soap #9 Camomila • versão 2

Aquela infusão de camomila que fiz no dia 20 de maio, finalmente virou sabonete. A camomila desidratada ficou macerando no azeite de oliva extra virgem durante mais de 40 dias. Esse é um sabonete que eu já fiz antes e é maravilhoso, faz uma espuma cremosa e, embora eu não coloque nenhum aroma adicional, o sutil cheirinho de camomila que fica da infusão me tranquiliza. Eu sei como a maioria das pessoas adora um aroma bem pronunciado no sabonete, mas eu quis deixar esse sabonete de novo só com o aroma da infusão, sem adicionar óleo essencial de camomila para reforçar. Até pensei em fazer isso, mas não sei, minha intuição falou que era para deixar assim. Então tá, eu obedeci.

Mas em compensação, dessa vez, eu coloquei camomila desidratada nova na massa, em vez de usar o que tinha ficado depois de coar a infusão. Assim, acho que consigo incluir mais propriedades dessa erva no sabonete. Nossa pele merece.

O que mudou também da primeira versão para esta, é que usei manteiga de cacau e óleo de babaçu orgânicos, da Naturais da Amazônia. Aqueles maravilhosos que eu já comentei antes. Acrescentei também óleo de palma orgânico, que na receita da primeira versão não tinha. Essa versão também ganhou como conservante natural a oleoresina de alecrim.

Todos os óleos e manteiga derretidos.

Adicionando a camomila no final.

Produção: 03/07/2010

Liberado: 01/08/2010

Ingredientes

  1. azeite de oliva macerado com azeite de oliva extra virgem orgânico (coado)
  2. óleo de babaçu orgânico
  3. óleo de palma orgânico e kosher
  4. manteiga de cacau orgânico
  5. água desmineralizada
  6. NaOH
  7. camomila desidrata
  8. oleoresina de alecrim

Achei que foi acertado ter deixado sem adição de fragrância, porque esse sabonete de camomila, além do aroma da infusão, ficou com um cheirinho adocicado da manteiga de cacau. Adorei! Eu amo os óleos essenciais e adoro fazer as misturas para criar uma fragrância, mas de vez em quando eu gosto também de fazer um sabonete mais simples, que manifeste apenas o aroma dos óleos usados. E quando os óleos são extra virgem e orgânicos, o aroma deles fica muito melhor e mais acentuado.

Deixe um comentário

