As novas infusões

Fiz de novo uma infusão de chá verde no óleo de semente de uva. Isso foi antes de descobrir sobre a perigosa combinação óleo de semente de uva + clorofila. Componentes que tendem à oxidação. Se bem que um sabonete que fiz com predominância desse óleo ainda está bem e já faz uns 3 meses. Mas era sem o chá verde (clorofila). Mas também eu agora tenho várias técnicas antioxidantes que posso usar.

Produção: 03/05/2010

  1. óleo de semente de uva | 300 gr
  2. chá verde orgânico | 30 gr

Essa é uma infusão que eu estou apostando. É a primeira vez que eu faço. Curiosamente, o óleo não está ficando vermelho, como eu queria. Acho que a substância que dá essa coloração à planta não é solúvel em óleo e só hidrossolúvel, já que o chá de hibiscus fica uma cor vermelha linda. Mas tudo bem, vamos ver no que dá. O hibiscus têm inúmeros benefícios se tomado como chá, inclusive emagrecedor e antioxidante. Espero que o óleo também puxe um pouco desse segundo efeito, o de antioxidante.

Produção: 06/05/2010

  1. azeite de oliva puro | 320 gr
  2. hibiscus | 16 gr

Essa é a infusão de mexerica em óleo de semente de uva. São as cascas e folhas de mexericas colhidas no sítio de um amigo. O óleo essencial de frutas cítricas são retiradas da casca. E como os óleos essenciais são solúveis em óleo, espero obter um óleo com a essência da mexerica.

Produção: 10/05/2010

  1. óleo de semente de uva | 150 gr
  2. casca, folhas e galhos de mexerica | 53 gr

Bom, essas duas infusões foram o desastre do mês. Alguma coisa deu errado e o óleo ficou turvo. O óleo das infusões precisam estar transparentes. Era uma infusão de alecrim fresco e outra de folhas de lavanda frescas. Consigo pensar apenas numa razão para isso. As folhas estavam úmidas demais e criaram mofo. Já tinha lido que o ideal é sempre fazer infusões com ervas desidratadas, mas eu gosto das frescas porque tem mais aroma. E eu já tinha feito antes infusões com as mesmas ervas frescas e tinha dado certo. Mas sempre estamos sujeitos a grande variedade de temperaturas, clima, etc. Fiquei morrendo de dó de jogar todo esse óleo fora. Foram 700 ml de azeite extra virgem. No próximo post eu conto o que fiz com ele.

Esta é a minha segunda infusão de camomila. Essa não vai ter erro porque usei a erva desidratada. E sei como fica incrível o sabonete feito com essa infusão. Na foto parece que o óleo está turvo, mas não está não. É só porque a camomila está preenchendo toda a área do óleo e não dá pra ver a transparência.

Produção: 20/05/2010

  1. azeite de oliva extra virgem orgânico | 520 gr
  2. camomila desidratada | 52 gr
4 Respostas para “As novas infusões

  1. Pingback: Lava-roupas biodegradável « supasoap

  2. Pingback: soap #21 Hibiscus « supasoap

  3. Pingback: soap #9 Camomila • versão 2 « supasoap

  4. Pingback: soap #8 Lavanda • versão 2 | supasoap

Deixe um comentário

