soap #17 Wa

Parece uma cidade com um monte de prédios 😀 Esse cenário aí de cima são as barras de sabonete que batizei de Wa, que significa “do Japão” ou “da cultura tradicional japonesa” em japonês. Na verdade, é uma versão adaptada do Chá Verde, que tinha demonstrado manchas de oxidação na primeira versão, depois de uns 2 meses de produção. Essa nova versão ganhou duas ferramentas antioxidantes, o alecrim em pó e o óleo de girassol como super fat. “Wa” em japonês tem outro significado importante, que é “harmonia”, “equilíbrio” e aprofundando mais ainda, “paz”. Quem me lembrou disso foi a minha mãe, no comentário em japonês abaixo. Inclusive, o nome dela escreve-se com esse ideograma. (update 30/06/2010)

Ele também tem uma outra inovação em relação à primeira versão. No lugar da água purificada, eu fiz um chá com o chá verde orgânico, o mesmo usado na infusão de óleo, só que com folhas novas. Assim, eu pensei, teria extraído para o sabonete as partes solúveis em óleo e as partes hidrossolúveis do chá verde. Sabonetes de chá verde são muito populares no Japão ultimamente, por serem considerados excelentes para o rosto. Os benefícios citados são clareamento de manchas, deixa a pele mais uniforme, rejuvenecedor, prevenção de acne, etc.  Citando o site Jardim de Flores, o chá é ótimo para os cuidados da pele. “E para a pele mais um benefício: por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas. Na edição de 3 de março de 2004, a Revista Veja publicou uma matéria anunciando a mais recente novidade que aumenta a lista de benefícios do chá verde. Ainda na área da dermatologia, a novidade é que o chá verde pode proteger contra os efeitos nocivos do sol. Segundo a revista, “o assunto foi um dos mais comentados do último congresso da Academia Americana de Dermatologia, por causa de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova Jersey”. Eles descobriram que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele. A descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.” Que ótimo!

Sabia que usar chás e outros tipos de líquido no lugar da água para derreter a soda traz sempre umas surpresas na cor ou no cheiro com a reação química. Eu fiz um chá bem mais forte do que eu teria feito se fosse para tomar. Em contato com a soda, ficou preto!!

Vi aí que ia ser um sabonete totalmente diferente da primeira versão. Tudo bem, surpresas são bem-vindas.

No final, a cor clareou um pouco e ficou com cor de café com leite.

É engraçado, ficou com cara de sabonete de carvão de bambu, outro tipo de sabonete muito popular no Japão. Ele fica com essa cor, mas a espuma é branca 😀

Produção: 25/05/2010

Liberado: 23/06/2010

Ingredientes

  1. infusão de chá verde orgânico em óleo de semente de uva
  2. óleo de palma orgânico e kosher
  3. óleo de coco
  4. óleo de arroz
  5. óleo de girassol orgânico prensado a frio
  6. chá verde (o líquido)
  7. NaOH
  8. alecrim em pó
  9. óleo essencial de gengibre
Anúncios

7 Respostas para “soap #17 Wa

  1. Os sabonetes são bonitos e até dão vontade de comer. Os deste post (Wa) aparecem primeiro com uma tonalidade e depois com outra. Os da primeira parecem barras de caramelo; os segundos, barras de yōkan.

  2. あたらしい石鹸「WA」ができたみたいね。和の意味は、ハーモニー、協和という別のものもあるので、またどこかで説明しといてね。ママ

  3. Pingback: miolinho « supasoap

  4. Bom dia! Aprendi a fazer sabonetes no curso de naturopatia que fiz, mas a tecnica utilizada era com base comprada. Fui adaptando (com ajuda de uma amiga, Naiara que ja entrou em contato contigo) e chegamos num produto bom (“melhor”), mas ainda utilizando base vegetal. Temos muito interesse em chegar numa produção com principios parecidos com os seus, nos identificamos muito. Mas ainda temos muita vontade de seguir com uma linha mesclando medicina chines, indiana e natural brasileira. Gostariamos de saber se é possivel voce nos dar umas aulas para nós dois (talvez até consigo mais pessoas) , ou se voce sabe de alguem que de aulas numa linha mais natural.
    Gratidao!!!ahooo

  5. Pingback: soap #7 chá verde • versão 2 • orgânico | supasoap

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s