soap #7 Chá Verde • 5

Faz muuuuito tempo que eu não escrevo um post sobre produção de sabonete! O último foi este sobre o sabonete Erva-doce, que escrevi no dia 28 de outubro do ano passado! E ainda por cima era sobre um sabonete que tinha feito em junho. Assim não dá né? :D Vou tirar o meu atraso, mas agora vou privilegiar o fator “tempo real” e postar a produção do dia ou pelo menos da semana. Ficarão várias produções sem registro, mas tudo bem. Quem sabe eu posto ainda sobre eles aos poucos.

Então, hoje é sobre o sabonete que desenformei ontem, o Chá Verde. Este é o quinto lote que faço dele. Ele é bicolor e feito em duas camadas. A base é uma massa feita com uma infusão de chá verde no azeite de oliva que ficou em maceração durante meses e óleos de palma e de palmiste. Para a segunda camada, foi acrescentado o óleo de abacate para dar uma cor verde mais escura.

todos os óleos da primeira camada devidamente derretidos e na temperatura certa para receber a lixívia

o óleo de abacate extravirgem

A fragrância desse sabonete foi criada com uma sinergia de óleos essenciais de limão siciliano, eucalipto globulus e ho wood. Mudei um pouco em relação à última versão, que privilegiava o gengibre. Mas como ele é bastante aquecedor e ainda estamos numa estação meio quente, decidi trocar.

sinergia de óleos essenciais de limão siciliano, eucalipto globulus e ho wood

A massa da primeira camada saponificada

Depois de saponificar a massa base e acrescentar os óleos essenciais, eu coloquei metade (mais ou menos) da quantidade dela nos moldes, que foram colocados dentro da caixa de isopor para manter a temperatura e endurecer.

Mais uma vantagem desse molde de acrílico; vem com um medidor. Ótimo para fazer sabonetes em camadas.

Precisa esperar um tempo para a primeira camada dar uma endurecida antes de jogar a segunda camada por cima, se não, as camadas se misturam, o que as vezes dá um efeito bonito também, com linhas curvas. Mas aqui nesse caso, eu optei pela linha reta.

Enquanto eu espero, preparo a segunda camada. É só fazer um super fat (óleo acrescido no final do processo) com o óleo de abacate, que tem uma cor verde escura linda. Além de dar cor, isso dará um fator extra hidratação ao sabonete.

o óleo de abacate acrescido na massa base

Fica assim, com essa cor e aspecto de vitamina de abacate com leite :)

a massa da segunda camada devidamente misturada

Quando me certifiquei de que a primeira camada já estava dura o suficiente, joguei a massa “vitamina de abacate” por cima.

et voilà, as duas camadas no molde, com a linha divisória bem retinha!

Agora esses moldes ficam 36 horas dentro da caixa de isopor, no escuro e quentinho, para endurecer mais e completar o processo de saponificação.

o bloco desenformado, 36 horas depois

o bloco recebe o corte em barras, que agora ficam durante 4 semanas em maturação antes de serem embaladas.

Dá trabalho, mas quando vejo o resultado, fico feliz em ter feito!

Para que corante artificial? Essas lindas cores eu consegui utilizando as próprias cores naturais do óleo de abacate e do chá verde que tingiu levemente o azeite. As cores que a natureza fornece são muito mais bonitas e suaves para os olhos, não acham?

E assim dá para fazer sabonetes em várias camadas, para quem tem paciência. Para mim, o máximo que fiz até hoje foram duas. Quem sabe um dia encaro o desafio de fazer um sabonete multicamadas?

As vezes os blocos ficam com cantos muito pontudos e eu dou uma raspada para dar uma suavizada nas arestas. Mas não tenho coragem de jogar nada fora! Até os fiapinhos de sabão que saem dessas raspadas, eu junto tudo e faço uma bolinha! E assim tenho um mini sabonete de chá verde pra eu usar no lavabo :)

bolinha feita com a sobra

About these ads

11 Respostas para “soap #7 Chá Verde • 5

  1. Estava com saudade dessas postagens.Foi assim que conheci a loja e os melhores sabonetes do país.

  2. Fiz minha primeira compra e não veja a hora de experimentar essas maravilhas. Karina

  3. Ola Sachi.
    Parabéns pelo site ! Tudo maravilhoso !
    Mas, fiquei curiosa. Comecei a fazer sabonetes artesanais recentemente, e uso a glicerina. Pelo que eu li no seu site, vc não usa glicerina ( e está totalmente certa, pois, não sabemos realmente se é glicerina), mas, vc usa o que ? Vc fica em São Paulo ? Onde ?
    Abraços

    • Olá jufmoura, eu faço o sabonete do zero, ou seja, misturo óleo graxo (ácidos graxos) com o agente alcalino para ocorrer a saponificação, pela reação química do ácido com o alcalino. Para o óleo graxo, uso uma mistura de óleos vegetais. Para o agente alcalino, uma lixívia composta de hidróxido de sódio e água.
      Fico em São Paulo na região central.

  4. Olá! Meu nome é Sandra e estou começando nesse negócio de sabonetes agora e seu blog é o máximo! Gostaria de tirar uma dúvida: a soda cáustica usada nas preparações pode ser a líquida? E se for a líquida mesmo assim tenho que misturá-la à água? Agora a soda cáustica a 99% é a mesma que usavam para desentupir banheiros? Outra pergunta: você poderia me indicar marcas de sodas de boa qualidade e onde posso encontrar moro em São Paulo capital. Obrigada

    • Olá Sandra!
      Sinceramente, não sei te responder sobre a soda líquida, pois nunca usei e não sei como é a diluição desse produto. Também não sei dizer se a soda para desintupir banheiros é 99%.
      Uma boa marca de soda em flocos é a Sol, mas só sei de um distribuidor que vende no atacado, vc terá que comprar 1 caixa com 12 potes de 1 kg cada. O preço do kg é R$10,50 (pode ter mudado um pouco, mas é nessa faixa). Vc pode procurar a Buriti Comercial e falar com o Celso Sant’Anna (11) 5058-1592. Lá, não é uma loja e sim uma distribuidora, vc terá que ligar, marcar um horário e ir buscar.

      • Sandra Tavares

        Obrigada pela ajuda me será muito útil! Gostaria de aproveitar e te perguntar se você sabe se quando a soda é a 70% se pode utilizar para sabonetes com esta concentração ou só a 99%?

  5. Olá, novamente! Sou eu a Sandra. Gostaria de saber se você dá cursos de sabonetes caseiros? E se sim gostaria de fazer e saber o preço e o endereço, pois para mim é ótimo moro em São Paulo e estou estudando tudo que acho pela internet sobre sabonetes caseiros. Obrigada

  6. sabonete seu parece doce

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s