soap #23 Jasmim

Acho que de todos os sabonetes que fiz até agora, esse é o mais feminino. Mas gosto de lembrar que feminino não é sinônimo de mulher, portanto, não significa que é proibido para os homens. Muito pelo contrário. Qualidades femininas são muito úteis de vez em quando para os homens também. Todos nós somos feitos com elementos femininos e masculinos, se não, seríamos seres desequilibrados.

Dioscórides, autor greco-romano da obra De materia medica, a principal fonte de informação sobre drogas medicinais desde o Século I até o Século XVIII, escreveu que o jasmim era usado para perfmar o ar nos banquetes. Para os chineses, que o usam para aromatizar o chá, simboliza a docura da mulher. Na India, o seu óleo essencial era usado para perfumar os cabelos e o corpo. E na Idade Média, significava elegância. Para mim também, acho que elegância é uma palavra que representa bem essa flor.

Segundo Robert Tisserand, um conceituado aromaterapeuta inglês, o jasmim “é antidepressivo e produz um sentimento de otimismo, confidência e euforia. É mais útil em casos onde há apatia, indiferença ou alienamento.” No que diz respeito aos efeitos físicos, ele é benéfico para os cuidados da pele seca e/ou madura e também age no sistema reprodutor feminino. Ajuda no parto e no fluxo de leite na hora da amamentação.

Usei a infusão de jasmim no óleo de arroz que mostrei nesse post para fazer esse sabonete. Acrescentei um pouco de manteiga de cupuaçu, um super emoliente da pele, para ajudar ainda mais a pele ressecada. Essa época do ano (no hemisfério sul) pede.

Derretendo os óleos sólidos.

Essa foto acima é a mistura dos óleos essenciais, que se tornou uma maravilhosa fragrância floral. O óleo essencial de jasmim é um dos mais caros que existem. Custa uns R$300,00 para 10ml. Para substituir, criei uma outra fragrância pensando nele, com uma sinergia dos óleos essenciais de ylang ylang (uma flor com uma fragrância extremamente doce), petit grain (extraído das folhas e dos galhos da laranjeira), gerânio (flor) e ho wood (usei como fixador, aroma amadeirado e relaxante). Gostei muito!

Produção: 08/07/2010

Liberado: 06/08/2010

Ingredientes

  1. óleo de arroz macerado com jasmim
  2. óleo de babaçú orgânico
  3. óleo de palma orgânico e kosher
  4. manteiga de cupuaçu
  5. óleo de rícino
  6. NaOH
  7. água desmineralizada
  8. OE de ylang ylang
  9. OE de petit grain
  10. OE de gerânio
  11. OE de ho wood
  12. oleoresina de alecrim
Anúncios

2 Respostas para “soap #23 Jasmim

  1. Sachimi,
    Esse seu post está de uma qualidade que causa emoção. Além de culto, está poético.
    Acrescentar explicação ao uso do adjetivo “feminino” não se faz necessário porque sua explicação já está tão completa e bela. Porém, quero acrescentar um exemplo do mundo dos vinhos de Bordeaux que está em plena harmonia com o que você diz. Fala-se do vinho do Château Margaux como sendo um vinho feminino em comparação a grandes vinhos de outras denominações da região. Como você, usam “feminino” para exprimir elegância.
    Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s