soap #2

Hoje foi o dia de produção da minha segunda receita de sabonete. É aquele com açaí que comentei nesse post. Então vamos lá. A receita é a seguinte:

Soap #2 (Amazon Mix)

  1. óleo de palma
  2. óleo de babaçu
  3. óleo de castanha-do-pará
  4. manteiga de cacau
  5. soda cáustica
  6. água purificada
  7. açaí em pó
  8. óleo essencial de capim limão
  9. óleo essencial de cravo
  10. óleo essencial de hortelã-pimenta

Dessa vez tem uma novidade muito boa nos equipamentos. Investi num mixer elétrico para diminuir o tempo e o esforço no processo de bater a massa. Comprei o mais baratinho que encontrei, de R$65,00 da Black & Decker, mas não podia ter feito melhor investimento! Funciona super bem e é super rápido para atingir o ponto do trace! Muito bom.

O que foi bem diferente dessa vez da primeira receita, foi também o uso de alguns hard oils, ou seja, óleos mais sólidos como o óleo de babaçu, que mesmo nessa temperatura ambiente atual de verão bem quente permanecia sólido, e a manteiga de cacau. O óleo de palma, por sua vez, começa a solidificar quando a temperatura atinge menos de 25ºC, mas como estava bem mais quente do que isso, encontrei-o em estado líquido. Graças a esses óleos mais sólidos, pretendo atingir um sabonete mais duro e que derrete menos em contato com a água, deixando-o com maior durabilidade.

Eu fiquei muito na dúvida dessa vez sobre a escolha dos óleos essenciais. Da outra vez eu usei só um, o de laranja doce, que é incrível. Dessa vez, eu quis fazer uma mistura. Eu tinha algumas opções para combinar com o açaí e com a ideia do sabonete bem brasileiro. Acabei optando por uma mistura de capim limão, cravo e hortelã-pimenta. Acabei eliminando a minha primeira escolha que era o gengibre, porque o aroma dele era um pouco sem expressão e o cravo já tinha um pouco essa característica. Bom, o uso dos óleos essenciais no sabonete não é apenas para deixar ele cheiroso. É claro que essa função é importante também, mas a principal são os funcionamentos terapêuticos na mente e na alma e também no corpo, principalmente na pele, de cada óleo essencial. Segundo a Bio Essência, meu fornecedor de óleos essenciais,

  • o de capim limão é revigorante e analgésico, atua contra o cansaço, nervoso, ansiedade e depressão e aumenta a concentração e relaxa as crianças agitadas,
  • o de cravo é expectorante, fungicida, antiséptico, analgésico, digestivo, afrodisíaco e atua contra o reumatismo e micose,
  • e o de hortelã pimenta é expectorante e refrescante, estimula o cérebro e clareia o pensamento. Alivia a febre, dor de cabeça ou náusea, além de ser depurativo e tônico digestivo.

Achei que a mistura dos três óleos essenciais resultou num aroma bem específico, vamos dizer, bem diferente. Eu gostei. Fiquei sentindo, sentindo e fui gostando cada vez mais. Não é aquele cheiro incrivelmente perfumado como os frutados ou florais, mas é gostoso, ao mesmo tempo que é refrescante, parece que acalma a mente. Fui em frente com essa mistura. Achei que combina com o açaí e suas ações terapêuticas são bem interessantes para um sabonete.

Não sei se foi por causa do mixer elétrico ou os hard oils, mas a massa no final ficou bem grossa, bem mais do que a primeira que fiz. Não sei ainda se isso é favorável ou o contrário, vou saber no final quando ficar pronto, daqui a 4 semanas. Até lá não dá pra saber, mas o que aconteceu é que na hora de derramar a massa na forma, era como um pudim, no lugar do caramelo bem liso e escorrido da primeira receita, então foi difícil de deixar a superfície uniforme. Não vai ficar tão retinho em cima, mas até aí, tudo bem, dá pra cortar depois ou fica até mais fofo deixar assim. Vamos ver como fica amanhã, quando eu for tirar da forma para fazer o corte.

Então é isso. Agora enquanto esse ficar no quentinho e no escuro até amanhã, vou pensar na próxima receita! Já tenho algo em mente, que é com erva doce e aloe vera 🙂

7 Respostas para “soap #2

  1. OLa!
    Estou adorando esse site, tambem estou começando a fazer sabonetes ja li varios sites, tenho varias receitas, estou começando a testa-las, ja fiz um com azeite, ficou bom demorou bastante ate curar totalmente, porque foi so com azeite.
    Sou de Volta Redonda (RJ)quero , se for possivel ,voce me informar onde posso comprar oleo de coco ou a gordura de coco ai em SP, onde voce compra seus oleos, manteiga de cacau, aqui e mais dificil de achar.
    Sobre o po branco que fica sobre o sabao e a soda caustica que vai saindo e so remover com uma faca(raspando), eu tinha lido num site do Canada.
    Obrigada e aguardo sua resposta.
    Nadja

  2. A receita parece incrível!!!!
    O primeiro já te adianto que adorei!!!!!
    bjs!!!!!!!

  3. Pingback: soap #2 Amazon Mix BIO • versão 3 | supasoap

  4. Oi!! to amando ler seu site! Apesar de nao ter tido coragem de por a mao na massa ainda. Acho lindo ficar vendo os modelos nos sites. Mas tenho medo de explodir algo por causa do NAOH.. hehe
    To pesquisando muito sobre quimica e tudo mais.
    Moro nos Estados Unidos e qria fazer sabonetes de hobby da minha vida louca que tenho.. onde posso achar as proporcoes a usar de NAOH/agua e manteigas, como faco? igual falei, nao qru minha cozinha voando!!
    bjs!

    • Não precisa ter medo, é só ir com calma, vestir luvas, protetor para os olhos e avental, fazer o cálculo certo do NaOH e o mais importante: sempre colocar o NaOH na água e não o contrário. E bem devagar. Nunca faça movimentos bruscos e proteja toda a superfície da sua mesa de trabalho. As proporções, vc encontra nos livros sobre cold process ou em alguns sites também tem, dá um google.
      Boa sorte!

Deixe um comentário

