soap #7 Chá Verde

Sabe aquele chá verde que ficou macerando no óleo de semente de uva? Mais de um mês de maceração já está mais do que bom. Fiz um sabonete com esse óleo. Em adição ao chá verde, usei óleos de gergelim e de arroz para fazer um sabonete “wafuu” (和風), como dizemos no Japão para as coisas que tem um estilo tradicionalmente japonês. O óleo de arroz é rico em vitamina E, um anti-oxidante natural. Portanto deve ajudar naquele problema de fácil oxidação de sabonetes com algum ingrediente com crolofila, que mencionei no post da infusão de chá verde.

Produção: 21/03/2010

Liberado: 19/04/2010

Receita

  1. óleo de semente de uva macerado com chá verde orgânico coado
  2. óleo de palma
  3. óleo de babaçu
  4. óleo de gergelim claro
  5. óleo de arroz
  6. água purificada
  7. soda cáustica

Os pontinhos marrons são os micro pedacinhos da folha de chá verde que passaram pelo coador. Será que isso incomoda? A mim não… acho até que fica fofo.

Neste sabonete, eu não usei nenhum óleo essencial. Quero ver se o sutil aroma do chá verde sobrevive no sabonete. O oposto dos brasileiros, os japoneses em geral não gostam muito de coisas que tenham um cheiro muito forte, mesmo que esse cheiro seja bom. Um aroma muito sutil ou até nenhum é mais bem aceito, geralmente. Como quis fazer um sabonete japonês, eu resolvi me conter no aroma. Eu, pessoalmente, não gosto mais de aromas artificiais. Não suporto mais perfumes daqueles de marca. O máximo que eu uso hoje em dia são os perfumes da L’Occitane, que são bem mais sutis e naturais. Mas eu adoro os aromas dos óleos essenciais verdadeiros. Os aromas das ervas, das flores e das frutas cítricas, eu gosto muito. Mas quando se exagera demais mesmo nesses aromas, acho cansativo.

Uma resposta para “soap #7 Chá Verde

  1. Pingback: soap #17 Wa « supasoap

Deixe um comentário

