soap #20 Ucuúba & Açaí • 3

Terceiro lote do sabonete Ucuúba & Açaí. Um sabonete bem amazônico! A manteiga de ucuúba, extraída da planta amazônica de mesmo nome, tem ações antiinflamatéoria, cicatrizante, anti-séptica, hidratante, emoliente e revitalizante. Tem um alto poder de renovação celular. (Mais detalhes nos posts do lote 1 e do lote 2.)

O açaí também é um maravilhoso ingrediente amazônico para sabonetes e cosméticos. Ele tem um alto teor de antioxidantes e isso ajuda a pele a retardar o processo de envelhecimento.

O resultado é um sabonete muito benéfico para todos os tipos de pele e em especial para a pele sensível. Muito bom também para peles com problemas como a acne inflamada, por causa de sua ação cicatrizante e antiinflamatória. Sua espuma é densa e abundante é ótimo para os homens se barbearem também.

A manteiga de ucuúba tem um alto poder de fusão. Precisa ser derretida junto com os outros óleos sólidos como o de palma e o de babaçu.

A cor da mistura de todos os óleos é bem escura, mas depois de acrescentar a lixívia, ela vai clareando.

A manteiga de ucuúba tem um alto índice de saponificação e é muito rápido para a massa atingir o ponto do trace. Se bobear, a massa vai endurecendo muito rapidamente, por isso tem que ser jogo rápido para fazer todo o processo, mas tomando cuidado para misturar tudo muito bem.

Mantive basicamente a mesma fragrância das versões anteriores. Ela é profunda, doce e ainda tem um frescor. É uma sinergia de óleos essenciais de patchouli, sálvia esclareia e capim limão. A lavanda, que tinha nas outras versões, eu eliminei da mistura dessa vez. Ainda assim ficou bem parecida, só que talvez um pouco mais refrescante.

Fiz uma experiência reduzindo a proporção da água, para ver se o sabonete fica um pouco mais duro. Ele já passou pelo seu período de maturação e realmente ficou mais duro mesmo.

Produção: 07/01/2011

Liberado: 05/02/2011

Ingredientes

  1. manteiga de ucuúba orgânica
  2. azeite de oliva extra virgem
  3. óleo de babaçu
  4. óleo de palma orgânico e kosher
  5. água desmineralizada
  6. NaOH
  7. açaí em pó
  8. OE patchouli
  9. OE capim limão
  10. OE salvia esclaréia

Anúncios

5 Respostas para “soap #20 Ucuúba & Açaí • 3

  1. Sempre passo por aqui, e babo no seu trabalho, o jeito que você prepara os produtos, parece como uma culinarista, tanto que nas fotos, tudo fica tão lindo que dá vontade de comer… Parabéns!

  2. Parabéns pelo seu trabalho e boas vendas este ano!
    Estou pensando em abrir meu studio de sabão artesanal, ao pesquisar sites, passei por aqui.
    Menina! Que show!
    beijos e sucesso!

  3. Pingback: soap #20 Ucuúba & Açaí • 4 | supasoap

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s