soap #19 Milk & Honey

Faz alguns anos que eu não tomo mais leite. Descobri que alguns problemas bem incômodos de pele e do aparelho digestivo que eu tinha durante anos e não conseguia curar eram causados pelo aparentemente inocente leite. Só que recentemente eu tinha comprado leite para fazer um doce e como eu não ia tomar o que sobrou, resolvi fazer um sabonete com ele. O leite que eu usei é daqueles de garrafa de plástico com prazo de vencimento curto. Não é o “longa-vida” de tetra-pak. Aliás, que nome mais errado que deram para esse tipo de leite! Deveria se chamar vida curta… mas enfim.

O meu sabonete de leite pedia algo a mais. Queria algo doce. Logo, pensei no mel. O mel que eu estava usando naquele momento era o mesmo biodinâmico da Fazenda Tamanduá do sabonete de Aveia & Mel, só que de variedade diferente. Este é o Velame, bem mais escuro na coloração e o sabor é bem mais denso. Ele é, fisicamente, também mais denso, mais sólido e pesado. Um mel bastante peculiar. Quis ver que sabonete que ia dar.

Mesmo esquentando um pouco o mel antes de colocar na massa para se misturar melhor, ele não derreteu por completo e ficou algumas áreas com mais mel concentrado do que outras. Tudo bem, acho que isso também dará um desenho interessante.

A massa em si, foi bastante rápido para chegar ao ponto do trace. Nem precisou usar o mixer elétrico. Aparentemente quando se acrescenta produtos lácteos como leite ou yoghurt, o processo se acelera bastante. Talvez por causa da proteína.

Produção: 05/06/2010

Liberado: 03/07/2010

Ingredientes

  1. azeite de oliva
  2. óleo de palma orgânico e kosher
  3. óleo de coco
  4. óleo de rícino
  5. óleo de girassol orgânico
  6. água purificada
  7. leite
  8. NaOH
  9. mel biodinâmico Velame

Mais uma vez, o mel deixou o sabonete com um aroma bem doce! Parece caramelo! Sabendo que isso iria acontecer, dessa vez não coloquei nenhum óleo essencial para deixar que o mel e o leite manifestem o seu próprio aroma. A aparência das barras ficou parecendo um doce de leite. Não vai dar pra deixar perto de crianças, se não elas comem por engano 😀

No quesito efeito para a pele, tanto o mel quanto o leite são hidratantes e emolientes. Estou usando nesse momento o sabonete de yoghurt (que já está a venda aqui) e que espuma cremosa que ele faz! Uma coisa impressionante. Esse de leite também deve ficar assim. Vamos ver. Daqui a um mês eu conto.

5 Respostas para “soap #19 Milk & Honey

  1. Sachi, tenho pouco tempo para ler todos os seus excelentes artigos me sinto até atrasada para fazer os comentários, mas como acabei de fazer um sabonete de leite de cabra e consegui que ele “aparentemente” ficasse branquinho vou repassar a dica: Substiuindo a água da lixivia por leite (partir deste ponto). O leite precisa estar semi congelado (em raspas) também vai precisar de um banho de gelo (como banho maria só que com gelo). Divida em 3 partes iguais e separe uma para começar. Nesta primeira comece adicionar a soda 99% muito lentamente. Monitore a temperatura para não passar de 37ºC (levei 40 minutos só para preparar esta mistura controlando a temperatura) na medida que for adicionando a soda acrescente o leite que separou também. Depois o procedimento é o mesmo. O meu esta repousando no momento mas quando a massa chegou ao trace estava bem clara. A cor caramelo se dá por causa da “queima” que a soda provoca no leite devido a alta temperatura, portanto, se vc impedir que a reação ultrapasse os 37ºC isso não irá ocorrer. Espero ter colaborado. Um grande abraço.

    • Jumara, obrigada pela dica. Eu tinha lido sobre esfriar o leite em outro blog também. Aqui neste sabonete, eu não me preocupei em deixá-lo branquinho, pois de qualquer maneira com o mel, a cor iria ficar assim, meio caramelo. Vou tentar fazer como vc falou da próxima vez que for usar o leite sem o mel.

  2. Eu já desenformei o meu. Ele não ficou tão branquinho como gostaria mas esta bem claro, uma cor creme tentendo para um tom claro de salmão. De todos os que fiz com leite este foi o que ficou mais claro. Esqueci de alertar que na medida que for acrescentando a Soda a viscosidade vai aumentando e a solubilidade ficará prejudicada, por isso é importante adicionar as 2 partes de leite reservadas aos poucos na medida que sentir necessidade.

  3. Eu já desenformei o meu. Ele não ficou tão branquinho como gostaria mas esta bem claro, uma cor creme tendendo para um tom claro de salmão. De todos os que fiz com leite este foi o que ficou mais claro. Esqueci de alertar que na medida que for acrescentando a Soda a viscosidade vai aumentando e a solubilidade ficará prejudicada, por isso é importante adicionar as 2 partes de leite reservadas aos poucos na medida que sentir necessidade.

  4. Me perdoe não sei porque a mensagem duplicou!

Deixe um comentário

