soap #20 Ucuúba & Açaí • versão 2

Fiz o segundo lote do sabonete de Ucuuúba & Açaí. Da semente da ucuúba (Virola surinamensis), uma planta amazônica ainda pouco conhecida fora de sua região de origem, se extrai a manteiga de ucuúba. É uma manteiga vegetal muito benéfica para a pele. Suas ações são cicatrizante, anti-séptica, hidratante, emoliente e revitalizante. Tem um alto poder de renovação celular e cada vez mais estão fazendo cosméticos a base dessa manteiga. Realmente o sabonete feito com ele é incrível, deixa a pele macia e é perfeito também para os homens, na hora de se barbear, por conta de suas ações que citei acima.

O açaí, já é bem mais conhecido por aqui. Os surfistas e os frequentadores de academia adoram! Eu não gosto muito de comer a polpa dessa fruta, mas em compensação, sei que para a pele tem altos benefícios e é um dos primeiros ingredientes que pensei para o usar no sabonete, quando comecei. Ele tem um alto teor de antioxidantes e isso ajuda a pele a retardar o processo de envelhecimento. Pela sua cor, um roxo bem escuro, dá para imaginar que tenha mesmo uma concentração grande de tanino, como o vinho tinto. O tanino é um antioxidante natural. Ultimamente vejo bastante cosméticos com açaí pelas lojas.

Dessa vez, eu fiz sem o óleo de coco, porque a manteiga de ucuúba tem um alto poder de saponificação também e assim dá para substituir completamente o de coco. Ela é bem mais suave e emoliente.

A manteiga de ucuúba derretendo na panela.

Ela realmente tem um alto índice de saponificação e atingiu o ponto do trace quase instantaneamente! Tem que ser jogo rápido pra misturar os ingredientes adicionais (açaí em pó e óleos essenciais) pra não enduerecer demais antes de colocar a massa no molde.

Dessa vez, tomei o cuidado de retirar um pouco da massa para fazer a mistura com o açaí em pó em outro recipiente menor e depois devolver e misturar o todo. Assim, o açaí se mistura mais uniformemente.

A cor do sabonete ficou mais escura por causa do aumento da proporção que coloquei da manteiga de ucuúba, que tem uma cor marrom avermelhada.

Produção: 22/07/2010

Liberado: 20/08/2010

Ingredientes

  1. manteiga de ucuúba orgânica
  2. óleo de arroz
  3. óleo de rícino
  4. óleo de palma orgânico e kosher
  5. água desmineralizada
  6. NaOH
  7. açaí em pó
  8. OE patchouli
  9. OE lavanda
  10. OE capim limão
  11. OE salvia esclaréia
Anúncios

4 Respostas para “soap #20 Ucuúba & Açaí • versão 2

  1. Parabéns, lindos sabonetes. Parecem a extensão de um estilo de vida. Também estou fazendo cold process e concordo com você sobre a constante vontade de experimentar algo novo.
    Vou continuar visitando seu blog.

  2. Pingback: soap #20 Ucuúba & Açaí • 3 | supasoap

  3. Pingback: soap #20 Ucuúba & Açaí • 4 | supasoap

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s