa aceitação… Mas eu ainda vou fazer alguns assim, porque os óleos essenciais são de longe os ingredientes mais caros na produção de sabonetes naturais e seria um jeito de fazer ótimos sabonetes só que mais acessíveis em termos de preço.

Bom, mas daí, para esse lote, criei uma sinergia de óleos essenciais de camomila e de lavanda como fragrância. Ficou muitíssimo bom, super floral e relaxante.

Para aumentar a cremosidade da espuma, eu adicionei, como nos primeiros lotes, manteiga de cacau, que deixa a pele bem macia com o seu poder emoliente.

Além da infusão de camomila no azeite de oliva coado, que já contem muitas das substâncias da camomila, adiciono sempre um pouco de camomila desidratada (nova, e não da que estava na infusão) a mais no finalzinho do processo de produção do sabonete. Além de decorar o sabonete, serve também como uma leve esfoliação e ainda aumenta um pouquinho o seu aroma.

Produção: 07/03/2011

Liberado para uso: 05/04/2011

Ingredientes

  1. infusão de camomila no azeite de oliva extra virgem coada
  2. óleo de palma orgânico e kosher
  3. óleo de babaçu orgânico
  4. manteiga de cacau
  5. água desmineralizada
  6. NaOH
  7. OE camomila
  8. OE lavanda
  9. oleoresina de alecrim

Esse sabonete já passou pelo seu período de cura de 1 mês, mas acabou de esgotar. Vou fazer mais em breve!

Anúncios

3 Respostas para “soap #9 Camomila • 3

  1. boa noite sachi ,vce poderia me orientar em algumas coisa,fala em alguma receitas de sais de banho para colocar os ingredientes num,saco pode sere de arroz e pode passar o saco plastico propio para levar ao forno,no caso,fala de 10 minutos no forno estou indesizo,vce podeiria mandar para mim, algum nome de livro junto com o neome do autor,ficarei grato por isso…..

  2. Gostaria muito de provar este sabão! Talvez uma forma de diminuir a proporção de óleos essenciais na receita seria o uso de extratos naturais a base de glicerina. Acredito que adiciona uma camada a mais de aroma. Por acaso já testou?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s