soap #7 Chá Verde • 5

Faz muuuuito tempo que eu não escrevo um post sobre produção de sabonete! O último foi este sobre o sabonete Erva-doce, que escrevi no dia 28 de outubro do ano passado! E ainda por cima era sobre um sabonete que tinha feito em junho. Assim não dá né? :D Vou tirar o meu atraso, mas agora vou privilegiar o fator “tempo real” e postar a produção do dia ou pelo menos da semana. Ficarão várias produções sem registro, mas tudo bem. Quem sabe eu posto ainda sobre eles aos poucos.

Então, hoje é sobre o sabonete que desenformei ontem, o Chá Verde. Este é o quinto lote que faço dele. Ele é bicolor e feito em duas camadas. A base é uma massa feita com uma infusão de chá verde no azeite de oliva que ficou em maceração durante meses e óleos de palma e de palmiste. Para a segunda camada, foi acrescentado o óleo de abacate para dar uma cor verde mais escura.

todos os óleos da primeira camada devidamente derretidos e na temperatura certa para receber a lixívia

o óleo de abacate extravirgem

A fragrância desse sabonete foi criada com uma sinergia de óleos essenciais de limão siciliano, eucalipto globulus e ho wood. Mudei um pouco em relação à última versão, que privilegiava o gengibre. Mas como ele é bastante aquecedor e ainda estamos numa estação meio quente, decidi trocar.

sinergia de óleos essenciais de limão siciliano, eucalipto globulus e ho wood

A massa da primeira camada saponificada

Depois de saponificar a massa base e acrescentar os óleos essenciais, eu coloquei metade (mais ou menos) da quantidade dela nos moldes, que foram colocados dentro da caixa de isopor para manter a temperatura e endurecer.

Mais uma vantagem desse molde de acrílico; vem com um medidor. Ótimo para fazer sabonetes em camadas.

Precisa esperar um tempo para a primeira camada dar uma endurecida antes de jogar a segunda camada por cima, se não, as camadas se misturam, o que as vezes dá um efeito bonito também, com linhas curvas. Mas aqui nesse caso, eu optei pela linha reta.

Enquanto eu espero, preparo a segunda camada. É só fazer um super fat (óleo acrescido no final do processo) com o óleo de abacate, que tem uma cor verde escura linda. Além de dar cor, isso dará um fator extra hidratação ao sabonete.

o óleo de abacate acrescido na massa base

Fica assim, com essa cor e aspecto de vitamina de abacate com leite :)

a massa da segunda camada devidamente misturada

Quando me certifiquei de que a primeira camada já estava dura o suficiente, joguei a massa “vitamina de abacate” por cima.

et voilà, as duas camadas no molde, com a linha divisória bem retinha!

Agora esses moldes ficam 36 horas dentro da caixa de isopor, no escuro e quentinho, para endurecer mais e completar o processo de saponificação.

o bloco desenformado, 36 horas depois

o bloco recebe o corte em barras, que agora ficam durante 4 semanas em maturação antes de serem embaladas.

Dá trabalho, mas quando vejo o resultado, fico feliz em ter feito!

Para que corante artificial? Essas lindas cores eu consegui utilizando as próprias cores naturais do óleo de abacate e do chá verde que tingiu levemente o azeite. As cores que a natureza fornece são muito mais bonitas e suaves para os olhos, não acham?

E assim dá para fazer sabonetes em várias camadas, para quem tem paciência. Para mim, o máximo que fiz até hoje foram duas. Quem sabe um dia encaro o desafio de fazer um sabonete multicamadas?

As vezes os blocos ficam com cantos muito pontudos e eu dou uma raspada para dar uma suavizada nas arestas. Mas não tenho coragem de jogar nada fora! Até os fiapinhos de sabão que saem dessas raspadas, eu junto tudo e faço uma bolinha! E assim tenho um mini sabonete de chá verde pra eu usar no lavabo :)

bolinha feita com a sobra

11 Respostas para “soap #7 Chá Verde • 5

  1. Estava com saudade dessas postagens.Foi assim que conheci a loja e os melhores sabonetes do país.

  2. Fiz minha primeira compra e não veja a hora de experimentar essas maravilhas. Karina

  3. Ola Sachi.
    Parabéns pelo site ! Tudo maravilhoso !
    Mas, fiquei curiosa. Comecei a fazer sabonetes artesanais recentemente, e uso a glicerina. Pelo que eu li no seu site, vc não usa glicerina ( e está totalmente certa, pois, não sabemos realmente se é glicerina), mas, vc usa o que ? Vc fica em São Paulo ? Onde ?
    Abraços

    • Olá jufmoura, eu faço o sabonete do zero, ou seja, misturo óleo graxo (ácidos graxos) com o agente alcalino para ocorrer a saponificação, pela reação química do ácido com o alcalino. Para o óleo graxo, uso uma mistura de óleos vegetais. Para o agente alcalino, uma lixívia composta de hidróxido de sódio e água.
      Fico em São Paulo na região central.

  4. Olá! Meu nome é Sandra e estou começando nesse negócio de sabonetes agora e seu blog é o máximo! Gostaria de tirar uma dúvida: a soda cáustica usada nas preparações pode ser a líquida? E se for a líquida mesmo assim tenho que misturá-la à água? Agora a soda cáustica a 99% é a mesma que usavam para desentupir banheiros? Outra pergunta: você poderia me indicar marcas de sodas de boa qualidade e onde posso encontrar moro em São Paulo capital. Obrigada

    • Olá Sandra!
      Sinceramente, não sei te responder sobre a soda líquida, pois nunca usei e não sei como é a diluição desse produto. Também não sei dizer se a soda para desintupir banheiros é 99%.
      Uma boa marca de soda em flocos é a Sol, mas só sei de um distribuidor que vende no atacado, vc terá que comprar 1 caixa com 12 potes de 1 kg cada. O preço do kg é R$10,50 (pode ter mudado um pouco, mas é nessa faixa). Vc pode procurar a Buriti Comercial e falar com o Celso Sant’Anna (11) 5058-1592. Lá, não é uma loja e sim uma distribuidora, vc terá que ligar, marcar um horário e ir buscar.

      • Sandra Tavares

        Obrigada pela ajuda me será muito útil! Gostaria de aproveitar e te perguntar se você sabe se quando a soda é a 70% se pode utilizar para sabonetes com esta concentração ou só a 99%?

  5. Olá, novamente! Sou eu a Sandra. Gostaria de saber se você dá cursos de sabonetes caseiros? E se sim gostaria de fazer e saber o preço e o endereço, pois para mim é ótimo moro em São Paulo e estou estudando tudo que acho pela internet sobre sabonetes caseiros. Obrigada

  6. sabonete seu parece doce

Deixe uma resposta

