soap #7 chá verde • versão 2 • orgânico

Esse é um sabonete pelo qual eu tenho um apreço especial. O chá verde é realmente um ingrediente incrível tanto para ingerir como bebida quanto para usar nos cosméticos. Já falei sobre os seus benefícios aqui nesse post.

Esse é um chá verde tipo sencha, produzido no Brasil. É raro encontrar sencha made in Brasil e ainda por cima orgânico. Só conheço esse, da Yamamotoyama. Nessa versão desse sabonete, eu usei um azeite de oliva extra virgem orgânico italiano para macerar o chá verde.

A infusão ficou em maceração durante mais de um mês. Para coar o óleo, eu estou agora usando um filtro de papel que eu comprei na Liberdade. É um filtro específico para coar óleo de cozinha. O melhor jeito de coar é aquecendo antes o óleo, assim o óleo passa com mais facilidade pelo filtro. E ainda por cima, o fato de aquecer o óleo ajuda também a transferir os elementos do chá verde (ou outra erva se for uma infusão de ervas) para o óleo ao máximo. Mas é preciso tomar cuidado com a temperatura, aquecer demais modifica a estrutura do óleo e alguns nutrientes podem se perder. Depende de cada óleo, mas para o azeite, eu tento não ultrapassar os 50ºC.

O azeite coado fica com uma linda cor verde escura, do chá verde. Isso significa que uma boa quantidade do material lipossolúvel do chá verde efetivamente se dissolveu no óleo com sucesso.

Como conservante natural para evitar a oxidação, acrescentei algumas gotas de oleoresina de alecrim. É um líquido bem grosso e as gotas demoram para cair. Tem um leve cheiro herbáceo bem gostoso. Mas ele não tem a finalidade de aromatizar e sim de evitar a oxidação e rancificação do óleo vegetal, nesse caso o azeite de oliva macerado com chá verde. Já mencionei antes que a clorofila, presente no chá verde, é um fator que pode facilitar a oxidação.

Dessa vez, diferentemente do primeiro lote, criei uma fragrância para este sabonete. É uma sinergia dos óleos essenciais de gengibre e de limão siciliano maduro. Eu adoro essa mistura. É quente e ao mesmo tempo fresco. O limão dá uma leveza à qualidade muito “fechada” do gengibre.

Produção: 07/09/2010

Liberado: 05/10/2010

Ingredientes

  1. azeite de oliva extra virgem orgânico macerado com chá verde orgânico
  2. óleo de babaçu orgânico
  3. óleo de palma orgânico e kosher
  4. água desmineralizada
  5. NaOH
  6. OE gengibre
  7. OE limão siciliano maduro
  8. oleoresina de alecrim

Os sabonetes naturais não precisam de corantes. As cores naturais que aparecem neles são as mais bonitas. Esse verde claro vem do chá verde, que transferiu sua coloração (e outros elementos) para o azeite.

9 Respostas para “soap #7 chá verde • versão 2 • orgânico

  1. elisabete aparecida dos santos

    Estou com uma dúvida enorme. Por que as receitas estão agora em % e não mais em gramas? Sou nova no assunto e estou encontrando dificuldades para enteender. Como fazer as alterações de % para grama. Grata. Bete.

    • A porcentagem é em relação à quantidade total dos óleos. Por exemplo, se vc quizer fazer um lote com 1 kg de óleos, todos os ingredientes são calculados com base nessa quantidade. Exemplo. Se a receita pede 30% de azeite de oliva, são 300gr, já que 30% de 1kg são 300gr.

  2. Senhora, fiquei muito feliz por encontrar mais pessoas que fabricam seus próprios saonetes a frio. Minha dúvida é em relação aos óleos essenciais e a oleoresina de alecrim, pois resido em Brasília-DF e não encontro esses ingredientes por aqui. A senhora teria como me informar, por e-mail, onde adquirir esses óleos? aqui em Brasília só encontro óleo de eucaliptus e ainda, com álcool e outros ingredientes que estragam minha receita. Muito obrigado!!!

  3. Maria João Oliveira

    Bom dia,

    Novamente de Portugal!
    Preciso de uma ajudinha, procuro moldes de madeira que não seja necessário forrar, poderia-me dizer onde comprou o seu?

    Agradeço se possível esta informação.

    Abraço

    Maria João

  4. Maria João Oliveira

    Obrigada!

  5. Pingback: soap #7 Chá Verde • 3 | supasoap

  6. Muito legal suas postagens! Gostaria de saber as proporções dos ingredientes do seu sabão de chá verde.
    Gratidão!

Deixe um comentário

