Lava-roupas biodegradável

Fiquei de contar o que eu fiz com o óleo das infusões que não vingaram deste post. Foram as infusões de lavanda e de alecrim frescos que ficaram turvos e não podia mais usar para fazer sabonetes. Coei e juntei os dois óleos e decidi fazer um sabão para lavar roupas. Mas antes disso, eu “cozinhei” esse óleo, fervendo-o durante algum tempo para matar qualquer fungo e bactéria que pudesse ter causado a infusão ficar turva. Isso também reproduz mais ou menos o óleo de cozinha usado para fazer sabão, que foi é fervido durante a fritura e esse óleo dá um ótimo sabão. Não se deve usar esse tipo de sabão no corpo, mas para lavar pratos é uma beleza. A espuma dura um tempão e elimina gorduras de um jeito que nenhum detergente faz. E o melhor, é biodegradável. Mas como aqui, não é propriamente um óleo de cozinha usado e sim uma infusão de alecrim e lavanda (que deu errado, mas mesmo assim), achei mais apropriado usar para lavar roupas. De repente, fica até com cheiro bom de lavanda! Não custa nada experimentar.

O método é igual o de sempre. Depois de coado, deu 610 gr de óleo. Acrescentei 300 gr de óleo de palma, 309 gr de água filtrada e 124 gr de NaOH.

Já que não era sabonete e não precisava ficar bonitinho, não usei o molde de sempre e coloquei a massa em dois potes de plástico reutilizados. O cheiro da massa ficou bom! Pensei, mmmmmm, até que esse óleo não estava tão ruim assim. Ficou quase um Marseille! Sabiam que existe sabão de Marseille para lavar roupas também? Eles vendem em flocos.

Não é porque é sabão que se pode eliminar etapas. Ele também ficou dentro da caixa de isopor, enrolado numa toalha para ficar dormindo no quentinho durante 24 horas.

Boa noite!

24 horas depois, virou um lindo sabão redondo e esverdeado. A cor é resultado da infusão das folhas de lavanda e de alecrim. O cheiro ficou realmente muito bom! Incrível que mesmo depois de fervido por um bom tempo, o cheiro permanece!

Na verdade, já tem um tempo que eu fiz esse sabão. Eu é quem estou atrasada nos posts. O seu tempo de cura de um mês também já passou e já usei-o várias vezes para lavar roupas. É assim que eu faço.

Eu ralo o sabão.

Coloco o sabão ralado num recipiente que suporta calor.

Cubro com água fervente e espero.

Vou fazer outras coisas e volto de vez em quando pra ver se derreteu. Falta um pouco.

Quando estiver assim, eu já uso. Com a ação da máquina, ele derrete por completo, principalmente se for usar água morna ou quente. Se for usar água fria, talvez seja melhor esperar que derreta por completo, mas eu tenho usado assim.

Não é ótimo? Eu amei o meu sabão. Ralar não dá tanto trabalho assim e dá pra deixar um tanto ralado para várias lavagens. E rende bem. Detergentes realmente poluem os rios e eu já vi várias vezes o Rio Tietê com um monte de espuma branca, na região perto de Barueri… é triste. É uma paisagem bastante perturbadora. Se todas as casas usassem sabão biodegradável para lavar roupa… ou melhor, se todos os fabricantes de lava-roupas fizessem sabão biodegradável no lugar de detergentes, acho que as coisas seriam diferentes.

4 Respostas para “Lava-roupas biodegradável

  1. Gosto muito de sabonetes artesanais. Você produz maravilhas, imagino o belo aroma e o poder medicinal dos sabonetes naturais depois de prontos.
    Aqui em casa fazemos sabão para lavar roupas e detergente para louça. Como reaproveitamos o óleo de cozinha nossas receitas ficam sem perfumes. Você saberia indicar algum produto barato para melhorar o aroma do nosso sabão!
    Muito Grata,
    Daniela

    • Olá Daniela! Obrigada pela visita 🙂
      Vc pode usar óleo essencial de limão, que não é caro e além de ficar com um aroma agradável, ele é um bactericida natural, perfeito para lavar louças. Vc também pode adicionar um pouco de pó de café, o aroma não fica tão intenso, mas o café tem a função de eliminar os maus odores.

  2. Ler seu blog tem sido um prazer nesses dias de folga! Já comprei seus incríveis sabonetes, mas essas postagens falando sobre sabão que me fisgaram…. faço sabão com óleo usado para lavar louça e me sinto inspirada a continuar por esse caminho!

Deixe um comentário

