soap #36 Yogurt & Nozes • 2

2º lote do sabonete Yogurt & Nozes. Dessa vez mudei um pouco o aroma. O laranja doce continua, mas troquei o salvia esclareia e o alecrim pelo patchouli, uma essência profunda que mostra uma grande afinidade com a essência do laranja. Originário da India, o patchouli ficou super popular na década de 60 entre os hippies e ainda hoje o seu aroma é associado ao estilo de vida alternativo. Na aromaterapia, é tido como relaxante e útil no auxílio de tratamentos contra ansiedade e depressão. Sua essência é largamente utilizada em perfumaria, sendo um excelente fixador. Como a essência de laranja, como todos os cítricos, é muito volátil, o patchouli vai ser bom para segurar por mais tempo o aroma no sabonete. Mais uma curiosidade sobre o patchouli; diferentemente da maioria dos óleos essenciais, ele tende a melhorar com o tempo.

Mudei um pouquinho a proporção dos óleos e adicionei o azeite de oliva extra virgem. Por que? Simplesmente porque o óleo de nozes que tinha aqui em casa não era suficiente para fazer igual à receita passada 😀

Mas o yogurt artesanal e biodinâmico continua presente!

Para dar uma corzinha ao sabonete, eu coloquei um pouquinho de paprika na massa. Fica com uns pontinhos laranja bem fofos.

Produção: 27/12/2010

Liberado: 25/01/2011

Ingredientes

  1. óleo de nozes
  2. azeite de oliva extra virgem
  3. óleo de rícino
  4. óleo de babaçu orgânico
  5. óleo de palma orgânico e kosher
  6. yogurt biodinâmico
  7. água destilada
  8. NaOH
  9. OE laranja doce
  10. OE patchouli
  11. paprika doce
  12. oleoresina de alecrim

Anúncios

5 Respostas para “soap #36 Yogurt & Nozes • 2

  1. oi Sachi ! me conta uma coisa: vi que o yogurt substituiu parte da agua…mas vc coloca ele no final, depois do trace, né? to com vontade de experimentar…..

  2. Oi Beth, eu coloco o yogurte bem antes do trace, mas não junto com a lixívia. Um pouco depois de ter começado a mexer. É isso mesmo, o yogurt substitui parte da água. Experimente, fica incrível, o sabonete de yogurt. Muito hidratante. Eu amo! bjs!

  3. Uma brasileira que mora na Itália e fez lá cursos de cosmética natural me indicou o uso de uma colher de chá de maizena para fixar a fragrância do OE, vou testar para ver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s