soap #10 Alecrim • versão 2

Fiz uma segunda versão desse sabonete de Alecrim. As folhas de alecrim que ganhei da minha amiga Andrea foram ligeiramente desidratadas e colocadas em maceração no azeite de oliva durante mais de um mês.

O alecrim, que é regido pelo sol, é uma erva maravilhosa e muito útil. Rosmarinus, seu nome em latim, significa “orvalho do mar”, por ser originário da costa do mar mediterrâneo. Vem sendo usado como erva medicinal e na cosmética desde os tempos antigos. Ele é estimulante e aquecedor.

Para a pele, é adstringente e faz parte dos principais ingredientes da água de colônia tradicional e da água húngara, usada como tônico facial e loção de rejuvenescimento pela Rainha Elizabeth da Hungria. Dizem que ela lavava o seu rosto com essa água todos os dias.

Seu efeito tônico e estimulante mental fez com que fosse chamado de erva dos estudantes. Era usado por estudantes da Grécia antiga em forma de guirlanda na cabeça para se preparar para as provas.

O sabonete que fiz com o azeite de oliva macerado com alecrim ganhou algumas boas mudanças em relação à primeira versão. A manteiga de murumuru agora é orgânica, da Naturais da Amazônia da qual sou fã. É uma manteiga vegetal extraída a frio da semente da palmeira de Murumuru, uma planta da região da Amazônia. Sou superfã das manteigas e dos óleos vegetais amazônicos, como já disse várias vezes nesse blog. São nutritivos e super emolientes para a pele. A de murumuru, é bastante usada para embelezar os cabelos também.

O óleo de palmiste, que usei na primeira versão desse sabonete, foi substituído pelo de babaçu orgânico, também da Naturais da Amazônia. O óleo de palma também fez um upgrade para a versão orgânica. Muito melhor né?

Adicionei um pouco de alecrim em pó, para reforçar ainda mais o poder dessa erva no sabonete. Ele também dá um aspecto decorativo, deixando uns pontinhos verde-marrom.

A fragrância dessa versão ficou um pouco diferente. Usei um óleo essencial de alecrim menos canforado do que o anterior e um de tomilho, no lugar do de manjerona. Ficou um aroma erbáceo bem bom. Fresco e estimulante.

Produção: 17/07/2010

Liberado: 15/08/2010

Ingredientes

  1. azeite de oliva macerado com alecrim
  2. óleo de palma orgânico e kosher
  3. óleo de babaçu orgânico
  4. manteiga de murumuru
  5. água desmineralizada
  6. NaOH
  7. alecrim em pó
  8. OE de alecrim
  9. OE de tomilho

Eu estou um pouco atrasada nos posts… esse sabonete já passou pelo seu período de um mês de cura e já está a venda lá no site.

Anúncios

3 Respostas para “soap #10 Alecrim • versão 2

  1. Pingback: soap #10 Alecrim • 3 | supasoap

  2. Pingback: soap #4 Alecrim • 4 | supasoap

  3. Alguém pode me mandar uma receita de sabonete com as quantidades de produtos a serem usados?
    Se possível enviar para lucimar160@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s