soap #39 Bacuri BIO

A manteiga de bacuri é extraída da semente de uma das frutas mais populares da região amazônica. O bacurizeiro é uma árvore grande que pode atingir mais de 30 m de altura. Eu nunca provei, mas li que sua fruta, pouco maior que uma laranja, contem uma polpa agridoce rica em potássio, fósforo e cálcio, que é consumida in natura ou utilizada na produção de doces, sorvetes, sucos, etc. Sua casca também é aproveitada na culinária regional e a mangeiga extraída de suas sementes é usada como anti-inflamatório e cicatrizante na medicina popular. Os antigos eram muito sábios mesmo, aprenderam a aproveitar a planta inteira e aposto que faziam isso de forma sustentável.

bacurizeiro

bacuri

A manteiga de bacuri no sabonete, além de ser hidratante, é muito eficaz no tratamento contra acne e espinhas graças à sua ação anti-inflamatória e cicatrizante. A minha é da Naturais da Amazônia, que me fornece excelentes óleos e manteigas vegetais orgânicos e extraídos a frio.

Essa manteiga tem um cheiro bastante forte, não sei nem como explicar como é. É bem intenso, um pouco parecido com cheiro de madeira, mas bem característico dela.

Ao misturar com o óleo de palma e derreter, formou-se uma camada espessa de espuma que não sumia.

Sempre que uso pela primeira vez um ingrediente novo, fico bem atenta como ele se comporta, porque podem acontecer algumas surpresas. Cada óleo atua de maneira distinta e reage de formas diferentes com os outros ingredientes. Essa é uma das partes mais legais de se fazer sabonetes, descobrir ingredientes novos e observar as suas características tão únicas.

A espuma continuou lá mesmo depois de misturar todos os óleos. Mas já acumulei experiência suficiente para imaginar que ao adicionar a lixívia ela iria desaparecer. E foi isso mesmo que aconteceu. Ficou uma bonita massa homogênea e lisa, com cor de madeira.

Com a manteiga de bacuri, a massa do sabonete atingiu com muita rapidez o trace. Não sei porque, mas com muitos dos óleos amazônicos como o óleo de andiroba, a manteiga de ucuúba, etc., acontece isso. É tão rápido que se não agir logo, a massa vai endurecendo cada vez mais e fica difícil de manipular. Olha como a massa fica bem mais espessa.

Para aromatizar o sabonete, eu usei apenas o óleo essencial de breu preto, uma madeira originária também da Amazônia. Não sei se é um aroma que agrada a todos, mas eu amo essa essência. É bem amadeirado e profundo, parecido com o olíbano, mas ainda mais intenso.

Quando desenformei 24 horas depois e cortei o sabonete, uma bela surpresa! Formou-se um desenho no interior. Gostei muito também da consistência do sabonete. Ficou bem mais duro que os outros. Logo vi que ia dar um ótimo sabonete e fiquei bastante curiosa para experimentar.

Produção: 15/01/2011

Liberado: 13/02/2011

Ingredientes

  1. manteiga de bacuri orgânico
  2. óleo de babaçu orgânico
  3. óleo de palma orgânico e kosher
  4. água desmineralizada
  5. NaOH
  6. OE breu preto

Agora ele já passou pelo seu período de secagem e maturação de 4 semanas e pode ser adquirido na loja. Experimentei e adorei! É um sabonete realmente especial e como ele é mais duro, é mais durável também. Tem uma espuma abundante e a pele fica super macia e bem tratada. Vou com certeza repetir essa receita. Ganhou um “BIO” no nome porque 100% dos óleos usados são orgânicos.

Anúncios

3 Respostas para “soap #39 Bacuri BIO

  1. A massa bem espessa numa forma branca está parecendo doce de leite. Muito apetitosa.
    E os desenhos que surgiram no sabonete depois do corte ficaram mesmo bonitos. Susrpresa em arte abstrata.

    • Parece mesmo doce de leite, na foto.
      Esse sabonete está entre os que vc pediu na sua última encomenda de sabonetes. Depois de experimentar, me diz o que achou. Ele pode ser bom também para fazer a barba, pela sua ação antiinflamatória e cicatrizante.

  2. Olá,
    No começo quando vi seu blog, achei que estava doida ao divulgar como faz seus produtos, mas hoje vejo de forma diferente. Pessoas que não conhecem e tem a oportunidade de provar um sabonete desses não quer saber de outros. E poucas pessoas conhecem a qualidade dessas produtos. Parabens pela loja e pelo blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s