soap #7 Chá Verde • 3

Terceira versão do meu sabonete de chá verde.

Dessa vez usei o chá verde tipo ban-tchá da marca Mãe Terra. Ele é igualmente orgânico. As folhas do chá verde ficaram em infusão no azeite de oliva extra virgem durante mais de um mês. Eu usei 400g de azeite para 40g de chá verde. A infusão serve para transferir as propriedades do chá verde para o óleo e assim obtenho um óleo ainda mais terapêutico para a produção do sabonete.

O chá verde contem maravilhosos nutrientes para a pele como as vitaminas A e C e principalmente a catequina, um super antioxidante. Os antioxidantes naturais são os nossos melhores amigos quando queremos retardar o envelhecimento, portanto, um ótimo ingrediente para os cuidados da pele!

No Japão, já existe um sem número de cosméticos à base de chá verde. Ele ajuda a clarear manchas, tem ações rejuvenescedoras, previne contra a acne, é anti-séptico e adstringente e ainda ajuda a equilibrar peles oleosas.

Olha que cor linda que ficou o óleo obtido depois de coar a infusão. Um verde bem escuro e bonito.

Agora que eu tenho os moldes abertos, fico querendo fazer sabonetes em duas camadas e dessa vez tentei fazer em dois tons de verde. Para isso, acrescentei óleo de abacate na massa da camada superior para escurecer o verde. Só que a massa original já estava bem verde por conta do chá verde e daí a diferença ficou um pouco sutil… mas ficou bonitinho mesmo assim 😀

A fragrância da versão anterior era com gengibre e cítricos. O gengibre tem uma qualidade que aquece e como agora é pleno verão, queria dessa vez algo mais refrescante. Troquei o gengibre pelo hinoki dourado, que é um cedro japonês. Com ele, misturei 3 tipos de cítricos, o limão siciliano, o tahiti e a mandarina. Gosto muito da mistura da madeira com cítricos.

Produção: 05/01/2011

Liberado: 03/02/2011

  1. azeite de oliva extra virgem macerado com chá verde orgânico
  2. óleo de babaçu orgânico
  3. óleo de palma orgânico e kosher
  4. óleo de rícino
  5. óleo de abacate extra virgem orgânico (super fat)
  6. água desmineralizada
  7. NaOH
  8. OE hinoki dourado
  9. OE limão siciliano maduro
  10. OE limão tahiti
  11. OE mandarina
  12. oleoresina de alecrim
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s