soap #9 Camomila

Tinha uma infusão de camomila no azeite que ficou macerando durante mais de cinco semanas. Quando abri o vidro que ficou fechado hermeticamente durante todo esse tempo, senti um cheirinho bem suave e gostoso de camomila. Resolvi que era hora de fazer um sabonete com esse óleo.

Mais uma vez, quis deixar o aroma só da infusão de camomila, sem colocar nenhum óleo essencial, para ver se sobrevive todo o processo de transformação. Se não sobreviver, na receita definitiva, vou adicionar só um pouco de óleo essencial de camomila para reforçar a ação dessa erva muito útil e com muitas qualidades terapêuticas. Ann Berwick, no seu livro “Aromaterapia Holística” diz que na linguagem das flores, ela significa “paciência na adversidade”, que descreve bem a sua ação calmante. São tantas as qualidades que vou até listá-las.

  1. antidepressivo
  2. combate a insônia e a fadiga
  3. age no fígado, estimulando-o e restaurando-o
  4. com a ação no fígado, controla acessos de raiva
  5. age como medicamento digestivo (o chá de camomila é muito popular por isso)
  6. diurético
  7. analgésico
  8. anti-inflamatório
  9. anti-séptico
  10. tratamentos para a pele: combate a rachadura de pele, pele sensível, erupções alérgicas, dermatite e eczema
  11. baixa toxicidade, portanto totalmente seguro até para os bebês (daria para fazer um ótimo sabonete para bebês)

Muito bom né? Vamos usar mais camomila no nosso dia-a-dia! É tão baratinha. Mas é engraçado como a erva desidratada é tão barata e o óleo essencial muito caro. Pode ser que a erva é produzida aqui no Brasil, mas o óleo essencial seja importado. Ou então precisa de uma quantidade enorme de planta para produzir uma determinada quantidade de óleo essencial. De qualquer maneira, o Brasil precisa produzir e comercializar mais óleos essenciais, com tantas variedades de plantas que temos!

Voltando ao sabonete, ele ficou com uma cor linda, um amarelinho bem suave contrastando com os pontinhos marrons da erva. No dia do desenforme e corte, tentei sentir o cheiro para ver se tinha sobrevivido, mas não senti nada 😦  Só que agora, 2 semanas depois, fui pegar um para fotografar e não é que dá pra sentir um pouquinho do cheiro de camomila? Fiquei feliz 🙂  Acho que durante a cura, o sabonete vai secando e o aroma da erva vai concentrando-se dentro daquele bloquinho.

Nessas horas é que eu vejo o grande poder do mundo vegetal. A camomila foi colhida não sei quanto tempo atrás, mas deve ser bastante tempo, pois eu a comprei no supermercado em forma desidratada, depois ela ficou em infusão dentro de um óleo durante cinco semanas, ainda sofreu um processo de saponificação com soda cáustica e agora está há duas semanas dentro de um sabonete em processo de cura, exalando o seu aroma natural. Uma guerreira! Isto significa que a essência dela continua viva mesmo que não tenha mais aquela forma original. Muito legal.

Sobrou um pouquinho do azeite macerado, coloquei dentro de um vidrinho bem bonito que eu tinha guardado de um azeite Laudemio que tinha ganhado do meu pai e estou usando para passar nos cotovelos e calcanhares para amaciar a pele dessas regiões. Está dando certo, o meu calcanhar que estava com uma pele grossa horrorosa de tanto andar descalço dentro de casa, está começando a voltar a ficar macio.

Produção: 08/04/2010

Liberado: 07/05/2010

Receita

  1. azeite de oliva macerado com camomila
  2. óleo de babaçu
  3. manteiga de cacau
  4. água purificada
  5. soda cáustica
  6. camomila desidratada (do que sobrou da infusão)

Esse é um dos poucos sabonetes que fiz sem óleo de palma. Tinha acabado. Ele dá dureza no sabonete e é um ótimo óleo de base. Mas compensei a falta dele com a manteiga de cacau.

Anúncios

6 Respostas para “soap #9 Camomila

  1. Pingback: soap # 10 Alecrim « supasoap

  2. Amei a textura e a cor.
    Ficou divino-divine

  3. Pingback: soap #9 Camomila • versão 2 « supasoap

  4. Você coa a camomila e usa o óleo em que ela ficou mergulhada no sabonete? Ou espreme a camomila depois de coar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s