soap #38 Arroz

Feliz Ano Novo!

Meu primeiro post do ano vai ser sobre a minha última criação do ano passado, o sabonete de arroz, que eu amei! Foi minha primeira tentativa de sabonete em 2 camadas. Achei que ficou super fofo 😀

Fiz a massa com óleo de arroz e farinha de arroz integral e para a camada de cima, acrescentei beterraba em pó. A intenção era que ficasse mais avermelhada, mas como acontece com muitos ingredientes, o vermelho da beterraba ficou mais amarronzado, em reação com a soda. Mas no final, eu gostei do resultado. Ficou com uma coloração suave.

Essa é a farinha de arroz integral e a de baixo, a beterraba em pó.

O arroz é um ótimo ingrediente para adicionar no sabonete. Antigamente, no Japão, quando não existia sabonete, as mulheres lavavam o rosto com farelo de arroz, pelo seu grande poder de lavagem profunda dos poros, deixando o rosto mais claro, livre de manchas e limpo. Hoje a lavagem do rosto com farelo de arroz está sendo revalorizado pelas japonesas modernas e existem inúmeros sabonetes e cosméticos com farelo de arroz.

Este é o óleo de arroz que eu tenho usado. Alguém tinha perguntado num outro post que tipo de óleo de arroz eu usava e lembrei de fotografar o vidro para mostrar.

Produção: 23/11/2010

Liberado: 21/12/2010

Ingredientes

  1. óleo de arroz
  2. óleo de babaçu orgânico
  3. óleo de palma orgânico & kosher
  4. manteiga de cupuaçu
  5. água
  6. NaOH
  7. farinha de arroz integral
  8. beterraba em pó
  9. OE lavanda
  10. oleoresina de alecrim

Usei pela primeira vez esse molde de madeira aberto. Aquele meu outro molde com fundo removível me limitava a fazer só sabonetes simples. Não dava para fazer nem camadas nem qualquer outro tipo de intervenção, por causa do tampo de cima. Amo os sabonetes simples, mas de vez em quando dá vontade de fazer uns diferentes.

A única coisa que dá mais trabalho e é meio que um disperdício com esse molde é que tem que forrar com papel manteiga, que é descartado depois de usado. Ele é relativamente pequeno e eu usei dois desses para fazer a mesma quantidade de massa para um molde do antigo. Calculei mal e um ficou mais baixo que o outro, então eu criei dois tamanhos desse saboente, M e G.

Ah, e foi beeem difícil de desenformar! Agora eu já me acostumei com esse tipo de molde e sei que precisa deixar mais tempo secando, tipo um dia e meio ou dois. Assim, o sabonete sai facilmente.

Esse é o M.

E esse é o G.

Não ficou fofo? Então, mas esse sabonete também esgotou muito rapidamente, na loucura do final de ano.

Anúncios

6 Respostas para “soap #38 Arroz

  1. Sachi, ficou LINDO…..tão simples e bonito ! E com certeza deve ser ótimo !
    bjs

  2. Achei muito bacana a informação sobre o uso antigo do arroz feito pelas mulheres japonesas e seu ressurgimento recente.

  3. Pingback: soap #38 Arroz • 2 | supasoap

  4. Oi …achei lindo o seu trabalho! eu ainda não fiz nada igual, somente com glicerina….vc ensina a fazer o seu sabonete???

    Se sim, pode me contatar pelo meu email??? obrigada, bjs Tania

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s