soap #13 Aveia & Mel biodinâmico da Caatinga

O meu primeiro sabonete com meus novos equipamentos foi este com mel, que hidrata a pele e ao mesmo tempo tem uma leve ação antibactericida, e aveia, para uma esfoliação bem suave. É uma combinação clássica para biscoitos e bolos. O mel que eu usei desta vez é bastante especial. Ele é biodinâmico (proveniente da agricultura biodinâmica) e oriundo da caatinga em época de predominância de flores de Malva Preta.

malva preta

malva preta

Este mel é produzido pela Fazenda Tamanduá, que fica no município de Santa Terezinha, próximo à cidade de Patos na Paraíba. É uma fazenda toda biodinâmica e produz outros alimentos como queijos, leite de cabra, leite de vaca, frutas, arroz, etc. Ele é uma delícia e não tem porque a nossa pele não se beneficiar dele também em forma de sabonete 🙂 O mel, além de deixar a pele macia, é um ingrediente que, assim como o açúcar, faz o sabonete produzir uma espuma abundante. O meu primeiro sabonete foi um de mel e laranja doce e me lembro que ele ficou com um cheiro doce que dava vontade de comer!

Foi a primeira vez também que fiz uma quantidade maior de massa, com 1 kg de óleos base. Foi tranquilo, nem é uma quantidade tão grande, afinal, só produz 10 sabonetes de uns 120 a 140 gr cada. Mas em compensação, é feito com muito cuidado, carinho e atenção. É engraçado como a massa antes de colocar no molde ficou bem clarinha, apesar do mel ser escuro. Mas depois de 24 horas no molde, o sabonete ficou bem mais escuro, quase da cor do mel.

Essa foto de cima é o sabonete já duro, momentos antes de ser desenformado. Esse molde parece meio estranho, mas é assim mesmo. A prancha de cima com toda a parafernália de metal é para segurar o molde na prancha de baixo para a massa não vazar. O molde em si é vazado em baixo, sem fundo, assim fica desnecessário o uso do forro. No começo achei estranho, mas é bem prático.

Como a temperatura ambiente ficou mais baixa, apareceu bastante cinza da soda (soda ash). Esta cinza (o pozinho branco na superfície) é fruto da reação da soda cáustica, mas não é maléfico para o uso na pele. Só que fica feio 😦  Então a solução vai ser raspar bem rente, terei que ter uma mão precisa para deixar bem lisa a superfície… Mas em compensação, adorei o formato do bloco! Ficou super retinho.

Aqui é o super dispositivo de corte em ação. Adorei!

Olha os cortes super precisos feitos com ele. Os pontinhos são os flocos de aveia. Da próxima vez, eu vou usar uma versão inteira da aveia, sem ser essa em flocos. Acho que ficaram um pouco pequenos demais. Agora, o ponto alto desse sabonete por enquanto é o cheiro! Que aroma incrível!!! Eu até estava com medo porque a mistura que tinha feito com os óleos essenciais estava um pouco parecido com um tipo de perfume que eu não gosto. O que eu estava buscando era um aroma floral cítrico, mas com predominância da bergamota, mas acho que as flores dominaram a fruta. Só que com o mel, aconteceu algo que o aroma se transformou numa coisa indescritivelmente doce e gostoso! Tomara que daqui a algum tempo a tecnologia avance a ponto de podermos postar cheiros 🙂

 

Produção: 09/05/2010

Liberado: 07/06/2010

Receita

  1. óleo de arroz
  2. azeite de oliva puro
  3. óleo de palma
  4. óleo de palmiste
  5. água purificada
  6. NaOH
  7. mel biodinâmico Fazenda Tamanduá – Malva Preta
  8. aveia em flocos finos
  9. óleo essencial de geranio
  10. óleo essencial de lavandim
  11. óleo essencial de bergamota
Anúncios

15 Respostas para “soap #13 Aveia & Mel biodinâmico da Caatinga

  1. uauuuuu!! simplesmente lindo!

  2. Sobre o po branco, tenta cobrir a forma completamente da proxima vez, comigo sempre da certo…
    Sucesso……..

  3. adorei seu blog ! parabéns

  4. eu quero!!!!!!

  5. Pingback: soap #19 Milk & Honey « supasoap

  6. Pingback: soap #13 Aveia & Mel Biodinâmico da Caatinga • versão 2 | supasoap

  7. Pingback: soap #13 Aveia & Mel Biodinâmico da Caatinga • versão 3 | supasoap

  8. Pingback: soap #13 Aveia & Mel Biodinâmico • 5 | supasoap

  9. Pingback: soap #13 Aveia & Mel Biodinâmico • 4 | supasoap

  10. Pingback: soap #13 Aveia & Mel Orgânico | supasoap

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s