soap #15 Oliva Bio 72%

Existe uma controvérsia no meio dos saboneteiros se o Savon de Marseille (ou sabonete de Marselha) contem 72% de azeite de oliva em relação a toda a sua composição, sendo esse tipo de óleo o único usado ou se é o azeite de oliva que representa 72% em relação ao total dos óleos que o sabonete contem. Os que sustentam a segunda opção dizem que o restante dos óleos são compostos de óleo de palma e óleo de coco. Eu acho que a primeira opção é a mais provável.

Mas em todo caso, eu fiz a minha versão do sabonete de Marselha, mas vou chamar de Oliva Bio 72%, já que não sabemos qual que é a real. O “bio” é porque eu usei um azeite extra virgem orgânico e é assim que são chamados os produtos orgânicos na França. A minha versão optou pela segunda hipótese, de misturar um pouco de óleo de palma e de coco no óleo de oliva, porque é muito difícil de fazer um sabonete só com óleo de oliva. Demora muito para dar o ponto e também resulta num sabonete muito mole e que derrete com facilidade e ainda por cima, faz pouca espuma. O sabonete de Aleppo que comentei nesse post é feito só de azeite de oliva e ele é maravilhoso. Eu adoro. Mas a técnica milenar que eles têm não é fácil de imitar. Eles deixam o sabonete em cura durante mais de um ano!

Com 72% de azeite de oliva, realmente demorou muito para chegar no ponto do trace. O azeite extra virgem tem essa característica. Mas vale a pena tentar, porque resulta num produto de muita qualidade. É suave, não agride a pele e é bastante hidratante e emoliente. Na França, eles também vendem sabão de Marselha em flocos, para lavar roupa. Dizem que a roupa fica super macia e não precisa de amaciante. Deve ser muito bom mesmo e o melhor, não polui também. Ótimo também para pessoas alérgicas que não suportam detergente nem na roupa lavada.

Dessa vez eu usei os moldes antigos de silicone, que são bem menores que o de madeira que estou usando atualmente. Fiz um lote de 1 kg e dividi em dois moldes. Já que eu dividi, pensei em fazer um sem nenhum aditivo e fragrância como um bom sabonete de Marselha e no outro, acrescentei só um pouco de óleo essencial de manjericão para diferenciar um pouco. Oliva e manjericão combinam né?

Segundo Ann Berwick, o óleo essencial de manjericão age como um aquecedor e estimulante do sistema circulatório. Ele age também contra dores de cabeça e é antidepressivo. Para a pele, tem um efeito descongestionante e desintoxicante. Emocionalmente, é reanimador e alivia a mente e o coração conturbados. Eu gostei bastante do aroma herbáceo.

Esse é o azeite que eu usei.

Permaneceu nesse estado líquido por um bom tempo…

A cor ficou um pouco mais leitosa e a textura um pouquinho mais espessa depois de muito tempo mesmo com o mixer…

Produção: 15/05/2010

Liberado: 12/06/2010

Ingredientes

  1. azeite extra virgem orgânico
  2. óleo de palma orgânico e kosher
  3. óleo de palmiste
  4. água purificada
  5. NaOH
  6. óleo essencial de manjericão

Eu quero tentar ser paciente o suficiente para esperar secar bem esse sabonete. Talvez deixe curando alguns meses. O ideal seria tipo uns 6 meses… será que consigo?

4 Respostas para “soap #15 Oliva Bio 72%

  1. veja sobre sabão de marseille em
    http://www.mariusfabre.com

    muito lindo !!!! um dia vou conhecer o museu e a lojinha !
    abs
    Beth

  2. Oi Carolina, tudo bem? Gosto muito do savon de Marseille, sempre uso para o banho e para lavar roupa (na forma de sabao liquido mesmo). Gosto de valorizar os produtos regionais e aqui na Provence eles sao um luxo. Caso queira me fazer uma visita, o endereço aqui de casa é http://www.naprovence.com.
    Um abraço!

  3. onde compro o sabao de marselha? Vitória ES.
    Neumar

Deixe um comentário

