soap #8 Lavanda da Dea

O oitavo sabonete que criei foi muito especial. A minha amiga Andrea que se mudou da cidade para uma casa com jardim cercada de verde no campo, me deu alguns galhos da lavanda que ela cultiva. São as folhas da lavanda, não as flores, mas tem um cheiro maravilhoso, muito especial. Eu adoro fazer chá com essas folhas. Dessa vez fiz uma infusão no azeite de oliva e deixei macerando durante mais de 20 dias. Fiz a infusão poucas horas depois da colheita, ainda com as folhas bem fresquinhas e aromáticas. Com esse azeite, fiz um sabonete.

Produção: 29/03/2010

Liberado: 27/04/2010

Receita

  1. azeite de oliva macerado com folhas de lavanda
  2. óleo de babaçu
  3. óleo de palma
  4. óleo de abacate
  5. água purificada
  6. soda cáustica

Não adicionei nenhum óleo essencial para ver como fica só com o aroma das folhas frescas de lavanda em infusão. A lavanda é uma planta maravilhosa, muito utilizada na indústria cosmética e também na aromaterapia. A lavanda tranquiliza e acalma, traz bom sono e diz que é o analgésico da aromaterapia, pela sua capacidade de acalmar as dores de cabeça e enxaquecas. Se bem que o óleo essencial de lavanda é feita a partir das flores da planta, suas folhas também devem ter um efeito calmante, porque a sensação que me transmite o seu aroma é esse. Eu particularmente, adoro.

Adicionei um pouco de óleo de abacate, esse óleo luxuoso que contem um elevado teor de vitamina E (anti-oxidante, portanto rejuvenescedor da pele) e que tem um poder emoliente, bactericida e cicatrizante para a pele. Esse é um ótimo óleo para fazer sabonetes para bebês, por ser muito suave. É uma pena que o Brasil não produz óleo de abacate, mesmo com uma abundância dessa fruta que temos. Todos os que encontrei no mercado são importados e caríssimos.

Depois do corte desse sabonete, uma bela surpresa! Ficou com um miolo de outra cor, mais verde, num formato arredondado! Será que a substância das folhas da lavanda ficou concentrada no meio? Achei que ficou tão lindo 🙂 Aquele cheiro incrível da folha sobreviveu o processo de saponificação. Vamos ver agora se vai sobreviver o tempo de cura e durante o uso do sabonete no banho.

Anúncios

15 Respostas para “soap #8 Lavanda da Dea

  1. Esta página do seu blog está com qualidade tão alta que chega a fazer quem a lê apaixonar-se pelo sabonete mesmo antes de experimentá-lo. O texto é muito comunicativo e o uso da língua portuguesa muito acima do que se vê em muitos blogs. As fotos estão também muito bonitas. Além de tudo isso, seu processo de pesquisa para criação de sabonetes diversos e de qualidade é de se admirar. PARABÉNS.

  2. Pingback: soap #9 Camomila « supasoap

  3. Pingback: soap # 10 Alecrim « supasoap

  4. silvia sacramento

    É apaixonante asua descrição dos sabonetes.
    Aliado a descrição perfeita fotos perfeitas.
    Parabéns

  5. Quando devo acrescentar a argila verde???
    Qual truque para se misturar se bem com oleo e soda caustica?????

    • oi Vanessa, você deve acrescentar a argila quando aparecer o “trace”, um traço que aparece na massa que marca o ponto, ou seja, no final, quando a massa já estiver grossa o suficiente para ser colocada no molde. Nesse ponto, o óleo e a soda já fizeram a reação química e estão em outro estado. Você vai conseguir misturar bem a argila na massa com o fouet. Tem que ser um pouco rápido pois assim que você introduz a argila, a massa começa a engrossar mais com muita rapidez. Boa sorte.

  6. Muito obrigada pela informacao,

  7. Posso usar extrato de cravo da india(macerado no oleo de girassol) nesse sabonete de argila verde,pois li sobre ,que e muito bo m para combater micoses etc… nesse caso para combater acne,espinhas….

  8. Fiz esse sabonete hoje,mais tive problemas porque a massa nao queria engrossar,tive bater quase 45 minutos, mais assim mesmo ficou uma massa light,
    o que devo fazer para alcancar o trace mais rapido??????

    • Você fez qual sabonete, o de argila verde ou de lavanda? O azeite é um óleo que faz com que demore a alcançar o trace. Cada mistura de óleo tem um tempo diferente de ponto. Não tem jeito mesmo, precisa ter paciência. Mas alguns ingredientes que você adiciona faz o contrário, como a argila. Ela faz a massa engrossar bem mais rápido, mas não se deve colocar muito no começo, e só depois quando estiver aparecendo o trace.

  9. Pingback: soap #8 Lavanda • versão 2 « supasoap

  10. pode deixar as receitas com as quantidades por ingrediente ?
    Obrigado
    ju

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s