soap #28 Alentejo

Uma vez eu vi num blog japonês um sabonete de vinho tinto. Eu amo vinho, então achei uma ótima ideia. O vinho tinto é rico em tanino, que é um antioxidante natural. É por isso que os bons vinhos tintos podem durar tantos anos. Então, se é antioxidante, só pode fazer bem para a pele também! É antienvelhecimento. Não que envelhecer seja ruim, mas retardar o envelhecimento precoce as vezes é bom 🙂

Daí pensei, não vou fazer simplesmente um sabonete de vinho tinto. Vou fazer um temático 😀 Já que o azeite de oliva é um óleo maravilhoso que uso muito para fazer sabonetes, vou fazer um sabonete regional, com vinho e azeite do mesmo lugar. Assim nasceu a ideia de fazer uma linha de sabonetes Alentejanos, Toscanos, Riojanos, etc. Vai ser divertido!

O primeiro da linha é o Alentejo, uma importante região vitivinicultora de Portugal. O seu nome vem de “além do Rio Tejo”, ou seja, região que fica além do Rio Tejo para quem está em Lisboa.

Vou copiar um texto que descreve essa região de um modo que dá pra imaginar a sua paisagem. “Há algo de profundamente retemperador e libertador na paisagem alentejana, no espaço sem fim, na imensidão das planícies ondulantes, no céu amplo e de um azul imaculado, no horizonte infinito… e nas gentes, no povo tranquilo e orgulhoso do Alentejo. A paisagem discorre suave por entre a vinha e os campos de cereais, pintada ora de um verde intenso no final do Inverno, ora cor de palha no final da Primavera, ora ocre no braseiro dos meses de Verão. O semblante inconfundível dos sobreiros e azinheiras marca a linha do horizonte, traços de identidade da região que ocupa mais de um terço da área do território continental.” Peguei do site Vinhos do Alentejo.

Bonito, né? Tem cara de lugar com comida boa e bom vinho! Para o meu sabonete, eu escolhi um ótimo azeite extra virgem alentejano e um vinho de preço não tão alto, mas nada mal para o dia a dia. Na casa dos R$30,00. Como o que vai no sabonete é pouco, o resto eu bebi 😀

Eu tive sorte. Esse azeite estava com uma super promoção no Santa Luzia. Era perto do fechamento, no finalzinho do dia. A promoção era tão boa que depois, na hora de pagar, eu pensei, devia ter levado mais uma garrafa, mas quando voltei até a gôndola, já não tinha mais nenhuma, óbvio! Era quase metade do preço.

Como em todos os sabonetes com uma porcentagem grande de azeite de oliva, demorou para atingir o ponto do trace.

A foto acima é depois de ter adicionado o vinho tinto. Eu substituí 25% da quantidade de água pelo vinho. Eu achei que a cor iria ficar mais escura. Talvez na próxima vez, eu deva dobrar a quantidade de vinho.

Produção: 14/08/2010

Liberado: 12/09/2010

Ingredientes

  1. azeite de oliva extra virgem
  2. óleo de abacate extra virgem orgânico
  3. óleo de coco
  4. óleo de palma orgânico e kosher
  5. vinho tinto alentejano
  6. água desmineralizada
  7. NaOH
  8. OE laranja doce
  9. OE cedro do texas
  10. OE tomilho
  11. OE gengibre
  12. oleoresina de alecrim

Um dia depois…

A cor ficou ainda mais clara depois de endurecer. Definitivamente, vou aumentar a quantidade de vinho da próxima vez.

Anúncios

8 Respostas para “soap #28 Alentejo

  1. Idéia criativa e excelente. E o texto, mais uma vez, está elegante, atraente e muito comunicativo. Parabéns.

  2. Sachi,
    fiquei encantada com suas embalagens….simples, bonitsa, bem feitas.
    Usei o Alentejo. Não concordo com o que vc me disse…..ele demora para fazer espuma, caracteristica de sabonetes feitos com grande qtdd de oleos extra-virgem……mas com um pouco de paciencia, espuma, e muito !!!! uma delicia de banho….no inicio a espuma é um creminho, mas depois começa a crescer, e fica deliciosa.
    Parabens, Sachi !!! Produto feito com cuidado, responsabilidade, critério.
    Desejo Sorte e Sucesso, com certeza vc está fazendo sua parte !
    abs,
    Beth

    • Oi Beth, que bom que você gostou! Eu achei que comparando com os meus outros sabonetes, a espuma desse demorava bem mais para se formar. Mas vc tem razão, com um pouco de paciência, ela se forma. Eu vou fazer de novo esse sabonete, mudando um pouquinho algumas coisas, e daí coloco na loja.
      Obrigada pela compra e pelo feedback carinhoso 🙂
      Vamos manter contato!
      bjs

  3. Sachi, eu não mudaria nada na formula, ela está perfeita……..experimente acrescentar alguma farinha ou farelo….isso faz com que aumente o atrito entre o sabão e a pele, fazendo a espuma aparecer mais rapido. Na Liberdade vende uma farinha de arroz moti que é otima para isso.
    Sucesso !

  4. aiiiii… perdi esse…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s