infusões • jasmim, capim-limão, neem

Algumas infusões que fiz recentemente.

O óleo essencial de jasmim é um dos mais caros que tem, mas em compensação, também é um dos mais valiosos. Ele age principalmente no nível emocional, sendo um sedativo dos nervos e, ao mesmo tempo, estimulante. Segundo Robert Tisserand, um conceituado aromaterapeuta inglês, o jasmim “é antidepressivo e produz um sentimento de otimismo, confidência e euforia. É mais útil em casos onde há apatia, indiferença ou alienamento.” No que diz respeito aos efeitos físicos, ele é benéfico para os cuidados da pele e também age no sistema reprodutor feminino. Ajuda no parto e no fluxo de leite na hora da amamentação. Fora isso, o seu óleo essencial é um perfume fora do comum, profundamente doce e floral. Muito elegante. Ainda não tive coragem de comprar o seu óleo essencial com preço elevadíssimo, mas quando eu vi, no Santa Luzia, um chá de jasmim com as flores desidratadas, não tive dúvidas. Logo comprei e fiz uma infusão com óleo de arroz.

Não vai ter o aroma de um óleo essencial feito com as flores frescas, nem de longe, mas espero conseguir pelo menos extrair as propriedades liposolúveis dessa maravilhosa flor para fazer um sabonete com essa infusão.

O capim-limão é uma erva comumente usada como chá aqui no Brasil. Eu adoro! É um sabor refrescante e sinto que é um ótimo digestivo para substituir o cafezinho depois das refeições. Eu não sou muito de café, sou muito mais chá. E de todos os tipos. Quando comprei o chá de jasmim, aproveitei e levei também o de capim-limão, também para fazer uma infusão e depois virar sabonete.

O neem, ainda uma planta pouco conhecida por aqui, é utilizado largamente na India como uma planta medicinal e muito útil também na agricultura por suas ações antibacteria e antipraga. Ela tem muitas outras ações valiosas como o combate a acne, celulite, enxaqueca, reumatismo, prevenção de hipertensão e diabetes, etc. Pode-se ler a respeito em textos aqui, aqui e aqui. Eu tomei algumas vezes como chá e na primeira vez, levei um susto de tão amargo. Dizem que quanto mais amargo, melhor é o seu efeito. Mas de tão amargo, não consegui fazer um uso constante desse chá. Pensei que ele seria mais útil como sabonete e resolvi também fazer uma infusão no óleo de arroz com ele. Imaginei fazer um sabonete para as mãos para ficar no lavabo, por causa de suas propriedades bactericida e antifúngica. Daria também para fazer um ótimo shampoo sólido anti-piolho para crianças.

Anúncios

6 Respostas para “infusões • jasmim, capim-limão, neem

  1. Tambem daria um otimo sabonete vaginal…
    Com acrescimo do copaiba e andiroba!

  2. Pingback: soap #22 Neem « supasoap

  3. Pingback: soap #23 Jasmim « supasoap

  4. Pingback: soap # 31 Neem 80 Dias | supasoap

  5. Neem perde suas propriedades facilmente com temperaturas elevadas!

    • Olá Márcio, essas infusões não passam por aquecimento. As ervas são deixadas no óleo durante semanas. O processo de produção de sabonetes que uso, o cold process, também não atinge temperaturas elevadas, no máixmo 50 a 60 ºC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s