soap #33 Argila Rosa

Eu adoro argila! Faço uma vez por semana uma máscara com argila e encremento com outras coisinhas como alecrim em pó, aveia, óleos essenciais, chá verde, etc. Antes eu diluía a argila com água de rosas ou água de flor de laranjeira, mas minha pele está precisando de mais hidratação ultimamente e tenho usado yogurt. A pele fica incrível! Muito macia e sedosa.

A argila tem o poder de absorver e retirar as toxinas e contem valiosos minerais (ferro, alumínio, silício, etc.) que deixam a nossa pele revitalizada, limpa e tonificada. Algumas tem um poder tensor que faz até um trabalho anti-flacidez.

A argila rosa é uma das mais suaves e é indicada para peles secas, delicadas e sensíveis. É um maravilhoso (e nada caro) tratamento anti-envelhecimento. E, é claro, um ótimo ingrediente para um sabonete.

Escolhi um óleo amazônico que eu nunca tinha usado antes para incluir nesse sabonete, o de Pracaxi. É um óleo muito benéfico para peles secas e cansadas e é um poderoso cicatrizante dermatológico, auxilia na hidratação e na renovação celular. Segundo o site Amazon Oil, tem as seguintes utilizações populares.

O óleo de pracachy é extraído de forma artesanal, por cozimento da massa seca que é macerada em pilão. É utilizado popularmente na medicina popular contra a Erisipela que é uma infecção cutânea causada geralmente por bactérias, como também no tratamento do cabelo, facilitando o penteado, aumentando o brilho e evitando a queda. Em Belém passou a ser utilizado no tratamento de estrias, em adolescentes e gestantes, apresentando resultados muito satisfatórios. Os habitantes da região Amazônica fazem uso da casca e do caule contra os efeitos do envenenamento de picadas de cobras e escorpiões. Para isso, eles maceram a casca e aplicam sob a forma de emplastros no local da picada. Atualmente as sementes são recolhidas (catadas) em rios, praias e igarapés, sendo posteriormente secas ao sol e armazenadas para a comercialização.”

Para este sabonete, eu quis criar uma fragrância floral com um pouquinho de madeira para dar uma profundidade. Escolhi os óleos essenciais de ho wood (eu estou apaixonada pelo aroma desse óleo essencial, parecido com o de pau rosa, mas ainda mais profundo), palmarosa e gerânio da China. O gerânio da China, eu achei ele menos floral que o Bourbon ou o africano. Ele está mais para herbal.

Produção: 28/10/2010

Liberado: 26/11/2010

Ingredientes

  1. azeite de oliva extra virgem
  2. óleo de pracaxi orgânico
  3. óleo de rícino
  4. óleo de babaçu orgânico
  5. óleo de palma orgânico e kosher
  6. água desmineralizada
  7. NaOH
  8. argila rosa
  9. OE ho wood
  10. OE palmarosa
  11. OE gerânio da China

Estreei o meu novo cortador! Muito mais prático, por ser mais compacto e simples.

Anúncios

Uma resposta para “soap #33 Argila Rosa

  1. Pingback: soap #33 Argila Rosa • 2 | supasoap

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s