sobre as receitas no blog

Alguns leitores assíduos já devem ter percebido, mas eu eliminei as porcentagens de todas as receitas que publiquei aqui no blog. Inicialmente, eu comecei esse blog como um registro de todos sabonetes que eu produziria. Assim, eu teria um caderno virtual que poderia consultar a qualquer hora, mesmo se eu perdesse o meu caderninho de verdade de papel. Poderia daqui a alguns anos rever as receitas antigas ou ver como eu fazia os sabonetes no começo, etc.

Logo que comecei o blog, já recebi alguns comentários de pessoas próximas preocupadas, me perguntando se não seria melhor não divulgar os ingredientes e as receitas porque as pessoas iriam copiar. Eu respondia que não, que mesmo que as pessoas copiassem, nunca ficaria igual. Isso porque tudo que é feito artesanalmente, resulta em produtos totalmente diferentes dependendo da pessoa que faz, mesmo usando os mesmos ingredientes com as mesmas proporções. Até porque ela pode escolher um tipo diferente de azeite que eu uso, por exemplo. As mãos dela são diferentes das minhas.

Ao longo desse ano (esse blog já tem um ano e dois meses e eu nem lembrei de comemorar o aniversário!), muitos foram os comentários sobre a minha transparência em deixar detalhadamente as porcentagens dos ingredientes das receitas que eu crio, tanto de pessoas conhecidas quanto de desconhecidas. Muitas me parabenizavam pela iniciativa e outras me avisavam do perigo do plágio. Fui mantendo a minha convicção de que a transparência era a melhor opção, até para que as pessoas que compram os meus sabonetes saibam exatamente o que estão comprando.

Também tem uma outra coisa. Quem faz sabonete artesanal, ainda mais em cold process, que é, embora divertido, bastante trabalhoso e demorado, não se satisfaz em apenas copiar as receitas existentes. Quem começa e aprende a fazer, depois logo vai querer criar as suas próprias receitas. Na verdade, essa é a parte mais divertida e interessante desse trabalho.

Mas eu recebi uma vez o contato de uma pessoa que queria que eu desse aulas para ela aprender a fazer, especificamente, os sabonetes das minhas receitas. Ela ainda queria que eu lhe passasse os fornecedores das matérias primas, das fôrmas, da papelaria, dos frascos… enfim, tudo que eu levei meses para desenvolver, pesquisar, batendo perna nas ruas de São Paulo e fuçando na internet.

Enfim, sempre que posso, eu passo informações, dou dicas, mas quando é assim escancaradamente óbvio que quer fazer exatamente os mesmos produtos que eu faço, fico desconfiada. Mas mesmo assim, eu fico tranquila por causa da personalidade e da autenticidade que refletem nos produtos, quando se trata de artesanato.

Bom, mas voltando às receitas, eu agora finalmente cedi e resolvi tirar as porcentagens dos ingredientes, porque ultimamente recebi novamente conselhos para me proteger contra plágios e refleti. Pensei que como já estou com vários sabonetes bastante originais e muito bem aceitos e queridos pelos meus clientes (como por exemplo o Aveia & Mel Biodinâmico, o Sal Rosa do Himalaia, o Yogurt & Nozes, etc.) e saindo da fase de experimentação, seria razoável não revelar as porcentagens de cada ingrediente. Vou continuar sempre mantendo a transparência no que diz respeito a que tipo de ingrediente estou usando, com fotos e nomes, relatos dos processos, as surpresas que surgiram, etc., etc., como sempre, apenas não terá mais as proporções.

Vou aproveitar esse post para agradecer aos leitores do blog pelo apoio e carinho durante esse um ano e dois meses de existência. Foram até agora 26.671 entradas no total. Pode não ser muito no mundo dos blogs, mas nada mal para um blog tão especializado. É necessário muita dedicação para manter um blog, mas também é gratificante ver que pessoas de praticamente todos os continentes estão acessando. Obrigada!

14 Respostas para “sobre as receitas no blog

  1. Jayme G dos Santos

    Parabéns pela tremenda e bem merecida audiência. Fiquei boqueaberto com a diversidade de países.
    Sua iniciativa de retirar os detalhes mais importantes de seus produtos é muito sensata.

  2. Sachi, muito correta a sua atitude. Não pq eu ache que abrir a formula é um problema….afinal eu sei que quem faz sabão com paixão, coloca a alma neste trabalho, e o resultado nunca vai ser igual…..mas sempre me preocupou pensar que algumas pessoas sem experiencia, sem estudo, sem dedicação ou critério, saissem por aí fazendo sabão apenas com a formula….e nós sabemos que ” fazer sabão ” vai bem além disso…..bom, estou sempre por aqui , adoro seu trabalho e sua dedicação.
    bjs
    Beth

  3. Penso que você agiu muito bem. Inicialmente foi importante colocar as fórmulas com as porcentagens, isso é foi bom para divulgar o trabalho e ganhar credibilidade. Mas, agora já com um longo caminho percorrido o risco de plágio é imenso. Parabéns pelo seu trabalho.

  4. Antes de tudo: PARABÉNS! Teu blog é lindo, teus sabonetes são incríveis, a iniciativa é fantástica, tudo tudo de bom!

    Cheguei por aqui ontem e ainda não consegui parar de me surpreender com a tua criatividade. Encantador!

    Acho que você está certa em não publicar as quantidades de cada ingrediente que você usa. Quem estiver querendo desenvolver uma linha de sabonetes, precisa passar pelo processo de desenvolvimento, não é mesmo?
    Eu estou nessa fase… tenho uma demanda específica pedindo por alguns sabonetes e estou criando receitas. É uma arte! Não é meu trabalho, mas tenho gostado dos momentos passados na cozinha entre óleos e aromas. E não abriria mão da fase de criar, de encontrar a quantia certa dos ingredientes que quero usar, de experimentar, cheirar, testar… É divertido demais!

    Toda abundância do universo! Abraço!

  5. Teu blog e lindo e super profissional ,parabens!
    Voce tambem faz sabonete de manteiga de karite???

    • Olá Lídia, obrigada 🙂
      Não uso manteiga de karité. Apesar de ser um ótimo ingrediente, é da África e temos aqui no Brasil substitutos tão bons quanto, como a manteiga de cupuaçu. Mas não tenho nada contra esse produto, se encontrar com facilidade por um preço justo, talvez um dia eu use.

  6. Ok, obrigada pela resposta, te pergunto porque uso manteiga de karite de uma marca Loccitane que e muito boa, dai pensei que voce tambem fazia sabonete com essa manteiga…
    Te desejo muito sucesso e boas vendas!

  7. Olá Sachi,sou farmacêutica e depois de um tempo no ócio(filhos,sabe como é…),estou interessada em voltar ao mercado de trabalho,pensei inicialmente em trabalhar com velas,mas agora decidi que será com sabonetes.Fiquei muito feliz em encontrar seu site,pois está sendo muito informativo e inspirador lê-lo.Parabéns pelo seu lindo trabalho!Quando crescer espero ser tão boa quanto você!

Deixe um comentário

