soap #12 Shampoo Bar

Esse aqui é um sabonete bem diferente dos outros que fiz até agora. Na verdade, um shampoo sólido. Contem dois ingredientes frescos, que normalmente seria altamente perecível, mas encerrados dentro de um sabonete, tem uma certa vida útil mais prolongada: gema de ovo e creme de leite fresco! Agora, quanto de vida útil tem, eu ainda não sei. Vou testar.

A gema é um poderoso emoliente e umectante, por isso é um ingrediente tradicionalmente usado em sabonetes artesanais. Ela encerra uma vida de um pintinho em potencial, então não devemos exagerar na quantidade. Por essa razão também é cheia de proteína. Ouvi dizer que, usada no cabelo, fica super macio e fácil de pentear. Tem muitas receitas caseiras de máscara para o cabelo que usa gema de ovo.

O creme de leite, não precisa nem de explicação. É super emoliente, pois é quase uma manteiga líquida. Tem uma bebida nos Estados Unidos que se chama egg nog e ela é consumida tradicionalmente na ceia de Natal. É uma mistura de ovos, leite, creme de leite e brandy ou rum. Esse Shampoo Bar seria uma adaptação dessa bebida numa versão “banho”.

Mas não podíamos deixar de incluir um item brasileiro. A manteiga de muru muru, também um super ingrediente para os cabelos, é uma manteiga vegetal amazônica. Eu já comentei que estou fascinada com os ingredientes amazônicos e quero introduzi-los sempre que posso nos meus sabonetes. “Na floresta, após ser macerada por pilão, (a manteiga de muru muru) é retirada através da fervura e utilizada nos cabelos por homens e mulheres, misturada a ervas aromáticas, no processo de embelezamento para as festas populares, dando brilho aos cabelos castigados pelo sol, chuva e vento.” (fonte: http://www.naturaisdaamazonia.com.br/)

Como fragrância natural, usei só um pouco de óleo essencial de hortelã pimenta, que é estimulante do sistema nervoso (cabeça) e é refrescante. Ótimo para lavar os cabelos massageando o couro cabeludo de manhã. Diz-se que é eficaz também contra dores de cabeça e enxaquecas.

Produção: 22/04/2010

Liberado: 20/05/2010

Receita

  1. azeite de oliva puro
  2. óleo de coco virgem
  3. óleo de palma
  4. óleo de rícino
  5. manteiga de muru muru
  6. água purificada
  7. creme de leite fresco
  8. soda cáustica
  9. gema de ovo orgânico
  10. óleo essencial de hortelã pimenta

* Os ingredientes das receitas serão indicados doravante em porcentagem em relação ao peso total dos óleos.

Anúncios

12 Respostas para “soap #12 Shampoo Bar

  1. estou curiosa para saber resultados????

  2. Vc acertou no creme de leite e na manteiga de murumuru…deixam o sabão delicioso, e o cabelo também…..já o ovo nunca testei !!!! depois me conte o resultado.

  3. Uhhhh um pouco com um pe atras ,sobre a gema de ovo,germes ,bacterias nesse caso talvez voce tenha que usar a vitamina E????

    • Não, a gema não é fator oxidante para o sabonete. É uma proteína com gordura. E em reação com a soda, essas substâncias se transformam e ficam mais duráveis. Germes e bactérias não sobreviveriam nesse ambiente alcalino.

  4. Qual o resultado?????? conta……

  5. Pingback: Lavando o cabelo com o Shampoo Bar « supasoap

  6. Olá, adorei a receita do xampu sólido. Tem como vc me enviar por e-mail a receita passo a passo de como se faz?
    Obrigada e um abraço!

    • Oi Jackeline, obrigada pela visita! Me desculpe, mas o blog não se propõe a ensinar passo a passo o processo de produção dos sabonetes, muito menos individualmente. O processo é o cold process, existem vários sites que fazem esse tutuorial e no youtube também tem vários vídeos que ensinam. Se você for de São Paulo, posso dar algumas aulas. Você pode juntar alguns interessados e formar um grupo para isso. Entre em contato se for o caso.

  7. Muito boa a receita. V.Sª poderia me informar em que fase da preparação o creme de leite e a gema são adicionados? Eles são aquecidos ou são adicionados em temperatura ambiente?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s