soap #29 Barra Facial Pele Seca BIO

Desde o começo dessa minha aventura, eu queria fazer uma linha facial. Pensei muito nas combinações dos óleos e óleos essenciais para cada tipo de pele. O certo seria fazer de todos os tipos de uma vez, mas acabei fazendo este para peles secas e maduras primeiro. É porque eu estava louca para usar este óleo de buriti, que tem uma cor linda e parecia falar comigo sempre que eu abria o armário dos óleos.

Buriti significa “árvore da vida” em tupi. Isso porque os índios consideravam essa árvore capaz de fornecer todos os elementos necessários para a vida, desde a matéria-prima para construir as casas até o alimento. O Buriti é uma árvore da família das palmeiras da qual, da casca à polpa, tudo se aproveita. Mais informações sobre essa incrível planta brasileira, aqui.

O óleo de buriti é riquíssimo em betacaroteno. Dá para ver pela sua intensa cor de cenoura! Segundo a Amazon Oil, o óleo de buriti tem 5 vezes a quantidade de betacaroteno da cenoura! Esse nutriente é um poderoso antioxidante natural e isso faz com que este óleo seja um excelente ingrediente para a cosmética natural. Sua ação ajuda na renovação celular e a retardar o envelhecimento precoce da pele, evita o ressecamento e dá vida à pele cansada, castigada pelo sol e pelo tempo, aumentando a sua elasticidade.

Todos os óleos puros e não refinados têm os seus característicos cheiros. Uns mais intensos do que outros. Esse em particular, tem um cheiro bem acentuado! Mas eu quis fazer uma barra facial realmente efetiva para este tipo de pele e por isso não quis colocar menos de 30% de óleo de buriti. Eu já previa que o seu cheiro iria permanecer no sabonete então reforcei a fragrância com óleos essenciais de sândalo amyris (para uma boa fixação), salvia esclareia e bastante laranja doce. Todos esses óleos essenciais são indicados para peles secas. A mistura resultou num aroma bem alegre.

A foto de cima já é o óleo de buriti misturado com os outros óleos sólidos derretidos, que são brancos. Mesmo assim, olha como a cor “betacarotenada” permanece! Incrível. Foi acrescentada a manteiga de cacau, um super emoliente para ajudar mais ainda a deixar as peles secas mais macias. Todos os óleos que usei são 100% orgânicos! Fico feliz quando consigo isso. Por isso essa barra ganhou um “BIO” no nome.

Produção: 15/09/2010

Liberado: 13/10/2010

Ingredientes

  1. óleo de buriti orgânico
  2. manteiga de cacau orgânica
  3. óleo de babaçu orgânico
  4. óleo de palma orgânico e kosher
  5. água desmineralizada
  6. NaOH
  7. OE sândalo amyris
  8. OE salvia esclareia
  9. OE laranja doce

A cor dessas barras ficou linda. O cheiro do óleo de buriti característico permaneceu, mas misturado com os óleos essenciais aromáticos, principalmente o laranja, então ficou bom. Vou testá-lo agora mesmo antes de colocar na loja 🙂

Anúncios

14 Respostas para “soap #29 Barra Facial Pele Seca BIO

  1. Olá sachi,
    Eu já fiz esse sabonete também….rsrrsrs a cor é maravilhosa, mas vc vai perceber um incoviniente que nem todos gostam que é a espuma na cor alaranjada, ou seja, esqueça aquela espuma branquinha que está acostumada. Mas para a pele age como um protetor solar natural devido ao alto teor de betacaroteno além de recuperar a elasticidade natural da pele.
    Parabéns !!! Vc está no caminho certo, ainda mais qdo valoriza os nossos óleos brasileiros. Escreva pra mim preciso falar com vc. Bjos Breno

  2. E com óleo de dendê, daria certo? /o dendê tem muita vitamina e tem essa cor laranja-avermelhada… eu gosto do cheiro do dendê, faço óleo de banho com uma mistura de dendê, oliva e girassol.
    Talvez eu tente um sabonete.

    • Sim, com certeza daria certo. Existem muitas receitas de sabonete com óleo de dendê. Mas as propriedades são diferentes do óleo de buriti e cada óleo apresentará uma característica diferente no sabonete. Experimenta fazer e me conta como ficou depois. Boa sorte 🙂

    • Badá,
      Muito boas essas fotos!
      Eu fiz sabonetes com óleo de dendê. Ficaram muito bons. Excelentes.
      Um abraço. Aderbal

  3. Pingback: Super aprovado! | supasoap

  4. Sachi
    Que bom ter pessoas como voce que valorizam coisas tao sublimes tais como a natureza nos concede pura e majestosamente.
    Moro no Rio de Janeiro e queria uma sugestao de como obter revistas ou mesmo livros que me mostrem qual a medidas certa de NaHO e tambem se conhece algum lugar o qual poderia obter ‘oleos e manteigas organicos e a frios do Amazonia
    Marta
    Grata!!

    • Olá Marta. Obrigada pelo comentário 🙂
      Não conheço livros ou revistas brasileiros que falem de índice de saponificação, mas você pode consultar livros americanos sobre sabonetes artesanais cold process na Amazon.
      Quanto aos óleos e manteigas, consulte a Naturais da Amazônia. Boa sorte!

  5. Pingback: soap #29 Barra Facial Anti-aging BIO | supasoap

  6. oi bom dia sou genira presidente da coopercinco boa vista /rr e trabalho projetos do buriti kero saber mais

  7. gostariade seber mais sobre sabonete e oleos de buriti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s