soap #3 Aloe Vera & Argila Verde • versão 2

Os testes estão indo bastante bem e tenho recebido muitos feedbacks positivos. É bem animador! Fiz então uma receita que já tinha testado antes e que eu, particularmente, gostei muito para usar no rosto. É o sabonete #3, o Aloe Vera com Argila Verde. Só que dessa vez, em vez de usar o extrato de aloe vera, usei a planta fresca. Deu um mega trabalho retirar o miolinho da babosa e separar o gel com a casca, mas valeu a pena!

Este é o aloe vera, também conhecido como babosa. No interior de cada um desses “galhos” verdes, contem um poderoso gel medicinal transparente que é muito usado contra queimaduras, pequenos cortes, rachaduras na pele, etc. É ótimo também para tratar a pele pós-bronzeamento.

Depois de retirar todo o gel, bati no liquidificador para virar líquido. Deu apenas 89 gr. Precisava de 140 gr para fazer um batch (chamamos de batch o lote de massa de sabonete que fazemos numa vez e o peso se refere ao total de óleos usados) de 1kg. Mas tudo bem, vai ficar com menos aloe vera, mas pode ser que faça uma diferença por ter usado a planta fresca.

Essa foto de cima já é a massa no ponto antes de ir para o molde, já com a argila verde. Olha como a cor da massa ainda está clarinha. Eu até fiquei preocupada, achando que não tinha colocado argila o suficiente. Isso porque eu tinha colocado proporcionalmente uma quantidade maior do que a primeira vez. É impressionante como a cor muda depois que o sabonete endurece.

Dessa vez foi muito difícil de tirar o sabonete do molde, diferentemente do anterior, de mel e aveia, que foi bem fácil. A cinza da soda insiste em aparecer, mas a parte de cima foi devidamente refilada.

Gostei. Era esse ângulo reto que eu buscava! A cor também ficou mais intensa. Mmmm, o cheirinho também é ótimo, adorei essa mistura de Eucalipto com Litsea Cubeba. Tem mais uma melhora, a adição do óleo de copaíba como super fat (aquele óleo a mais que vc coloca no fim do processo, que contei nesse post). Este vai ser um maravilhoso sabonete facial para pele oleosa.

Produção: 13/05/2010

Liberado: 10/06/2010

Ingredientes

  1. óleo de palmiste
  2. óleo de palma
  3. azeite de oliva extra virgem orgânico
  4. óleo de copaíba
  5. água distilada
  6. NaOH
  7. aloe vera fresco
  8. argila verde
  9. óleo essencial de eucalipto staigeriana
  10. óleo essencial de litsea cubeba
15 Respostas para “soap #3 Aloe Vera & Argila Verde • versão 2

  1. Querida…. simplesmente uauuuu
    Lindo, tenho certeza que o resultado sera super agradavel ,usei um sabonete de argila verde com oleo de copaiba e resultado foi surpreendente.
    Parabens por essa maravilha ,estamos a espera de maisssssssssss!!!!!!!!!!!!!

  2. Espero que voce consiga encontrar uma solucao para o problema do ash branco!

  3. Fiz hoje dois tipos de sabonetes, shampoo bar e argila verde, o shampoo bar lindo com uma consistencia otima , troquei o muru muru por pracaxi, ja o de arila tive o mesmo problema que voce teve com seu sabonete, nem usei o mix pois engrossou rapido demais, ficou consistencia feia, muito grossa, acho que esse problema esta ligado ao oleo de palma, pois no shampoo bar nao o acrescentei….
    Bom fiquei feliz mais ao mesmo tempo um pouco decepcionada …
    Da proxima nao ao oleo de palma!
    BJS!BOM FINAL DE SEMANA!

    • Oi Vanessa. Não acho que esteja ligado ao óleo de palma, o problema que vc teve. A minha segunda tentativa, das fotos desse post, deu super certo. acho que é o timing e a quantidade de argila que vc está usando. Muita argila deixa a massa dura. E tem que ser colocada depois do trace, misturando um pouco de massa de sabonete na argila para fazer uma pasta antes de adicionar ao resto da massa. Vc usou aloe vera? Vc usou o extrato ou o fresco?

  4. É a primeira vez que participo e espero que recebam os meus comentarios. Faço sabonete desde 2005 e tenho algumas dicas para compartilhar: Para evitar o ash eu uso a cera de abelha e ainda cubro o sabonete com papel filme de PVC. Tem ajudado.

  5. Por nada! Tente a cera de abelha também.
    Nossa! Este blog é muito legal é o primeiro que achei que trata o assunto com bastante seriedade, terei prazer em compartilhar as experiências. Estou para começar um novo lote e vou relatar os acontecimento com minha pequena produção aqui.

  6. Olá sachi, estava explorando o blog e li o artigo onde vc diz ter lido 2 livros da autora Yukiko Obata. Como faço para adquiridos? Estão em português ou em inglês?

  7. Ok, obrigada!

  8. Pingback: soap #3 Argila Verde & Aloe Vera • 3 | supasoap

Deixe um comentário

