soap #13 Aveia & Mel Biodinâmico da Caatinga • versão 3

Esse sabonete continua super querido e acaba esgotando bem rápido. (Aliás, estou com super pouco estoque de sabonetes, desculpem!! em breve chegarão novos sabonetes no site) Tenho que dar um jeito de produzi-lo sempre para nunca faltar. Mas isso tá um pouco difícil… já que tenho tantos outros que eu quero fazer! Não paro de criar receitas novas. Pra mim, essa é uma das partes mais divertidas, até porque, as possibilidades são infinitas!

Eu entendo porque as pessoas gostam tanto desse sabonete, eu também amo-o profundamente! O mel, além de nos presentear com seu aroma adocicado, é um super hidratante e emoliente da pele. A aveia, por sua vez, faz uma esfoliação bem suave removendo as células mortas da pele. Muito bom.

Além disso, o seu aroma é um dos quais eu mais me orgulho. A sinergia dos óleos essenciais de lavanda, gerânio e bergamota é clássica. Mas quando ela faz uma fusão com o mel, se transforma em algo muito diferente, doce, profundo e realmente dá vontade de comer 🙂 Dá vontade de ficar sentindo eternamente o seu cheiro.

O mel que eu uso nesse sabonete é bem especial. Ele é biodinâmico (produto orgânico proveniente da agricultura biodinâmica, baseada na Antroposofia) da Fazenda Tamanduá. Nesse post da primeira versão, tem uma explicação mais detalhada sobre esse mel. Ele é assim mais duro, principalmente quando está mais frio. Antes de colocar na massa do sabonete, é necessário aquecer um pouco para ficar mais líquido e maleável, assim como na foto desse post.

Dessa vez, mudei um pouquinho só a receita, mas nada que altere a sua essência.

Produção: 12/10/2010

Liberado 10/11/2010

Ingredientes

  1. azeite de oliva extra virgem orgânica
  2. óleo de palma orgânico e kosher
  3. óleo de coco
  4. mel biodinâmico
  5. aveia em flocos finos
  6. água desmineralizada
  7. NaOH
  8. OE gerânio China
  9. OE gerânio Africa
  10. OE lavanda
  11. OE bergamota
2 Respostas para “soap #13 Aveia & Mel Biodinâmico da Caatinga • versão 3

  1. Você usa NaOH? soda caustica? como assim?
    nao entendi :S
    serio mesmo, nao querendo ofender.qual a finalidade?

    • O que exatamente você não entendeu? É preciso um pouco de conhecimento de química para fazer sabão do zero. Resumindo, o hidróxido de sódio, ou a soda cáustica, é um reagente alcalino que, em contato com os óleos (ácidos graxos), faz acontecer a saponificação. Não só eu como quase todos os artesãos fabricantes de sabonetes usam. A não ser que vc compre a glicerina pronta, mas essa glicerina comprada é feita com soda cáustica também e não se sabe o que mais contem, que tipo de óleo foi usado, etc. Eu não uso glicerina comprada de jeito nenhum, prefiro fazer a minha, com total controle de todos os ingredientes e suas quantidades.

Deixe um comentário

