soap #20 Ucuúba & Açaí

semente de ucuúba

semente de ucuúba

Estava querendo usar essa manteiga de ucuúba já há um tempo. Ela é bem peculiar, tem uma coloração escura e um cheiro bastante pronunciado. É um cheiro defumado de floresta, de animal, não parecia muito vegetal… diria que bem exótico! Ela é extraída de uma semente da planta amazônica de ucuúba. A característica dessa manteiga é o seu alto ponto de fusão de 53ºC e o seu alto índice de saponificação, o que significa que é muito indicado para a produção de sabonetes. Para a pele, diz-se que tem ação antiinflamatória, cicatrizante, revitalizante e anti-séptica comprovada.

a manteiga de ucuúba

Quando derreti a manteiga com os outros óleos sólidos, fiquei até assustada com o seu cheiro tão pronunciado! Fiquei pensando se iria ficar um sabonete com cheiro de animal defumado 😀 Não ia ser nada bom, então eu resolvi caprichar nos óleos essenciais.

o óleo de ucuúba derretido com os outros óleos sólidos

o óleo de ucuúba derretido com os outros óleos sólidos

Fiz uma combinação de 4 essências, o de patchouly, que é um ótimo fixador, e tem um aroma terroso que combina com essa coisa da floresta, o de capim limão, para dar um frescor, o de lavanda, para um toque feminino e floral, e o de salvia esclareia. A combinação ficou muito boa, modéstia a parte. Eu adorei. Primeira vez que eu usei o patchouly numa mistura aromática. Estou mais consciente em misturar as notas altas, médias e baixas dos óleos essenciais para equilibrar e fixar o aroma final.

a sinergia dos óleos essenciais

Por causa de seu alto índice de saponificação, eu já imaginava que iria atingir o ponto do trace bem rápido. E realmente foi! Obviamente não precisou usar o mixer. E o engraçado é que nessa altura, mesmo antes de colocar as essências, aquele cheiro forte da ucuúba já tinha sumido. Acrescentei o açaí em pó no final e misturei mais um pouco.

açaí em pó

consistência de pudim

Produção: 07/06/2010

Liberado: 05/07/2010

Ingredientes

  1. óleo de arroz
  2. óleo de coco
  3. óleo de palma orgânico e kosher
  4. óleo de rícino
  5. manteiga de ucuúba
  6. água purificada
  7. NaOH
  8. açaí em pó
  9. óleo essencial de patchouly
  10. óleo essencial de capim limão
  11. óleo essencial de lavanda
  12. óleo essencial de salvia esclareia

Anúncios

7 Respostas para “soap #20 Ucuúba & Açaí

  1. Ao ler este post, achei muito bacana como seu processo de busca pela composição desejada se desenvolveu, chegando a uma mistura equilibrada de conhecimento e feeling.

  2. lindissimo digno de uma profissional como voce!!!!!!!

  3. Pingback: soap #20 Ucuúba & Açaí • versão 2 | supasoap

  4. Pingback: soap #20 Ucuúba & Açaí • 3 | supasoap

  5. Oi Sachi, notei que voce está usando um açaí desidratado, cujo processo inclui um agente carreador, que normalmente aqui no Brasil é maltodextrina. Pela coloraçao, me parece algo em torno de 90% de malto para 10% de açaí. Entao me pergunto qual seria a sua intenção em misturar esse produto? é apenas para agente exfoliante ou tem mais alguma razão?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s