soap #18 Mexerica Mix

infusão de cascas e folhas de mexerica em óleo de semente de uva

 

O meu melhor amigo Pedro plantou pés de mexerica e laranja quando era criança. Acho que ele tinha me contado que tinha sido um castigo que ele recebeu 😀 Teve que plantar vários pés num terreno super difícil, inclinado. Os pés cresceram super bem e dão frutas todo ano. No mês passado ele trouxe umas mexericas e ele me deu a ideia de fazer uma infusão com as cascas e folhas. Não hesitei, fiz logo uma no óleo de semente de uva. Depois de umas duas semanas, ficou um aroma leve mas bem nítido de mexerica no óleo. Quis fazer um sabonete com esse óleo criando uma mistura de cítricos. Então pensei. Casca de laranja desidratada para decorar e também para servir como esfoliante, não seria nada mal.

casca de laranja desidratada

 

É claro que como fragrância teria que ter algum óleo essencial cítrico e eu tinha o de laranja doce. Mas não quis fazer um aroma só com uma essência. Cada vez mais estou convencida de que os óleos essenciais funcionam melhor quando misturados. É o que está escrito em todos os livros de aromaterapia, mas eu já consegui constatar isso na prática. Eles agem em sinergia e a mistura é melhor do que a soma das partes. Nasce um novo mundo quando se mistura os aromas. Para não virar um carnaval, é bom limitar em três ou quatro. Para a produção de um sabonete, aconselho fazer a mistura com bastante antecedência, se der, um dia antes, se não, pode ser algumas horas antes. Isso é para dar o tempo aos óleos essenciais a se fundirem e fazerem a tal da sinergia. Talvez plantas também sejam como gente, leva um certo tempo para se conhecerem 😀

Essa mistura que fiz de laranja doce, bergamota (outra fruta cítrica), erva-doce e palmarosa, foi totalmente intuitiva, sentindo todos os frascos que eu tinha aqui. Ficou uma cor interessante, geralmente fica mais transparente e essa mistura ficou mais opaca.

os óleos essenciais misturados

 

a manteiga de manga, que tem um super poder emoliente

Produção: 03/06/2010

Liberado: 01/07/2010

Ingredientes

  1. infusão de casca e folhas de mexerica em óleo de semente de uva
  2. óleo de palma orgânico e kosher
  3. óleo de coco
  4. óleo de rícino
  5. manteiga de manga
  6. óleo de girassol orgânico prensado a frio
  7. NaOH
  8. água purificada
  9. casca de laranja desidratada
  10. óleo essencial de laranja doce
  11. óleo essencial de bergamota
  12. óleo essencial de erva doce
  13. óleo essencial de palmarosa

a cor e a textura da massa ficaram maravilhosas 🙂

adorei o desenho dele, meio oncinha 😀

2 Respostas para “soap #18 Mexerica Mix

  1. oi querida estou de volta ,coisas chatas me aconteceram mais … enfim to supeeer feliz por voce, parabens e continua fazendo sempre o seu melhor, tudo de bom ,pois voce merece!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

