soap #26 Andiroba & Aloe Vera

Eu achei que já tivesse postado sobre esse sabonete, que é anterior ao de semente de framboesa! Bom, mas vamos lá.

Essa linda cor meio creme alaranjado vem do próprio óleo de andiroba. Esse é mais um super óleo amazônico medicinal. É a primeira vez que eu usei num sabonete. Uma vez eu estava mexendo com esses óleos e o meu amigo estava ao lado e quis experimentar, logo esse, de andiroba. A cara que ele fez foi de alguém que nunca tinha provado nada tão ruim! Ele disse que é muito, mas muito amargo. A explicação para esse amargor, encontrei no site da Amazon Oil. “A amargura do óleo de andiroba é atribuída a um grupo de terpenos chamados de meliacinas, que são muito semelhante às químicas amargas de antimalaria. Recentemente, uma destas meliacinas, chamada gedunina, foi documentada com propriedades antiparasiticas e antimalariais com efeito semelhante a quinina. Análises químicas de óleo de andiroba identificaram as propriedades antiinflamatórias, cicatrizantes e insetífugas que são atribuídas à presença de limonoides, nomeado de andirobina.” O pessoal lá da Amazônia faz velas com esse óleo, que se torna um repelente super eficaz contra mosquitos da dengue. Nunca fiz velas, de repente vou tentar fazer uma com esse óleo…

Em forma de sabonete, o óleo de andiroba é muito eficaz no tratamento de acne e espinhas. Eu estou usando atualmente esse sabonete, que já passou pelo seu período de 30 dias de secagem e maturação, para lavar o rosto e realmente é muito bom! A pele fica macia e estou livre de espinhas. Na verdade, a minha pele está com uma condição muito boa depois que comecei a usar somente os sabonetes feitos à mão com óleos de qualidade e a cuidar com tonificantes e hidratantes não industriais, feitos em casa, com águas florais, óleos vegetais e óleos essenciais. A diferença é brutal mesmo. Mas de vez em quando aparece uma pequenina espinha ou outra e com o sabonete de andiroba, ele parece limpar esses pequenos probleminhas.

Não me canso de apreciar esses óleos amazônicos! Como eles são bons! O meu parceiro / fornecedor Sr. Arnoldo da Naturais da Amazônia me contou que a grande maioria da venda deles é para fora do Brasil, principalmente Europa. É um pouco triste mesmo, que os próprios brasileiros não reconheçam ou conheçam os excelentes produtos brasileiros. Mas acho que aos poucos isso vai mudar.

Bom, voltando ao sabonete, assim como outros óleos amazônicos, o óleo de andiroba também se mostrou muito rápido para saponificar.

O aloe vera, também conhecido como babosa, entrou dessa vez em forma de suco natural. Eu substituí uma parte da água por esse suco.

Coloquei também um pouco de manteiga de muru-muru, que eu adoro, para uma hidratação maior ainda. Eu adoro o cheiro dessa manteiga vegetal. É meio doce. Aqui na foto, ela está derretida. Eu coloco em banho maria o próprio frasco e derreto lentamente a manteiga para ficar mais fácil de manusear.

Produção: 02/08/2010

Liberado: 31/07/2010

Ingredientes

  1. óleo de coco
  2. óleo de palma orgânico e kosher
  3. óleo de andiroba orgânico
  4. manteiga de muru-muru orgânica
  5. água desmineralizada
  6. suco natural de aloe vera
  7. NaOH
  8. OE de cipreste europeu
  9. OE de hortelã pimenta
  10. OE de alecrim QT 3

Esse sabonete já pode ser adquirido aqui.

2 Respostas para “soap #26 Andiroba & Aloe Vera

  1. Pingback: soap #26 Andiroba & Aloe Vera • 2 | supasoap

  2. Pingback: soap #43 Andiroba Citrus | supasoap

Deixe um comentário

