soap #11 Baby Soap • 4

Este já é o 4º lote do Baby Soap. Voltei a fazer o sabonete para bebês com o óleo de abacate brasileiro da Laszlo. O anterior, eu tinha feito com óleo de amêndoa doce e azeite de oliva, para ficar um sabonete branquinho, mas esse óleo de abacate é tão bom que resolvi voltar com ele.

O óleo de abacate extra virgem orgânico da Laszlo tem uma cor verde escura bem profunda e deixa o sabonete com uma linda cor de abacate. Ele é um antioxidante natural e cheio de vitaminas e outros nutrientes. Diria que é um óleo medicinal. Leia aqui um texto bastante informativo sobre este óleo, do Prof. Fabian Lászlo.

Além do óleo de abacate, usei novamente o de amêndoa doce, muito suave e benéfico para a delicada pele dos bebês e como super fat, adicionei o óleo de copaíba no final, depois do trace.

Produção: 28/01/2010

Liberado: 30/02/2010

Ingredientes

  1. óleo de amêndoa doce
  2. óleo de abacate extra virgem orgânico
  3. óleo de palma orgânico e kosher
  4. óleo de babaçu orgânico
  5. óleo de copaíba orgânico
  6. água desmineralizada
  7. NaOH
  8. óleo essencial de lavanda
  9. oleoresina de alecrim

Adoro esse sabonete. É ultra suave e hidratante, muito bom para os adultos também, principalmente para a lavagem diária do rosto, área com a pele mais delicada.

Ele já passou pelo seu tempo de maturação e está disponível para compra no site, mas já já vai esgotar… só tenho mais 4 unidades! Preciso fazer mais!

Anúncios

16 Respostas para “soap #11 Baby Soap • 4

  1. Lindo,Lindo,Lindo!!!!
    Parabens pelo seus produtos unicos e maravilhosos que so voce sabe fazer!
    Unico,riquissimo!

  2. Oi Sachi,falta agora oleos para os cabelos,!

  3. Olá Sachi.
    Lindos seus sabonetes, parabéns.
    Também faço sabonetes por este processo e notei que ao entar em contato com os olhos, eles ardem mais que os comuns de mercado, você sabe por que isto acontece?

  4. Obrigada pela resposta.
    Acho que não, pois no teste de ph, eles estão ok.
    No último que fiz deixei um “superfat” de 8%, mas agora tenho que esperar um mês, e nesses casos como este mês demora…..
    Te desejo muito sucesso em sua caminhada.

  5. Oi meninas no termo de Ph aprendi(segundo meu livro mestre) que para baixar o Ph basta acrescentar gotas de limao a livixia, espero ter ajudado.

  6. Obrigada também.

  7. Funciona mesmo ,no caso de 1 kg de massa acrescenta 10 gotas a livixia.
    Usa da proxima vez , depois das 4 semanas basta sentir um com a lingua(rsss)
    que da pra sentir a diferenca.
    Boa Sorte SACHI!

  8. Olá Sachi.
    Parábens! Muito interessante.
    Gostaria de saber onde posso encontrar óleos vegetais verdadeiros como esse de abacate por exemplo???
    Obrigada.

  9. Olá
    Quanto as gotas de limão, faz diferença o tipo de limão? Por ex:
    limão taiti ou limão caipira (aquele amarelinho)?
    Um abraço, Jaqueline.

  10. Olá! excelente iniciativa, estou ha bastante tempo procurando produtos naturais, mas fico pensando que soda é algo tao nao natural! tao corrosivo! e infelizmente é o que faz a espuma nos sabonetes nao é? estou insistentemente buscando algo que limpe sem precisar da soda, tanto para pele quanto para os cabelos, é possivel faze ro sabonete sem a soda? somente com os óleos? ele dá liga e consegue limpar?

    abraços e parabens por buscar produtos com consciencia ecologica amigáveis com nosso corpo =)

    Barbara M.

    • Olá Barbara, muitas pessoas ficam assustadas com o uso do hidróxido de sódio (soda cáustica) na produção de sabão natural. Entendo a preocupação, pois sozinho, é um produto extremamente corrosivo. Porém, ele nada mais é do que um produto obtido do sal (cloreto de sódio) por eletrólise. Por ser fortemente alcalino, é usado para neutralizar material altamente ácido. Os óleos vegetais são ácidos graxos e em contato com o hidróxido de sódio, ocorre uma reação chamada saponificação e é nasce o sabão e a glicerina natural. Com a maturação de um determinado período (de algumas semanas ou mais), obtem-se um sabão extremamente suave e neutro. Neutro, aqui, n˜åo significa pH neutro, pois um sabão com pH neutro não limpa. Teria que ser ligeiramente alcalino. Se vc encontrar um sabão com pH neutro, siginfica que o seu pH foi artificialmente baixado para ficar a 7, com produtos químicos bem piores do que a soda da qual vc tem medo. Não é absolutamente possível fazer sabão sem um agente alcalino, somente com os óleos, como vc deseja.
      Na época em que n˜åo existia ainda o hidróxido de sódio, fazia-se sabão com cinzas. Se mesmo com a explicação acima, ainda teme o hidróxido de sódio, vc deve procurar fazer sabonetes com cinzas, mas haja cinzas para produzir um mínimo de sabonetes! Se for apenas para uso pessoal, talvez seja viável. Boa sorte e se der certo, me mande notícias 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s