Desenformando o meu primeiro sabonete

Pronto! Despois de muita ansiedade, as 24 horas se passaram para poder desenformar o meu primeiro bebê, que ficou enrolado numa toalha no escuro, bem quentinho. Muita emoção!

Parece um caramelo gigante! Bom, o formato não ficou muito retinho, acho que por causa da caixinha de leite que estava deformada e também, a massa ainda estava um pouco mole e afundou um pouquinho em algumas partes com os meus dedos na hora de desenformar. Mas depois que cortei no formato final, acho que não ficou tão ruim! Ficou fofo! Gostei da cor e da textura das faces do corte. O cheiro do óleo essencial que eu achei que tinha sumido se manifestou, mesmo que bem de leve. Que bom. Mas acho que precisa mesmo ser duas colheres de chá e não uma.

Cortei os sabonetes numa espessura de 2.5 cm, o que resultou em oito (na verdade, sete e meio…) pedaços de uns 95g cada.

Tentei marcar os sabonetes com um carimbo, mas não deu muito certo 😦  A massa ainda estava muito macia e talvez o relevo do carimbo precise ser mais alto, não sei…

Bom, agora é que começa realmente a maturação, de 4 semanas. Acondicionei os sabonetes numa caixa de papelão forrada de papel manteiga, coloquei uma folha com a data de hoje e fechei a caixa. Deixei por enquanto no banheiro de visitas, mas na verdade, não sei muito bem onde colocar, precisa ser um lugar escuro e bem ventilado. Escuro, para o óleo não oxidar. Bem ventilado, porque mesmo bem lentamente, ele ainda está fazendo o processo de saponificação e nesse processo, o sabonete “transpira”, soltando umas gotículas de água. É assim que ele vai perdendo líquido para ficar um sabonete mais duro.

Não vejo a hora de poder experimentar o meu primeiro bebê! Mas 4 semanas são 4 semanas, melhor fingir que ele não existe e pensar no próximo.

2 Respostas para “Desenformando o meu primeiro sabonete

  1. Achei vc e suas explicações ótimas, gosto de pessoas que não desistem nunca,e sempre vão tentando prá vêr o que acontece,parabéns.
    E entrei no seu site procurando molde de cravo, mas foi ótimo ter lhe conhecido.
    Desejo muito sucesso á vc e seus sabonetes que devem ser ótimos, e valorize sempre o que faz e vc mesma,bjins.

Deixe um comentário

